Você quer ser mais feliz? Comece cuidando melhor de si mesmo. Por mais que isso seja evidente, muitas pessoas pulam esse passo e buscam a felicidade em novas metas ou estabelecendo padrões de perfeição.
Seja gentil consigo mesmo e diga não quando necessário. Quando você se ama, aprende que negar-se a fazer algo, é um ato importante para não acumular sentimentos negativos.
Conheça algumas práticas que podem nos tornar mais resilientes e nos permitirão encarar com mais facilidade e graça os desafios da vida.
Alimente-se bem!
Seja mais saudável desenvolvendo melhores hábitos alimentares. Cada alimento possui características específicas e finalidades. Veja a maneira mais correta de consumi-los.
A alimentação balanceada é aquela que contém todos os nutrientes essenciais, ou seja, que o organismo não produz, necessários para a manutenção das funções dos tecidos e órgãos e do crescimento e desenvolvimento.
Assim, considera-se que alguns alimentos ou seus substitutos são elementos fundamentais para prover esses resultados. De forma didática, podemos classificar os nutrientes em energéticos, construtores e reguladores.
Energéticos: são aqueles que garantem o combustível para as células do organismo, mantendo-as em atividade e assegurando-as a vida. São as células os elementos principais que compõem os órgãos e tecidos do organismo humano.
Chamamos de energéticos açúcares e gorduras e todos os alimentos a base destes. Os principais são pão, arroz, macarrão, farinhas, açúcar branco, mel, milho, chocolates, óleos vegetais, manteiga, margarina.
Construtores: são os nutrientes que formam/constroem as estruturas do organismo, construindo tecidos como os músculos e pele e órgãos como o fígado e o coração, bem como, enzimas, secreções, hormônios, etc. Sem esses elementos, nosso corpo se degenera. São chamados de proteínas: ovos, leite, queijos, carnes, peixes são os principais.
Reguladores: conhecidos como vitaminas e minerais. São responsáveis por promover as funções das estruturas corporais, como mensageiros para que as células desempenhem suas atividades de forma adequada.
Esses nutrientes estão distribuídos entre diversos alimentos. Para não haver falta desses elementos, é importante incluir na alimentação uma variedade de verduras, hortaliças, legumes, frutas, grãos como aveia, arroz e milho, leguminosas como feijão, soja, lentilha e ervilha, além do leite e derivados, das carnes e dos peixes.
Pratique Exercícios Físicos
Quer se sentir melhor, ter mais energia? Exercite-se.
É impossível ignorar os benefícios que a atividade física regular gera para a saúde. Todos se beneficiam do exercício, independentemente da idade, sexo ou habilidade física.
Você não precisa necessariamente frequentar academias para se exercitar. Para colher os benefícios do exercício, fique mais ativo durante todo o dia – suba as escadas em vez do elevador, desça uma parada antes e vá a pé até seu destino, ou aprimore suas tarefas domésticas. Reflita sobre a sua rotina e reveja seus comportamentos.
O exercício regular ajuda a prevenir ou inibir uma ampla gama de problemas de saúde.
A atividade física estimula o cérebro proporcionando mais disposição e entusiasmo. Você também pode se sentir melhor sobre sua aparência e sobre si mesmo quando se exercita regularmente, o que aumenta sua confiança e melhora sua autoestima.
Exercícios fornecem oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a trabalhar com mais eficiência. E quando a saúde do seu coração e pulmão melhoram, você tem mais energia para lidar com as tarefas diárias.
Tenha Hobby
Muitas pessoas estão presas em uma rotina diária. Isso faz parte, e muitas coisas não temos como evitar. Mas será que você sabe equilibrar a sua rotina?
A rotina pode ser monótona e cansativa. Um dos benefícios de ter um hobby é ajudar a aliviar o estresse, permitindo que você faça algo que goste.
Gastar tempo fazendo uma atividade agradável que não esteja vinculada ao trabalho ou a outros compromissos ajudará a aumentar sua felicidade e satisfação com a vida.
Embora ter uma rotina seja ótimo, incorporar um hobby em sua vida pode adicionar a emoção e a faísca necessárias para aumentar sua satisfação pessoal.
Isso irá fluir para o desempenho do seu trabalho e capacidade de manter relacionamentos saudáveis.
