Para você ter a real noção do clima da sua empresa será necessário escolher corretamente o modelo de pesquisa de clima organizacional, que lhe dará um retrato fiel ao analisar os resultados.
Acredite, para as empresas que contratam uma pesquisa de clima organizacional, sua resposta importa, e muito, para o sucesso da organização.
Essa pesquisa, que faz parte da carta de serviços de uma consultoria em RH, é uma importante ferramenta geradora de dados concretos sobre o status de satisfação dos funcionários e a forma como ele determina os rumos da empresa perante o mercado.
A partir de resultados tabulados, os gestores passam a ter mais fundamentos para tomar decisões em benefício da empresa e, claro, do seu quadro de funcionários.
Mas o que perguntar? Que modelo de pesquisa de clima organizacional a empresa deve usar? O questionário varia muito de acordo com a cultura organizacional e a natureza do negócio, mas algumas perguntas são básicas, como você verá a seguir.
Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional
Está na dúvida sobre o que perguntar no questionário da pesquisa de clima organizacional? Vamos te apresentar vários temas.
Espaço físico da empresa
- É confortável? Os móveis são ergonômicos?
- É bem iluminado? Arejado?
- Ele prejudica o desempenho? Por quê?
Benefícios e remuneração
- Seu salário é condizente com seu trabalho? Por quê?
- Que outros benefícios você gostaria de receber?
Seu trabalho
- Ele é importante para a empresa atingir seus objetivos?
- Ele é motivo para você e sua família se sentirem seguros?
- Você recebe as informações de que precisa para fazer seu trabalho?
- Você sente orgulho e conta a pessoas queridas que trabalha nesta empresa?
- Trabalhar aqui contribui para seus planos?
- Ao voltar para casa, você se sente realizado(a) profissionalmente?
- Deseja mostrar à empresa um desempenho superior ao que é esperado?
Fluxo de trabalho e processos
- As tarefas são distribuídas de forma organizada?
- Sente que poderia gastar menos tempo na execução das tarefas? Como?
- Tem dificuldade para se comunicar com seus colegas? Por quê?
- O que prejudica sua produtividade? Por quê?
- Há demandas indiscriminadas sendo feitas para você?
- Gostaria de sugerir soluções para aprimorar algum processo?
Reconhecimento
- Seu/Sua líder te informa o que acha do seu desempenho?
- Seu desempenho profissional é avaliado da maneira adequada?
- Você é elogiado(a) por seu/sua líder por conta do seu trabalho?
Oportunidades de crescimento profissional
- Vê oportunidade de evoluir na sua carreira nesta empresa?
- Você aprende sobre assuntos novos?
- Você recebe treinamento para aprimorar seu trabalho?
Relacionamento com a liderança
- Seu/Sua líder te ajuda a descobrir como aprender e se capacitar?
- Há abertura para dizer o que pensa sobre sua área de trabalho e colegas?
- Confia nas decisões de seu/sua líder? Por quê?
- Quando você dá sugestões, seu/sua líder leva em consideração?
- Tem receio de oferecer novas ideias? Por quê?
- Sente que o clima fica mais leve na ausência do seu/sua líder? Por quê?
- Acredita que seu/sua líder é capacitado(a) para o papel? Por quê?
- Seu/Sua líder é um exemplo ético para o grupo? Por quê?
Relacionamento com o grupo
- Seus colegas poderiam se ajudar mais? Por quê?
- Eles compartilham conhecimento?
- Você confia nos seus colegas?
- Eles te tratam de forma respeitosa?
- Todos são envolvidos na tomada de decisão?
- O trabalho em equipe poderia ser mais incentivado por seu/sua líder?
Cultura da empresa
- Os produtos/serviços oferecidos por esta empresa são importantes para a sociedade? Por quê?
- Você conhece os objetivos desta empresa?
- Não compartilha de algum dos valores da empresa? Por quê?
Amostra de Pesquisa de Clima Organizacional
Obrigado por participar desta pesquisa. Estamos medindo os pontos fortes desta organização e buscando áreas que possam precisar de melhorias.
Seus pensamentos e sentimentos são importantes para essa avaliação. As informações fornecidas serão usadas para desenvolver o relatório final e apresentadas aos gestores.
Confidencialidade
Não coloque seu nome na pesquisa. As respostas da sua pesquisa permanecerão completamente anônimas. Ninguém na sua organização terá conhecimento de quem preencheu.
