O método de feedback de avaliação 360 graus foi usado pela primeira vez na década de 1940. Análogo aos vários pontos em uma bússola, o método 360° oferece a cada colaborador a oportunidade de receber feedback sobre o seu desempenho a partir da visão de seu supervisor, colegas, subordinados e clientes.
Este tipo de feedback é uma ferramenta de avaliação que incorpora as opiniões de todos os que observam e são afetados pelo desempenho de um avaliado.
Quais colaboradores devem participar?
Normalmente, esta ferramenta é usada para colaboradores de nível médio e sênior. A complexidade das suas funções permite que a organização gere dados suficientes provenientes de todas as partes interessadas para uma avaliação significativa.
Quais organizações devem usar este método para avaliar o desempenho dos colaboradores?
A maioria das organizações que investem no desenvolvimento do empregado deve usar a ferramenta de 360 graus para avaliar o desempenho e o potencial da equipe e permitir que os empregados possam mapear sua carreira com base no amplo feedback.
Essas organizações devem levar em conta o feedback de 360 graus do colaborador antes de tomar uma decisão importante sobre a carreira do profissional.
Os resultados gerados pelo feedback de 360 graus são muitas vezes utilizados pela pessoa que o recebe para planejar o treinamento e o desenvolvimento.
Os resultados também são utilizados por algumas organizações na tomada de decisões administrativas, tais como o pagamento ou promoção.
Quem são os atores que irão fazer a avaliação 360º?
Quem poderá avaliar um colaboardor: seus colegas, gerentes (ou seja, superiores), subordinados, clientes, fornecedores/ vendedores/ qualquer um que entra em contato frequente com o profissional e pode fornecer informações valiosas em relação ao seu desempenho.
A avaliação 360º possui 4 componentes
- Autoavaliação: dá uma chance para o empregado olhar para seus pontos fortes e fracos, bem como suas realizações e, a partir daí, julgar o seu próprio desempenho.
- Avaliação do superior: constitui a parte tradicional da avaliação 360º, onde o desempenho é avaliado pelo superior;
- Avaliação do subordinado: dá uma chance de julgar o empregado sobre parâmetros como habilidades de comunicação e motivação, a capacidade de superior a delegar o trabalho, qualidades de liderança etc.
- Avaliação pelos pares: a resposta dada por pares pode ajudar a evidenciar habilidades para trabalhar em equipe, como cooperação e sensibilidade para com os outros.
Vantagens de avaliação de 360°
- Oferecer uma visão mais abrangente sobra o desempenho dos colaboradores;
- Melhorar a credibilidade da avaliação de desempenho;
- O feedback ajudará a fortalecer o auto-desenvolvimento;
- Aumenta as responsabilidades dos empregados com seus clientes.
- O mix de opiniões pode dar uma avaliação mais precisa.
- Opiniões recolhidas a partir de diversas equipes faz com que o processo seja mais acertado;
- As pessoas que se subestimam, muitas vezes, são motivadas apenas por comentários de outras pessoas.
- Se mais pessoas tomam parte no processo de avaliação de desempenho, a cultura organizacional da empresa tende a se tornar mais assertiva.
Desvantagens de avaliação 360 graus
- Toma muito tempo e pode ser complexa para administrar;
- A extensão do feedback pode causar problemas e tensões entre os avaliados.
Como vimos, as vantagens do processo são maiores que as desvantagens. Por isso, é preciso avaliar com calma a implantação do processo em sua empresa, o que certamente irá impactar positivamente no desenvolvimento do colaborador.