Ria Muito!
Rir pode ter um efeito positivo no seu bem-estar, além de melhorar a saúde. Simples comportamentos como este, podem gerar um efeito muito positivo e distinto, em todas as áreas da sua vida.
Quando você ri, uma série de mudanças fisiológicas ocorrem em seu corpo, sem que você esteja consciente de que isso está acontecendo.
Neurotransmissores chamados endorfinas são liberados quando você ri. Estes são desencadeados pelos movimentos dos músculos do rosto, que são interpretados pelo cérebro, que por sua vez libera essas substâncias químicas.
As endorfinas são responsáveis por nos fazer sentir felizes e também ajudam a diminuir os níveis de estresse. Quanto mais estimulamos nosso cérebro a liberar essa substância, mais frequentemente nos sentimos felizes e relaxados.
Evite se Comparar com os Outros!
Pratique a meditação da bondade consigo mesmo. Este tipo de meditação cultiva a consciência de que a felicidade é acessível a nós em todos os momentos.
Observe como é sua conversa interior. Você está constantemente criticando e julgando a si mesmo? Se assim for, tente falar consigo mesmo do jeito que você falaria com um amigo ou ente querido.
Tenha uma mente aberta. Quanto mais você aceita de si mesmo, menos se importa com o que os outros pensam. Isso permite que você abra sua mente e amplie seus horizontes.
A maioria de nós já se comparou a um amigo, colega ou até mesmo a uma celebridade, em uma tentativa de descobrir como estamos indo.
Podemos nos livrar da comparação social? É mais fácil falar do que fazer. Alguns psicólogos acreditam que o nosso desejo de nos compararmos com os outros é um impulso, quase tão poderoso quanto a sede ou a fome.
Embora as comparações possam ser informativas, elas quase sempre são desencorajadoras, porque as pessoas sempre acabam se colocando no final da fila.
A melhor maneira de descobrir como estou indo? é compararmos hoje ao nosso próprio passado ou aonde queremos estar no futuro e nos prepararmos de forma realista para chegar lá, cada um no seu tempo e aceitando a si mesmo.
Priorize Você!
Manter uma certa consideração por nós mesmos e engajar-nos na autocompaixão e no autocuidado é, na verdade, fundamental para criar uma vida boa para nós mesmos e para aqueles com os quais nos importamos de maneira mais efetiva.
Quando preenchemos nosso tempo com responsabilidades e priorizamos constantemente as necessidades dos outros, podemos ficar sem energia e desejo.
Se formos bondosos em relação a nós mesmos e considerarmos nossas próprias necessidades, é mais provável que apareçamos plenamente para as pessoas às quais nos dedicamos.
Evite Pessoas Negativas
Geralmente é fácil identificar uma pessoa negativa. Suas atitudes ruins, pensamento catastrófico e perspectivas fatalistas podem se infiltrar e se espalhar como uma epidemia.
Pessoas negativas também podem causar problemas para nós em um nível individual. É importante reconhecer quando esses indivíduos negativos interferem em sua vida de maneira indesejada.
Às vezes, inconscientemente, damos aos indivíduos tóxicos influência sobre nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos. Independentemente de você passar duas horas reclamando do chefe que não gosta ou de deixar um cliente irritado arruinar seu dia, é importante recuperar seu poder pessoal.
Pessoas negativas podem monopolizar seu tempo – mesmo quando não estão com você – se você não for cuidadoso. É fácil passar duas horas temendo uma reunião de uma hora com uma pessoa negativa.
Combine isso com duas horas de desabafo para um colega de trabalho após a reunião, e você acabou de dar a essa pessoa cinco preciosas horas do seu tempo.
Não permita que pessoas negativas roubem seu tempo e energia. Em vez de reclamar de pessoas de quem você não gosta, opte por conversar sobre tópicos agradáveis.
Ofereça-se uma Segunda Chance!
Você já notou como você pode se prender a erros depois que eles ocorreram? Alguns de nós remoemos as coisas por anos!
Auto perdão é um processo. Isso não acontece da noite para o dia e é diferente para cada pessoa. Mas não importa quanto tempo leve. Você pode se dar uma segunda chance e tocar sua vida para frente, fazendo melhor da próxima vez.