Você enviará sua pesquisa completa ao setor indicado, onde ela será processada e armazenada. Os gestores receberão um relatório explicando os resultados processados de todas as pesquisas coletadas. É importante que você responda as perguntas honestamente.
Métodos para Conclusão
Existem duas opções para completar esta pesquisa: se você possui uma cópia eletrônica da pesquisa, ela pode ser preenchida em um computador, impressa e entregue ao setor responsável ou se você possui uma cópia impressa da pesquisa, ela pode ser preenchida com uma caneta ou lápis, entregando-a igualmente.
Níveis de Avaliação
Este modelo de pesquisa de clima organizacional avalia três níveis da sua empresa. A pesquisa contém perguntas relacionadas à sua organização, seu departamento de trabalho e seu trabalho específico.
“Organização” refere-se ao seu negócio ou empresa específica onde você trabalha. “Departamento” refere-se a seu grupo de trabalho específico que inclui seu supervisor e, provavelmente, todos que se reportam ao seu supervisor. “Emprego” refere-se aos deveres e responsabilidades de trabalho específicos que você assume como funcionário da sua empresa.
Seu departamento pode incluir apenas você ou pode incluir um grande grupo de pessoas que se reportam a um número de supervisores.
Mesmo que você não trabalhe em um grupo departamental formalmente definido, a palavra “departamento” nesta pesquisa também se refere ao grupo de pessoas com quem você mais interage em seu local de trabalho.
Não se espera que você esteja familiarizado com o funcionamento interno de todos os departamentos ao responder perguntas sobre toda a organização.
Nesta pesquisa, você será solicitado a refletir a cerca de suas atitudes e opiniões sobre a organização como um todo ao responder perguntas. Em alguns casos, você pode hesitar em responder uma pergunta porque não tem nenhum conhecimento direto.
Nesse tipo de pesquisa, o que você pensa e sente é tão importante quanto o que você sabe. No entanto, se você não tiver experiência ou conhecimento direto sobre qualquer impressão, sentimento ou opinião de determinada declaração ou pergunta, deixe-a em branco.
Comentários adicionais
Depois de concluir esta pesquisa, se achar que existe um assunto que não foi abordado, mas que você considera importante para avaliar o clima organizacional ou departamental, anexe uma folha separada com seus comentários.
Por favor, não inclua nomes de pessoas ou de natureza pessoal, pois eles não serão publicados no relatório final. Pode ser apropriado discutir esses tipos de comentários com um departamento de Recursos Humanos.
O modelo de pesquisa de clima organizacional deve ser personalizado para atender as necessidades e objetivos de cada organização. A partir daí, os questionários serão desenvolvidos, incluindo possíveis domínios de pesquisa, como:
- Missão
A missão de uma organização, ou departamento, é a sua finalidade de fornecer produtos e serviços a clientes / clientes internos ou externos. Este domínio de pesquisa de clima mede o grau em que os funcionários compreendem e apóiam sua missão organizacional.
- Cultura
Este domínio de pesquisa revela o entendimento dos funcionários sobre os padrões escritos e não escritos de como eles se comportam regularmente no trabalho e como seu trabalho é realizado.
- Visão
Visão é uma descrição geral de como os funcionários percebem sua organização, ou departamento, funcionando no futuro. A avaliação desse domínio organizacional informa aos líderes como o pessoal visualiza o estado de sua organização ou a função de seus trabalhos, daqui a três, sete ou dez anos.
- Remuneração
Compensação monetária é a taxa bruta de pagamento da folha de pagamento de um empregado e programas de benefícios financiados por uma organização. Fatores de compensação incluem benefícios médicos, férias remuneradas, horário flexível, creches e outras oportunidades de programas. Este domínio de pesquisa informa a você como os funcionários estão satisfeitos com a remuneração atual.
- Competências individuais
Este modelo de pesquisa de clima organizacional aborda competências que referem-se ao conhecimento, habilidades gerais e habilidades relacionadas ao trabalho que os funcionários devem possuir para realizar sua tarefa com eficiência. Este domínio avalia as atitudes dos funcionários em relação a quão bem suas competências correspondem às suas obrigações e responsabilidades atuais no trabalho.
- Qualidade
Refere-se a fazer as coisas corretamente na primeira vez. O domínio da qualidade avalia as atitudes dos membros da organização quanto a fornecer ou não serviços adequados que atendam às necessidades, padrões e expectativas dos clientes / clientes internos e externos.
