Nos negócios, existem vários tipos de poder. Dois deles são poder de posição e poder atribuído:
O poder de posição é o poder que vem com um cargo em qualquer organização. Se você é gerente em uma empresa, você automaticamente terá certos poderes e privilégios que acompanham sua classificação.
Você pode ordenar as pessoas e tomar certas decisões. Você pode ser um líder, quer alguém goste ou não de você.
O poder atribuído é o poder que você ganha por causa do tipo de pessoa que você é. Estes são os homens e mulheres que são líderes genuínos por causa da qualidade das pessoas que se tornaram, por causa de seus personagens e personalidades.
Com o passar dos anos, fomos levados a acreditar que os líderes são aqueles que andam corajosamente, exalam poder e confiança, dão ordens e tomam decisões para os outros realizarem.
No entanto, esse é o pensamento da velha escola. O líder de hoje é aquele que faz perguntas, ouve com atenção, planeja diligentemente e depois constrói consenso entre todos aqueles que são necessários para alcançar os objetivos.
O líder não tenta fazer isso sozinho. O líder faz as coisas ajudando os outros a fazê-las.
Seja você também um líder inovador. Veja como você pode atingir uma escala mais alta a nível de liderança.
Ofereça Oportunidades! Crie Novos Desafios.
Use a sua visão, sua capacidade de retroceder e ver o quadro geral. Você desenvolveu sua capacidade de fixar os olhos no horizonte e enxergar maiores possibilidades. Então, mostre a sua equipe como fazer isso.
A visão mais motivadora que você pode ter para si mesmo e para os outros é Seja o melhor!
Muitas pessoas e empresas ainda aderem à ideia de que, desde que não sejam piores do que os concorrentes, podem permanecer no negócio.
Isso é pensamento pré-histórico. Estamos agora na era da excelência. Instigue seus colaboradores a se auto desafiarem, sempre buscando o melhor de si e proporcione a eles condições para atingirem esse objetivo.
Não economize nos elogios! Impulsione sua equipe a contribuir mais.
Quando o elogio é oportuno e bem merecido, dá às pessoas a motivação para continuar fazendo o trabalho que você quer e da forma que você quer.
Dar elogios tem um impacto positivo na sua equipe. No entanto, saber que deve elogiar e saber fazer isso são duas coisas diferentes. Dizer a mesma coisa repetidamente para sua equipe perderá seu impacto ao longo do tempo.
Alguém na sua equipe fez um esforço extra em um projeto recente? Existe alguém que foi fundamental para o sucesso? Não deixe que eles passem despercebidos. E não esqueça dos seus heróis anônimos. Você pode e deve tentar motivar todos, independentemente do papel.
A melhor maneira de ter alto desempenho em todos os níveis da sua organização é criar heróis em todas as funções. Faça com que cada papel desempenhado com excelência seja tratado como uma profissão respeitada.
Mesmo a pessoa mais júnior da sua equipe, a que recebe o menor salário, ou aquelas que fazem o trabalho mais repetitivo, merecem e irão apreciar seu elogio.
Mostre-se aberto para ouvir! Permita a equipe expressar as suas opiniões.
Gerenciar uma empresa pode ser extremamente gratificante, mas também estressante. Há tantos aspectos diferentes para administrar que certas coisas às vezes são negligenciadas.
No meio de expandir os negócios e atender às expectativas dos clientes, há um grupo específico de indivíduos que geralmente fica na retaguarda: seus colaboradores.
Sua equipe, no entanto, é a força vital de sua empresa e ignorar a importância deles pode ser dispendioso. Dedicando um tempo para ouvir seus desejos, preocupações e ideias, você cria um ambiente colaborativo, com foco no sucesso das organizações.
Dar voz a sua equipe também contribui para retenção de talentos. Imagine trabalhar para uma empresa que você acha que não respeita sua opinião ou não leva em conta seu ponto de vista? Por que você ficaria em uma empresa como esta?
Seja Transparente! Fale sobre objetivos organizacionais e como o colaborador pode contribuir.
A liderança transparente é poderosa. Adotar um estilo de gestão transparente, renova a cultura da empresa, contribui para o aumento do engajamento dos funcionários, a produtividade, o lucro, o volume de negócios e muito mais.
Isso pode literalmente afetar todas as áreas da organização, porque seus colaboradores conhecem todos os aspectos do negócio e suas necessidades.
