5 perguntas não-tradicionais para fazer no recrutamento

Você já contratou um profissional e pouco tempo depois viu que ele estava muito aquém das necessidades da empresa, pois apresentava um baixo desempenho no trabalho, sendo o completo oposto do que você esperava ?

Essa situação é bastante comum, pois há candidatos que dominam o processo de entrevista, sempre dando, com perfeição, respostas bem ensaiadas e relacionadas com o trabalho oferecido pela empresa.

Mas, não há nenhuma indicação do que eles realmente serão capazes de fazer, caso sejam recrutados para o trabalho.

Mesmo que alguns candidatos sejam capazes de ser brilhantes na primeira impressão, a contratação dos gestores deve ser voltada para descobrir algumas das qualidades que serão essenciais para o cargo ofertado, como habilidades interpessoais, estilo de gestão, honestidade e integridade, bem como a capacidade para trabalhar em equipe.

Então, como é possível aprender mais com os candidatos durante as entrevistas?

Para a entrevista ser um sucesso, é preciso que haja uma mistura entre perguntas tradicionais e não tradicionais para que o recrutados tenha uma melhor percepção das habilidade, atitudes e personalidades dos candidatos.

Confira 5 perguntas não tradicionais que são muito úteis durante o processo de entrevista:

Pergunta 1: Quais são as primeiras três coisas que você faz quando chega ao trabalho?

A resposta do candidato à esta questão vai dar a recrutador uma imagem de como o profissional se organiza e como é sua ética e postura de trabalho.

Enquanto todo mundo lida com a jornada de trabalho de forma diferente, você está procurando uma indicação de que o profissional escolhido possa completar as tarefas exigidas pelo cargo de forma oportuna e eficiente.

Inadvertidamente, esta é também uma boa oportunidade para aprender mais sobre seus conhecimentos e competências relacionadas ao trabalho.

Pergunta 2: Se você pudesse ter qualquer superpoder, o que seria?

Embora não esteja relacionada diretamente com o trabalho, esta é uma pergunta que lhe dará a oportunidade de captar coisas acerca da personalidade do candidato. Essas informações não poderiam ser conseguidas a partir de uma entrevista tradicional.

Um bom candidato irá levar a sério todas as perguntas que você fizer, buscando lhe responder com todo seu empenho e capacidade.

Você está em busca de alguém que se seja fácil de trabalhar, não é mesmo? Assim, um candidato que se opor ou der de ombros para uma pergunta que parece não ter relação com o trabalho, pode ser um sinal de uma personalidade difícil de se trabalhar.

Pergunta 3: Como você definiria sucesso?

Contratar alguém é um investimento que a empresa faz. Assim, esta questão irá lhe dar uma ideia mais ampla de em quem você deve investir.

Metas e aspirações são qualidades importantes para um candidato. Alguém que notoriamente não possui interesse de crescimento e metas alinhadas de evolução, pode estar em busca apenas de um emprego, ou seja, um meio de ganhar dinheiro, e não necessariamente em uma carreira.

Procure alguém que tenha uma noção clara de onde queira chegar com seu trabalho. No entanto, tenha em mente que há profissionais que amam a organização em que trabalham, por isso, eles podem não ter uma compreensão clara de onde vão estar em cinco anos.

Se em sua resposta o candidato mostrar paixão e interesse em aprender novos aspectos de trabalho, certamente este é um fator que deve ser considerado como positivo.

Pergunta 4: Como você descreveria sua personalidade?

Você pode complementar esta pergunta com: “Quais seus pontos fortes e fracos?”

Esta é uma outra maneira de fazer com que os candidatos falem sobre suas habilidades, além de poder aprender um pouco mais sobre a personalidade deles.

Com essa resposta, você irá saber se eles estão confiantes. Por isso, quanto mais você souber sobre a personalidade dos candidatos, mais facilmente você vai poder escolher aquele que melhor irá se adaptar e se ajustar dentro da equipe de trabalho.

Pergunta 5: Que tipo de pessoas te incomodam?

Trabalhar bem com os outros e ser parte de uma equipe é extremamente importante em todas as organizações.

Esta questão vai dar dicas sobre quão bem o candidato poderá se encaixar no time já formado de sua empresa.

Os candidatos que mencionam várias características que os incomodam, bem como aqueles que dizem que nada os incomoda devem ser os tipos que você deve observar e ficar em alerta. A sinceridade é muito importante e nesta pergunta, você pode avaliar se o candidato está realmente sendo honesto ou apenas quer conseguir a vaga.

Não tenha medo de ser criativo com suas perguntas. O objetivo não é sabatinar seus candidatos, mas sim ter uma noção mais aprofundada de quem eles são e se eles seriam uma boa contratação para a empresa.