Querer melhorar o engajamento e a retenção dos talentos dentro de uma organização se não for feito de forma correta e eficaz pode acabar frustrando os gestores.
E, algumas vezes, é doloroso você ver seus melhores colaboradores se desligando sem poder fazer nada.
A importância da estratégia do gestor-líder neste cenário é fundamental, já que as melhorias não vão acontecer se você não tiver um plano sólido.
Montar uma estratégia de engajamento dos funcionários sólida é algo que muitas organizações lutam com em uma base diária. Assim, asseguram que os colaboradores se envolvam desde quando iniciam no trabalho irá evitar muitos problemas.
Uma das principais razões pelas quais as empresas não se concentram em programas de engajamento dos colaboradores é que simplesmente não são mensurados os benefícios dessas ações.
Se você realmente deseja que o seu negócio tenha sucesso, você precisa garantir que seus colaboradores estejam empenhados e focados o quanto seja possível.
Confira os 10 principais benefícios que você pode identificar no engajamento dos colaboradores:
Aumento da Produtividade
Desde os primórdios do mundo do trabalho, tem havido um grande foco na produtividade. A equipe produtiva recebe a maior quantidade de trabalho feito no mais curto espaço de tempo, tudo ao mesmo tempo tomando cuidado para não sacrificar a qualidade no processo.
Os colaboradores que não tem envolvimento, muitas vezes, possuem dificuldade para alcançar esses objetivos, especialmente quando eles não estão cientes de suas responsabilidades reais no trabalho.
Melhorar a sua estratégia de envolvimento dos colaboradores é uma das melhores maneiras de garantir que sua força de trabalho é tão produtiva quanto possível. Os membros da equipe precisam estar plenamente envolvidos em sua função para obter o máximo proveito, tanto de seu tempo, quanto de seu esforço.
Colaboração mais eficaz
A colaboração é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio bem sucedido. Em uma época onde muitas pessoas trabalham em casa ou são divididas em cubículos, é mais fácil dizer do que promover fortes princípios de colaboração.
Uma das melhores maneiras de melhorar a colaboração é ajudar seus colaboradores a se envolverem mais e se tornarem mais engajados em suas funções.
Quando o envolvimento dos colaboradores está faltando, fica muito difícil alcançar bons resultados.
Atuação mais eficaz dos colaboradores
Não importa quão ótima a gestão de uma empresa pode ser, há sempre algum espaço para melhorias. O fato lamentável da questão é que muitos gerentes e seus superiores não ouvem as suas equipes e muito menos pedem a elas a sua opinião.
Assim, o envolvimento dos colaboradores pode ter um efeito direto sobre a confiança dos seus empregados. Quando a gestão valoriza a opinião de seus colaboradores, acaba fornecendo subsídios para que eles colaborem com o negócio de forma positiva. Assim, é muito provável que boas ideias surjam.
Melhora a retenção de colaboradores
Uma questão importante que frustra ps empregadores é a adaptação (onboarding) dos novos colaboradores, que acaba sendo um processo totalmente inútil se, em pouco tempo, o profissional deixa a empresa.
O processo de integração não é apenas cansativo e demorado, mas também gera custos à empresa.
Como os níveis de retenção de funcionários podem ser difíceis de prever, é importante para garantir que os novos profissionais estejam envolvidos e engajados em seus trabalhos desde o primeiro dia.
A falta de envolvimento dos colaboradores é um catalisador para que eles decidam deixar a empresa, pois se não se sentem motivados com o trabalho acabam por não se sentir satisfeitos em sua posição atual.
Se você tem empregados que estão totalmente engajados em seu trabalho, as chances de eles saírem certamente são menores.
Melhoria do envolvimento do colaborador
Muitas pessoas acreditam que as palavras “capacitação” e “engajamento” significam a mesma coisa.
Apesar de estarem intimamente ligadas, elas possuem significado diferente. Um colaborador que está envolvido é aquele que possui uma chance muito maior de assumir outras tarefas ao longo do tempo.
Já a capacitação dos colaboradores vem com muitos benefícios, mas o maior deles é que os profissionais capacitados podem contribuir significativamente para a empresa.
Os colaboradores perfeitos são aqueles que são competitivos e engajados. Tenha esses sempre por perto!