- Avaliação de desempenho
Neste modelo de pesquisa de clima organizacional são avaliadas as percepções sobre a qualidade do trabalho de um funcionário e os métodos organizacionais que determinam a taxa de remuneração são extremamente importantes.
É um benefício de qualquer organização garantir que seus sistemas de avaliação de desempenho sejam justos e legais. Este domínio de pesquisa avalia as atitudes dos funcionários em relação aos sistemas de avaliação formais, além do feedback verbal informal dado a eles sobre seu trabalho.
- Mudança
Este domínio de pesquisa mede como os membros da organização respondem às mudanças. Os fatores de mudança organizacional incluem novos relacionamentos de relatórios, responsabilidades, procedimentos, políticas, equipamentos, ferramentas e / ou softwares usados no trabalho.
- Comunicação
Os métodos de comunicação organizacional fornecem informações sobre o que e como o trabalho deve ser executado. O domínio da comunicação avalia opiniões sobre como a informação flui através de uma organização e seus departamentos associados.
- Liderança
Liderança é um papel desempenhado pelos principais membros da organização. Os líderes fornecem orientação para os esforços do grupo e os seguidores usam suas orientações ao realizar tarefas.
Este domínio de pesquisa avalia as principais características dos membros da equipe, tais como suas habilidades para estabelecer uma visão comum de sua missão organizacional, desenvolvimento de metas e promoção de um ambiente de trabalho construtivo.
- Cliente / Atendimento ao Cliente
O atendimento ao cliente é definido como atendendo às necessidades e expectativas das pessoas para quem o trabalho é realizado. Este domínio de pesquisa avalia as percepções dos funcionários sobre o benefício dos clientes / clientes dentro e fora da organização.
- Tomada de Decisões
Direcionando para este modelo de pesquisa de clima organizacional, é possível identificar que alguns funcionários podem ter grandes ideias sobre como melhorar produtos, serviços ou resolver problemas de negócios; no entanto, sua opinião sobre esses assuntos pode ser restrita devido à atual estrutura de tomada de decisão organizacional.
Esse domínio de pesquisa examina as percepções dos funcionários sobre os processos organizacionais usados para selecionar soluções para problemas, decidir como alocar recursos organizacionais ou departamentais e como organizar o trabalho.
A avaliação desse domínio informa aos líderes organizacionais o grau em que os funcionários concordam com seus atuais processos de tomada de decisões organizacionais.
- Supervisão
O domínio de supervisão avalia as atitudes em relação aos relacionamentos com os quais os funcionários se reportam. Este domínio mede a qualidade das relações entre líderes e seus seguidores.
- Treinamento e desenvolvimento
O treinamento e o desenvolvimento dos funcionários são os principais responsáveis por manter uma organização atual e competitiva. O domínio de treinamento e desenvolvimento refere-se às atitudes sobre experiências educacionais relacionadas ao trabalho oferecidas por uma organização aos seus funcionários, a fim de aumentar seus conhecimentos e habilidades relacionadas ao trabalho.
- Trabalho em equipe
Aqui neste modelo de pesquisa o domínio do trabalho em equipe avalia as atitudes dos funcionários em relação a como eles trabalham bem uns com os outros, a fim de resolver problemas e melhorar os processos de trabalho.
A avaliação do trabalho em equipe organizacional significa medir os fatores, incluindo como os funcionários trabalham continuamente juntos para decidir como o trabalho será realizado, como os problemas serão resolvidos e como os membros da equipe serão recompensados.
- Moral
A moral de uma força de trabalho determina o quão ambiciosos os funcionários são para atingir suas metas de trabalho e é um fator primordial que determina o tempo necessário para a conclusão dos projetos, juntamente com a qualidade dos produtos e serviços.
Este domínio avalia como os membros da organização se sentem em relação a sua organização ou sobre os deveres específicos de trabalho que são responsáveis por realizar.
- Estrutura
Como uma organização é estruturada define a cadeia de comando, determina os processos de relatório e os métodos de comunicação. A avaliação de uma estrutura organizacional revela atitudes em relação a como os membros da organização devem trabalhar uns com os outros.
- Equilíbrio entre vida doméstica e profissional
O fato de os empregados terem vidas separadas fora do local de trabalho é muitas vezes negligenciado pelos empregadores. Como os funcionários gerenciam aspectos variados de suas vidas desempenham um papel importante na maneira de realizar serviços no trabalho.
