A maioria dos colaboradores faz o melhor possível e realmente deseja ter sucesso no local de trabalho. Infelizmente, as coisas nem sempre correm de acordo com o planejado. E se você cometer um erro? O que você deveria fazer? Como você deve reagir?
O importante é lembrar que a sua resposta a qualquer erro no local de trabalho é mais do que o controle de danos, embora isso seja certamente muito importante.
Como você se recupera de um erro diz muito sobre você. No entanto, é igualmente importante implementar estratégias de prevenção para detectar pequenos erros antes que se tornem grandes erros.
Aqui estão cinco cenários comuns e suas soluções. Você provavelmente pode se identificar com alguns ou todos eles:
Cenário 1: Um prazo final está se aproximando e você não vai cumprir
É final de tarde, você deveria entregar uma tarefa, mas percebe que ainda irá precisar de pelo menos dois dias para finalizá-la. Além disso, recebeu outra atividade com prazo para o dia seguinte.
Para minimizar o conflito pessoal e suavizar problemas com sua liderança:
- Aceite a responsabilidade. Reconheça a má gestão do seu tempo e esteja preparado para o recebimento de tarefas adicionais imprevistas;
- Admita e analise a situação. Quanto tempo depois do prazo você precisa? Quais etapas do cronograma serão necessárias para concluir o projeto?
- Notifique seu líder imediatamente. Seja honesto em sua justificativa. Evite colocar a responsabilidade em outra pessoa;
- Imediatamente e sinceramente peça desculpas;
- Indique soluções potenciais e peça autorização antes de implementá-las;
- Quando o projeto estiver concluído, pense em maneiras de evitar isso no futuro. Agende tarefas no seu calendário e realize checagens semanais.
Cenário 2: Você está tendo problemas com um colega de trabalho
Se você está lidando com alguém que costuma falar o tempo inteiro, um colega intrometido ou uma personalidade desafiadora, trabalhar com pessoas difíceis é estressante.
No entanto, criar uma atmosfera de equipe amigável gera uma experiência melhor para todos. Além disso, ser capaz de abordar e superar os conflitos interpessoais é uma habilidade fundamental para o seu currículo.
Algumas dicas:
- Permaneça profissional e mantenha suas emoções sob controle;
- Não envolva outros colegas de trabalho para o assunto ou peça a outros para tomar partido. Em vez disso, procure e discuta possíveis soluções com seu cônjuge, mentor ou amigo de confiança;
- Conheça melhor seu colega e tente entender as razões que o levam a agir de tal forma;
- Converse com ele de maneira educada e diga-lhe como você está se sentindo;
- Se surgirem problemas significativos no local de trabalho, encaminhe-os imediatamente para a sua liderança ou procure o setor de RH.
Cenário 3: Você comete um erro honesto
Você acabou de concluir um relatório para a equipe que inclui vários pontos de dados extraídos de uma análise interna.
Para sua surpresa, um colega lhe avisa que uma porcentagem chave está invertida. O relatório foi enviado para toda a equipe, incluindo a alta gerência. O que fazer?
Tenha em mente estas dicas:
- Profissionais de negócios cometem erros. Pode ser embaraçoso admitir a verdade, mas o confronto demonstra sua maturidade e ajuda a longo prazo;
- Aceite a responsabilidade. Não esconda seu erro. Não culpe os outros pelo seu erro;
- Peça desculpas e aprenda com isso;
- No futuro, revise seu trabalho quantas vezes for necessário para evitar que aconteça novamente;
- Siga em frente e continue fazendo um bom trabalho para construir confiança com seus colegas e sua liderança.
Cenário 4: Seu líder, com quem você se identificava, está saindo da empresa
O líder que sempre elogiou você a seus superiores e sempre lhe deu apoio está saindo, e você está preocupado que seu substituto não compartilhe sua visão ou que simplesmente não será tão agradável de trabalharem juntos. O que fazer?
- Fique calmo. Seu novo líder pode ser tão bom quanto o anterior, ou melhor ainda. Pode acontecer que você não goste de trabalhar com ele, mas você não tem como saber até conhecê-lo;
- Embora não haja nada de errado em ficar atento, espere e deixe as coisas acontecerem antes de pensar de forma negativa ou mais drástica como um pedido de demissão;
- Participe e ajude a manter seu departamento funcionando sem problemas, o que pode posicioná-lo bem em sua organização e afirmar sua reputação;
- Tente agir como um recurso útil para o novo líder quando ele começar e não julgue seu estilo e competência até que tenha uma chance de se estabelecer. Afinal, poucos de nós gostariam de ser julgados permanentemente com base em nossas primeiras semanas em um trabalho.
Cenário 5: Você realiza um trabalho diferente daquele para o qual você foi contratado
Por exemplo, você foi contratado para liderar o setor de vendas, mas acabou gerenciando planilhas. Ou o seu trabalho de diretor de marketing acaba sendo pouco mais do que fazer ligações para prospects. Pode não ter sido de forma deliberada, mas o trabalho com certeza não é o que lhe foi dito na entrevista. Como agir?
- Comece falando com sua liderança. Diga algo como: “Quando fui contratado para esse trabalho, falamos sobre ser principalmente contato com o cliente, com alguns deveres administrativos. Mas já se passaram quatro meses, o trabalho tem sido cerca de 90% administrativo sem muita interação. Podemos falar sobre o que mudou e se há uma maneira de reformular meu trabalho para parecer mais com o que combinamos inicialmente? ”
- Certifique-se de que seu tom é calmo e colaborativo, não frustrado ou irritado. Você obterá melhores resultados se deixar claro que está no modo de solução de problemas, não no modo de reclamação.
- Você pode ouvir que o trabalho simplesmente mudou e não há nada que possa ser feito, mas você também pode incentivar sua liderança a perceber que precisa ajustar seu trabalho. De qualquer forma, você deixará essa conversa com uma ideia melhor do que esperar desse trabalho no futuro e poderá tomar decisões de acordo.
Os contratempos no local de trabalho podem ser totalmente embaraçosos, mas não precisam destruir sua carreira.
Em vez disso, eles podem ser oportunidades para construir caráter e resiliência. Encare os erros como oportunidades de aprendizado e exercícios de desenvolvimento de habilidades para o seu crescimento profissional.
E quando um colega cometer um erro, apoie-o no processo de recuperação também.