Suas palavras podem ser um poderoso aliado ou seu pior inimigo. Tudo depende de como você as usa. Então, com que frequência você pensa profundamente sobre o que vai dizer antes de falar?
Dominar a arte da comunicação não é fácil. Se você não for cuidadoso, suas palavras podem minar sua eficácia e autoridade.
Para qualquer equipe, é essencial que você seja capaz de se comunicar de forma eficaz. Garante que os colaboradores sejam tão produtivos quanto possível e que todos tenham todas as informações necessárias para desempenhar seu papel.
No entanto, muitas pessoas usam certas frases sem realmente pensar sobre o que elas significam. Quer se trate de um jargão popular ou de palavras que não dizem nada de significativo.
Aqui estão algumas frases que você deve tentar remover do seu vocabulário de trabalho. Se você encontrar essas frases saindo de você como líder, talvez seja hora de dar um passo para trás e examinar suas motivações.
“Você tem sorte de ter um emprego.”
Dependendo do momento em que a economia encontra, isso certamente pode ser verdade, mas é uma ameaça vazia.
Por mais que o colaborador tenha sorte de ter um emprego, você também é um sortudo líder em ter um candidato qualificado preenchendo o cargo.
Converse com o colaborador se as coisas não estiverem dando certo, mas ameaças mesquinhas como essa não são úteis para ninguém.
“Isso funciona; não é para ser divertido.”
O equívoco aqui é que todo o trabalho duro tem que ser penoso. As pessoas podem desfrutar e ser apaixonadas por todo tipo de trabalho.
Em vez de rejeitar este tipo de reclamação, tente ver qual pode ser a causa raiz. As pessoas não estão se sentindo motivadas? Eles não sentem a importância de seu trabalho? Como você pode incentivar a paixão e o orgulho em qualquer trabalho difícil?
“Você não é pago para pensar.”
Você não deve impedir as pessoas de pensar e inovar. Mesmo as pessoas que ocupam cargos mais pequenos podem ter ideias para melhorar o processo. É importante ouvir e respeitar todos na empresa, desde o CEO até o zelador.
“Eu não faço as regras.”
Novamente, embora isso possa ser verdade, essa declaração enfraquece sua autoridade e faz você parecer apenas um fantoche da alta administração.
Existem diferentes maneiras de responder a uma reclamação sobre a política da empresa. Você pode orientar o colaborador sobre como encaminhar a reclamação para a pessoa que possui autoridade e competência para analisar e realizar ou não a mudança ou você mesmo pode encaminhá-la.
“Seu trabalho é o que eu digo que é.”
O correto seria “Esta é a sua nova prioridade.” Desconsiderar as prioridades de um colaborador para lidar simplesmente com a sua prioridade é desrespeitoso e transmite uma impressão de que você tem dificuldades em gerenciar projetos.
Em vez de apenas redistribuir tarefas às pessoas, explique por que você precisa delas para mudar de direção e como ficará a situação dos projetos em que estavam trabalhando.
“É assim que é feito.”
Ao dizer isso, você está encerrando discussões potencialmente valiosas com sua equipe. Se você não tem tempo naquele exato momento para conversar com sua equipe detalhadamente sobre as preocupações que estão levantando, programe um encaixe o mais breve possível em sua agenda.
Toda empresa de sucesso precisa inovar e os colaboradores são as melhores fontes para recomendar novas estratégias de trabalho.
Ao cortá-los, você não está apenas limitando o potencial do indivíduo para moldar o futuro, mas também está impedindo a empresa de inovar.
Esta é uma frase utilizada por quem não gosta ou tem receio de mudanças. Mas só porque você fez algo da mesma forma durante anos, não significa que não há uma maneira melhor. Examine suas próprias hesitações junto com a validade de uma proposta.
“Vou levar isso em consideração.”
Traduzindo: “Eu realmente não me importo com o que você pensa, e vou continuar fazendo o que estou fazendo, como se você nunca tivesse expressado uma opinião.”
Por que não tentar realmente ouvir? Você pode facilmente dizer algo do tipo: “Obrigado; você me deu algo para pensar.
“Recebi uma denúncia anônima …”
Reclamações anônimas são a faísca que pode acender uma conflagração de política e ressentimento dentro das organizações.
Ao informar que a denúncia foi anônima, você está sinalizando para seus colaboradores que quer descobrir quem fez a reclamação. Se ela foi feita anonimamente, talvez haja um bom motivo.
Evite mencionar que alguém fez uma reclamação, se possível, e assuma a responsabilidade para si mesmo dizendo algo como “percebi” ou “chegou ao meu conhecimento”, para evitar criar um bode expiatório.
“Apenas descubra.”
Esse tipo de liderança é indelicado e preguiçoso. Se realmente é algo que um colaborador deve fazer por conta própria, você pode apontar os recursos que ele tem a sua disposição ou um treinamento que ele pode realizar.
“Parece um problema pessoal.”
Problemas pessoais se tornam problemas de trabalho quando começam a afetar o desempenho de um colaborador.
Se alguém está chegando atrasado ou faltando trabalho por causa de um problema em casa, esse problema se tornou seu problema.
Um bom líder ajudará os colaboradores a pensar em soluções, em vez de apenas devolver a questão para eles e esperar que eles gerenciem por si próprios.
“Vou tentar.”
Embora suas intenções possam ser boas, tudo o que você está fazendo ao dizer essa frase é minando seu papel como líder, e colocando em risco a confiança que sua equipe tem em você.
Claro, você não quer prometer algo que não tem certeza de que pode fazer, mas frases como “deixe comigo” podem ser muito mais eficazes.
Se você está preocupado com as restrições de tempo, explique que sua agenda está lotada, mas você encontrará algum momento para examinar a questão.
Dar-lhes uma informação realista para quando eles podem procurá-lo novamente ajudará a garantir que você siga suas boas intenções e mantenha os colaboradores informados.
“Eu não sou pago para isso.”
Quer seja uma observação leve ou não, isso desvaloriza todos com quem você está interagindo. Uma parte fundamental do gerenciamento de uma equipe é garantir que cada colaborador se sinta apreciado e capaz de chegar até você com qualquer problema que tenha.
Mesmo que você não seja oficialmente responsável por abordar a causa raiz de um problema levantado por eles, é seu trabalho dar suporte ao seu time o máximo possível.