Os aspectos da liderança transparente podem beneficiar qualquer gestor em qualquer setor, desde empresas globais estabelecidas até a menor startup com apenas um funcionário.
Confiança, respeito e transparência formam uma trilogia dos valores essenciais necessários para construir equipes de sucesso e alto desempenho.
Transparência requer vulnerabilidade e olhar criticamente para si mesmo tanto quanto para a organização que você lidera. Embora os passos sejam relativamente diretos e fáceis, praticá-lo, no entanto, requer muita coragem.
Encoraje novas experiências! Saiba que erros fazem parte do processo.
“Os melhores jogadores aprendem com seus erros e lidam com o fracasso e o sucesso. Isso é o que separa o líder da quadra. E se você falhar, você precisa aprender com seus erros. Cometer erros faz parte do processo de aprendizagem. Sofrer a derrota deve servir como uma lição para continuar, para trabalhar ainda melhor do que antes ” Paul Gasol
Um dos conselhos mais frequentemente repetidos é que, para ter sucesso nos negócios, é preciso experimentar muitas coisas diferentes, até que uma delas finalmente funcione.
Mesmo grandes corporações muitas vezes liberam produtos não lucrativos, apesar de gastarem enormes quantias de dinheiro em pesquisas de mercado. Isso porque é impossível dizer com 100% de certeza se os clientes comprarão um produto até chegar às prateleiras.
Esses exemplos nos ensinam que, em áreas desconhecidas, os erros são realmente inevitáveis. Onde ninguém pode prever o que funcionará, as pessoas que tentam e falham têm uma probabilidade maior de sucesso do que aquelas que não estão fazendo nada por medo do fracasso.
Erros são caros? Pode apostar. Todo treinador sabe que os erros podem facilmente se transformar em maus hábitos, difíceis de desaprender.
Da mesma forma, quando existe falha nos negócios, dificilmente não existe perda de dinheiro. Estes são os custos dos erros. Mas você tem que aceitá-los, porque não há outra maneira de ter sucesso.
Seja um Facilitador! Invista o seu tempo compartilhando conhecimento com seus talentos.
“Um líder facilitador é alguém que age na premissa de que um líder não faz pelos outros o que eles podem fazer por si mesmos”.
Fran Rees
Ser um facilitador é unir as pessoas para ajudá-las a conseguir mais, auxiliando e fornecendo os recursos necessários para este processo, envolvendo:
- Construir rapport – estabelecendo credibilidade para permitir que as pessoas contribuam com facilidade;
- Comunicar efetivamente – Ser solidário e engajado;
- Escuta ativa – demonstrando seu interesse pela opinião da equipe;
- Dividindo suas experiências e conhecimentos para o crescimento do grupo.
Com muita frequência, não percebemos o conhecimento e o potencial que temos dentro da própria equipe. Em muitos casos, a percepção e a capacidade de como resolver um problema ou identificar um caminho inovador estão mais próximas do que imaginamos.
A habilidade para liberar conhecimento e experiência é frequentemente encontrada em forma de facilitação.
E como qualquer líder experiente dirá, inovação e produtividade têm agendas poderosas que nos desafiam a nos transformar em seres humanos mais adaptativos e responsivos.
Comemore as Vitórias! Reconheça em público as grandes ideias e ações.
Um líder faz seus colaboradores se sentirem importantes e apreciados. Ele cria oportunidades para fornecer recompensas, reconhecimento e agradecimento a sua equipe.
O relacionamento de liderança bem sucedido inspira as pessoas a se tornarem mais do que acreditam poderem ser. A base desse relacionamento bem sucedido é a capacidade de fazer as pessoas se sentirem importantes.
Use uma linguagem poderosa e positiva na sua interação com os colaboradores. Diga “por favor” e “obrigado” e “você está fazendo um bom trabalho”. Diga: “Não poderíamos ter alcançado a meta sem você”. “Sua contribuição salvou o cliente da empresa”.
O reconhecimento positivo faz com que as pessoas se sintam importantes. Coloque elogios por escrito nos setores, um e-mail circular, ou outra forma que a equipe toda possa ter acesso.
Sendo para um determinado colaborador ou para o grupo todo, reconhecer e celebrar as conquistas incentiva a união, o engajamento e reforça as relações entre você e sua equipe.