O turnover é algo que todas as empresas devem prestar atenção, porque os efeitos no volume de negócios serão diferentes para cada organização.
Algum grau de rotatividade é inevitável e eliminar totalmente a rotatividade é irrealista. Dito isso, é importante descobrir o saldo de partidas e novas contratações que funcionem melhor para sua empresa.
Entenda melhor os tipos de rotatividade e suas implicações e conheça dicas sobre como reduzir sua taxa de turnover.
Mas o Que é Turnover
Uma definição simples de turnover ou rotatividade de colaboradores é quantas pessoas deixam uma organização e são substituídas por novas contratações em um determinado período de tempo.
Normalmente, as taxas de turnover são calculadas por um ano fiscal. O turnover pode ter alguns impactos negativos em uma empresa, mas não é necessariamente ruim.
Turnover Voluntário vs. Turnover Involuntário
Há uma distinção a ser feita entre eles. O turnover voluntário acontece quando os colaboradores são substituídos após a saída por sua própria escolha, e o turnover involuntário ocorre quando são substituídos após a rescisão.
O turnover é considerado indesejável quando uma empresa perde colaboradores de alto desempenho e de outra forma valiosos, e a substituição é difícil e cara.
Por outro lado, é considerado desejável quando uma empresa perde colaboradores com baixo desempenho e os substitui por outros que irão melhorar a produção.
Como você pode ver, há alguns fatores a serem considerados ao avaliar o turnover de sua organização e se ele é positivo ou negativo.
Resumindo, não é apenas sobre quantas pessoas saem, mas quem está saindo. O contexto é fundamental para avaliar a taxa de turnover de sua empresa.
Causas do Turnover
Existem muitas causas de rotatividade de colaboradores, mas um fator primordial é o desligamento. Duas áreas que podem ter um grande impacto são as práticas de contratação e gerenciamento.
Práticas de contratação
Uma grande parte do motivo pelo qual os colaboradores podem sair e precisar de substituição é que eles não são adequados. É por isso que é importante garantir que você contrate os melhores candidatos não apenas para o cargo, mas para a empresa.
É claro que você quer que os candidatos sejam qualificados, mas você também deve considerar coisas como ajuste cultural e alinhamento da empresa.
Habilidades técnicas podem ser fundamentais para o desempenho, mas a motivação e o senso de propósito são fundamentais para o engajamento.
Gestão
Colocar as pessoas certas na sua organização é o primeiro passo, mas também é importante mantê-las. Você provavelmente já ouviu isso antes, mas a maioria das pessoas não sai do emprego, elas deixam seus chefes.
De fato, 75% dos colaboradores que deixam seus empregos saem por causa de seu gerente imediato.
Os colaboradores precisam de apoio e orientação, e é por isso que a liderança eficaz é tão importante. Isso está relacionado à contratação, porque é necessário garantir que as pessoas certas sejam contratadas ou promovidas para cargos de gerência.
Ser um líder é mais do que ser um perito ou performer, é ter a inteligência emocional necessária para gestão de pessoas. Treinamento adequado é essencial para a liderança bem-sucedida e para que os colaboradores se sintam empoderados e apoiados.
Os líderes devem receber recursos para melhorar seus papéis e serem encorajados a buscar oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro e fora da empresa.
Custos e Impactos do Turnover
Toda vez que você precisa substituir ou contratar um novo colaborador, isso custa dinheiro para a organização. Essencialmente, manter um colaborador de alto desempenho e engajado é mais econômico do que trazer alguém novo.
Além das implicações financeiras do turnover, há impactos na empresa e em seus outros colaboradores. Perder um colaborador pode diminuir a moral entre os restantes.
Quando um colaborador é demitido, pode causar ansiedade entre o restante da equipe, se temer que suas posições possam estar em risco também.
Por outro lado, quando um colaborador sai por opção, às vezes pode causar um efeito dominó se as causas subjacentes para sua saída estiverem afetando outros membros da equipe.
Por esta razão é essencial que a transparência e a comunicação aberta entre colaboradores e gestores sejam incentivadas, especialmente em relação ao turnover.
Como Reduzir o Turnover
Como diz o ditado, a prevenção é a primeira solução. Concentrar-se na retenção de colaboradores ao aumentar as oportunidades de engajamento e crescimento ajudará você a reduzir a taxa de rotatividade de sua organização.
Então, como você reduz o turnover em sua empresa? Veja algumas ideias …
Melhore o processo de contratação
O processo de contratação é onde tudo começa, por isso é importante acertar. Faça perguntas sobre quem são seus candidatos como pessoas em suas entrevistas, não apenas sua experiência técnica.
Peça-lhes que realizem um teste de amostra de trabalho com alguns membros da equipe para ver como suas habilidades e personalidade se integram. Ter um processo de contratação mais completo beneficiará você a longo prazo.