É para o benefício de qualquer empregador reconhecer como os funcionários equilibram suas vidas dentro e fora do local de trabalho. Este domínio de pesquisa avalia como os funcionários percebem o apoio organizacional e administrativo que recebem no trabalho em relação às suas responsabilidades pessoais fora do local de trabalho.
Este domínio mede quão bem os funcionários estão atualmente equilibrando suas responsabilidades relacionadas à vida em casa e ao trabalho.
- Valores e ética nos negócios
Os valores e a ética nos negócios de uma organização são características que influenciam o que e como o trabalho é realizado. Este domínio de pesquisa avalia o grau em que os funcionários percebem a maneira como sua organização busca sua missão e o valor dos produtos e serviços.
- Diversidade
Este domínio de pesquisa revela opiniões de funcionários relacionadas a diferenças de histórico, raça, sexo, orientação sexual, idade ou religião em seus locais de trabalho.
Então, com base nesses vários domínios, a empresa tem amplas condições de escolher seu modelo de pesquisa de clima organizacional, direcionando para algum ponto específico ou abrindo o leque, obtendo um resultado muito mais abrangente em relação ao seu clima.
Outro Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional
Os modelos de pesquisa se apresentam com uma grande variedade de estruturas, possibilitando a escolha mais indicada para determinada organização, podendo também ocorrer mesclas de mais de um modelo. Veja outro exemplo:
Pesquisa de Clima no Local de Trabalho
Instruções
Por favor, circule o número na escala que reflete com mais precisão sua resposta a cada pergunta. Se você tiver alguma dúvida sobre qualquer questão, por favor deixe em branco.
Perguntas
1. Em uma escala de 1 a 10, qual seu grau de satisfação com seu trabalho?
não satisfeito: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: satisfeito
2. Até que ponto você acha que suas ideias são valorizadas por seus colegas de trabalho?
não valorizado: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: valorizado
3. Até que ponto você acha que suas ideias são valorizadas pelo seu supervisor?
não valorizado: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: valorizado
4. Até que ponto as suas condições de trabalho o motivam a trabalhar com empenho?
não motivado: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: motivado
5. Em que medida o seu ambiente de trabalho é melhor hoje do que há dois anos?
não é melhor: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: é melhor
6. Até que ponto você se sente livre para falar o que pensa sobre o trabalho?
não é livre para falar: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: é livre para falar
7. Até que ponto o seu departamento promove boas relações entre o seu pessoal?
não promove: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: promove
8. Até que ponto você acha que as decisões tomadas por seu departamento são éticas?
não ético: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: ético
9. Até que ponto você se sente isolado (indevidamente separado dos outros, sozinho) no local de trabalho?
não isolado: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: isolado
10. Até que ponto você se sente envolvido (comprometido, engajado) em seu trabalho?
não envolvido: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: envolvido
11. Até que ponto você acha que está trabalhando para metas e realizações específicas no trabalho?
não há metas específicas: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: objetivos específicos
12. Até que ponto você recebe feedback de qualidade sobre seu desempenho no trabalho?
sem feedback de qualidade: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: feedback de qualidade
13. Até que ponto você tem oportunidades de corrigir pontos fracos em seu desempenho no trabalho?
sem oportunidades: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: oportunidades
14. Até que ponto as instabilidades orçamentárias fazem você questionar sua segurança no emprego?
Não questiona: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: questiona
15. Até que ponto o seu local de trabalho está livre das tensões, para que você queira continuar trabalhando?
não quero continuar: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: continuar
16. Até que ponto você acha que seu trabalho está se cumprindo?
não cumprindo: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: cumprindo
17. Até que ponto as ineficiências em seu ambiente de trabalho impedem que você atinja suas metas de trabalho?
não impede: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: impede
18. Até que ponto você está ciente dos processos em seu departamento para lidar com disputas entre colegas de trabalho?
não ciente: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: consciente
19. Quão justa você sente que sua remuneração é pelo seu trabalho?
não justa: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: justa
20. Até que ponto você acha que opiniões variadas são respeitadas em seu departamento?
não respeitados: 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: respeitados
Agora que ficou por dentro de algumas perguntas essenciais, saiba que é fundamental garantir a confidencialidade dos dados — se os funcionários desconfiarem do sigilo, provavelmente irão mentir, o que inviabiliza toda a pesquisa.