A razão pela qual a maioria de nós sente culpa ou vergonha por ações inadequadas, é porque essas ações não estão alinhadas com nossos valores.
Nossos erros podem realmente nos indicar o que consideramos importante. Ao identificar nossa moral e nossos valores, começamos a ter uma visão mais clara do porquê estamos sofrendo com o que fizemos ou com o que os outros fizeram conosco.
Parece bastante simples, mas quando podemos realmente entender o fato de que não podemos desfazer nossas ações, nos abrimos para mais aceitação. O aumento da aceitação pode levar à cura emocional que todos procuramos.
Então, nunca subestime o poder de um refazer. Anote como você teria feito as coisas de maneira diferente se pudesse voltar e fazer de novo.
Ao fazê-lo, afirmamos que não apenas aprendemos com nosso erro passado, mas que se tivéssemos as habilidades que temos hoje, naquele momento lá atrás, teríamos feito as coisas de maneira diferente.
Portanto, se puder consertar um equívoco ou dar-se outra oportunidade, faça isso e siga em frente.
Seja Otimista!
É inegável que o otimismo desempenha um papel importante no aprimoramento do nosso crescimento pessoal.
Ser otimista é olhar para um lado mais favorável dos eventos e simplesmente antecipar o melhor resultado possível, em qualquer situação.
Ao administrar um negócio ou uma equipe, como todos sabemos, haverá dias difíceis, tempos difíceis e períodos estressantes. Embora não seja fácil, ter uma atitude positiva e otimista pode nos ajudar a ultrapassar as dificuldades.
Veja a falha como um novo começo. O fracasso não é o fim.
Na verdade, muitas vezes é o começo de algo grandioso. Quando as coisas estão bem, seguimos em frente sem dar saltos quânticos. Quando as coisas vão mal, nosso mundo fica abalado, o que exige crescimento, ver coisas novas e recomeçar.
O otimismo nos permite aprender com as falhas, juntar as peças e avançar para algo maior. As maiores ideias de negócios e os momentos da vida podem nascer do fracasso.
Então, seja expansivo. O pessimismo nos contrai e evita coisas novas ou aventureiras. Faz com que nos fixemos nas possibilidades negativas e fiquemos presos pelo medo do fracasso.
O otimismo, no entanto, nos abre para novas ideias, novas experiências e novas possibilidades. Isso nos libera para considerar novas opções e mudar nossos negócios e vidas, para melhor. Ele nos ajuda a olhar para o futuro e criar realidades expansivas e em evolução.
Ouça Música
Ficou provado que a música ajuda a melhorar drasticamente o bem estar mental das pessoas e a melhorar a saúde física. Por exemplo, as lições de música podem ajudar a aumentar nosso QI e manter nossas mentes mais nítidas, particularmente à medida que envelhecemos.
A música faz você mais feliz, pois este estimulo ao cérebro libera a dopamina, hormônio da felicidade, além de diminuição do hormônio do estresse, o cortisol.
A música reduz a depressão. Mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão e 90% delas também sofrem de insônia. Uma pesquisa do sono descobriu que os sintomas de depressão diminuíram em grande parte com aqueles que ouviram música clássica.
Então, se você está tendo um dia desafiador, levante seu ânimo escutando uma música de sua preferência.
Durma Bem
Pode parecer óbvio que o sono seja benéfico. Mesmo sem compreender plenamente o que o sono faz por nós, sabemos que ficar sem dormir por muito tempo nos gera um grande desconforto e que ter uma boa noite de sono nos dá a impressão de que estamos prontos para enfrentar o mundo.
O sono desempenha um papel crítico na função imunológica, metabolismo, memória, aprendizado e outras funções vitais.
Algumas funções do sono podem ter profundas raízes evolutivas, mas é certo que o papel potencial do sono na memória e na saúde, parecem particularmente relevantes para a vida no século XXI.
Sono, aprendizagem e memória andam de mãos dadas. Pode não ser surpreendente que seja mais difícil obter novas informações após uma noite de sono inadequado ou perturbado.
O fato mais surpreendente é a importância de uma boa noite de sono depois de aprender algo novo, para que o cérebro tenha melhores condições de processar e reter as informações que foram aprendidas.
Observe seus comportamentos, os aspectos que percebe oportunidade de melhoria, e se desenvolva continuamente.
Seja feliz!