Melhoria da comunicação
A comunicação é a pedra angular do negócio moderno e nunca deve ser esquecida ou deixada de lado.
A falta de comunicação no local de trabalho pode causar todos os tipos de problemas. Muitas vezes, não há tempo de consertar as coisas antes de tudo realmente ruir.
O problema muitas vezes se resume a uma má estratégia envolvimento dos colaboradores. Profissionais engajados são mais propensos a se comunicarem adequadamente com outras pessoas na empresa.
Com isso, você pode esperar uma melhor produtividade, melhores ideias, menos conflito interno e uma série de outros benefícios.
Aprimore a cultura da empresa
Cada organização tem sua própria cultura e valores organizacionais. Dê uma olhada no Google, por exemplo, que criou uma cultura que se espalhou por toda a web.
É muito difícil que a cultura de uma empresa avance se o seu pessoal, o time que a representa, não está verdadeiramente envolvido.
Uma equipe engajada de colaboradores vai elevar a cultura da empresa para um nível totalmente novo. Quando as pessoas realmente se preocupam com a organização de que fazem parte, eles começam a se tornar tão importantes quanto a própria cultura, pois na verdade eles são a própria cultura da organização.
Ideias e soluções mais criativas e inovadoras
No mercado competitivo que temos hoje, a criatividade e inovação fazem muita diferença em manter a empresa bem no segmento em que está inserida.
Se você está procurando as melhores ideias e soluções possíveis a serem criadas dentro de sua organização, você precisa ter certeza de que dispõe de uma estratégia de engajamento dos colaboradores sólida.
A verdadeira criatividade requer uma grande dose de pensamento crítico, que pode ser um desafio para aqueles que não estão se sentindo envolvidos em seu trabalho.
Quando alguém está realmente conectado e focado a seu trabalho, as boas ideias e melhores soluções surgem naturalmente.
Melhor atendimento ao cliente
O atendimento e serviço ao cliente é o maior objetivo do trabalho de qualquer empresa. Atender as necessidades do consumidor deve ser o principal objetivo de qualquer organização.
Os clientes fazem a melhor propaganda possível de seu produto ou serviço, isto significa que não há nada mais importante do que garantir que eles estão satisfeitos com seus produtos e serviços, especialmente se eles estão com problemas e buscam sua empresa em busca de soluções.
Fornecer um mau serviço ao cliente certamente aumenta as chances de você ver seu público desaparecer. Na maioria dos casos, um ótimo serviço ao cliente começa em uma estratégia sólida de engajamento dos colaboradores.
Você já entrou em uma loja em que um vendedor lhe atendeu mal? Certamente sim, e isso ocorreu porque este colaborador não estava verdadeiramente engajado com seu trabalho.
Quando seus colaboradores estão felizes, eles vão cuidar de seus clientes. Além da felicidade e satisfação, é necessário que os empregados conheçam e acreditem no produto e/ou serviço que estão oferecendo, pois dessa forma eles poderão lidar de forma plena com qualquer questionamento que o cliente possa vim a ter. Seus colaboradores não só precisam conhecer os seus produtos e serviços como a palma das suas mãos, mas eles precisam ter o envolvimento e interesse necessários para lidar plenamente com as demandas de um cliente.
Taxas mais elevadas de vendas
Para as empresas que dependem de uma equipe de vendas para impulsionar os lucros, a importância de uma estratégia de engajamento dos colaboradores é essencial.
Fazer uma venda pode ser difícil e é ainda mais difícil quando o colaborador não se sente completamente envolvido em seu papel.
Quando você tem a certeza de possuir uma equipe de vendas envolvida, você pode ficar tranqüilo sabendo que eles estão fazendo todo o possível para fazer uma venda e lidar com todos os outros aspectos do trabalho de forma ágil e eficiente.
Estudos mostram as relações entre maiores lucros e a felicidade com os colaboradores. Se um empregado estiver plenamente satisfeito e feliz em seu trabalho, é possível que se aumente em 10% a produtividade. Esse foi um estudo feito por Dr. Noelle Nelson para seu livro “Ganhe mais dinheiro fazendo seus funcionários felizes”.
O autor diz que: “as empresas que efetivamente apreciam valor empregado desfrutam de um retorno sobre o patrimônio e os ativos mais que o triplo que a experimentada por empresas que não o fazem”.