Melhore o processo de integração
Cerca de 20% do turnover ocorre nos primeiros 45 dias, e uma grande parte disso se deve a um ingresso inadequado.
Certifique-se de definir as expectativas corretas, fazê-los sentir-se bem-vindos, coletar feedback e entrar em contato com eles frequentemente com check-ins semanais.
Tente fazer um almoço de equipe na primeira semana de entrada de um novo colaborador para que ele conheça a todos.
Defina metas e expectativas claras
Se os colaboradores não tiverem uma visão clara de seu papel, isso poderá levar ao desligamento e ao mau desempenho.
Certificar-se de que cada colaborador tenha um entendimento mútuo com o líder sobre seus papéis e responsabilidades é crucial para mantê-los no caminho certo e mantê-los por perto.
Promova treinamento
Oferecer treinamento para líderes é uma das melhores maneiras de garantir que eles sejam bem-sucedidos. Algumas pessoas podem trazer a liderança de berço, mas sempre há espaço para aprendizado e desenvolvimento.
Dê oportunidade para crescimento
O que os colaboradores realmente querem é autonomia, domínio e propósito. Você pode fornecer isso para eles, capacitando-os a assumir o controle de seu próprio trabalho e oferecendo desenvolvimento e treinamento de habilidades.
Ter uma missão e valores de empresa claros ajudará os colaboradores a sentirem que fazem parte de algo maior, dando-lhes um senso de propósito.
Mostre o caminho da carreira
Se os colaboradores ficarem estagnados em um trabalho por muito tempo, eles poderão procurar outro emprego onde possam avançar.
A maioria quer aumentar suas habilidades e conhecimentos e subir na carreira. Mostrar a eles um plano de carreira projetado lhes dá um senso de direção e propósito.
Você deve mostrar aos seus colaboradores uma carreira clara. Para onde eles podem ir de sua posição atual? Talvez seja um movimento para cima ou lateral.
Ou talvez seus colaboradores possam ganhar mais responsabilidade na posição em que estão. Seja o que for, deixe que seus colaboradores saibam como podem avançar.
Você também pode fornecer oportunidades de treinamento, aprender novas habilidades e praticá-las.
Reconheça
Reconhecer seus colaboradores é uma maneira muito simples de aumentar sua motivação e engajamento, e fazê-los sentir-se valorizados.
Eles também querem receber o reconhecimento de seus colegas de trabalho, por isso, criar uma plataforma para elogios é uma ótima iniciativa para aumentar o moral.
Mas não se sinta obrigado a elogiar seus colaboradores por tudo o que fazem. O objetivo aqui é criar um ambiente de trabalho encorajador e positivo.
Quando os colaboradores se sentem respeitados, reconhecidos, desejados e motivados, é mais provável que eles permaneçam. Melhor de tudo, este método para diminuir o turnover é gratuito. Você apenas precisa usar suas palavras.
Ofereça remuneração e benefícios competitivos
As pessoas querem ser recompensadas. Se você não pagar bem seus colaboradores, eles encontrarão uma empresa que o fará.
Faça pesquisas de mercado sobre salários. Descubra o que seus concorrentes pagam. Pesquise uma faixa salarial competitiva com base em trabalhos semelhantes em sua área local.
E você não pode simplesmente oferecer salários melhores que seus concorrentes, talvez possa oferecer outros benefícios.
Faça uma pesquisa entre seus colaboradores. Sempre é possível encontrar alternativas que possam atender as necessidades de ambos os lados.
Promova o equilíbrio entre vida e trabalho
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma das partes mais importantes para manter seus colaboradores felizes, saudáveis e produtivos.
Seja flexível e pergunte aos novos contratados qual é a coisa mais importante em sua vida pessoal e como você pode acomodá-los melhor.
Se for possível, permita horários de trabalho flexíveis. Isso permite que ajustem seu tempo de trabalho e localização, criando um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Horários de trabalho flexíveis podem não ser possíveis para todas as empresas. Seus colaboradores podem precisar estar em sua empresa em horários específicos.
Mas ainda pode haver maneiras de oferecer flexibilidade, como horários de almoço flexíveis, por exemplo. Quando os colaboradores podem viver suas vidas fora do trabalho, ficam mais satisfeitos e menos distraídos enquanto estão no trabalho.
Sempre haverá aqueles que querem deixar a sua empresa. Eles encontrarão empregos nos quais estejam mais interessados, mudem de carreira ou iniciem seu próprio negócio.
O turnover não pode ser completamente eliminado. Mas, você pode reduzi-lo, fornecendo um local de trabalho onde os colaboradores querem ficar.
Seja um bom ouvinte
Os colaboradores querem se sentir ouvidos e ter validação de que sua opinião é importante. Buscar feedback regularmente permite que os líderes detectem problemas antecipadamente e implementem soluções.