Um Guia Simples Para Lidar Com O Estresse No Trabalho

“Todos nós temos problemas. É como lidamos com eles que nos fazem quem somos”.

Isso realmente é uma grande verdade.

Muitas pessoas não costumam ser capazes de lidar bem com o estresse e os pensamentos acabam ficando fora de controle.

O estresse gera esse loop infinito que, quando começa, é difícil de parar. O estresse leva a dormir menos e a comer pior, criando mais estresse, nunca chegando à raiz do problema.

Quando você está estressado, você não pensa claramente. Você faz escolhas ruins, e além dos efeitos físicos e mentais, isso pode ter um efeito terrível em seu trabalho.

Mas não tem que ser assim.

O estresse é realmente uma coisa muito positiva, dependendo de como você o vê. O segredo para transformar o estresse em um aliado, é olhar para ele como uma oportunidade em vez de um problema.

Muito mais fácil falar do que fazer, com certeza. Uma coisa importante a lembrar é que você não está sozinho. Muitos profissionais, de uma forma global, relatam estar estressados ​​no trabalho.

Veja como converter o estresse em um amigo, em algo positivo, permitindo que você possa extrair muitos benefícios de situações aparentemente desgastantes.

Por que O Estresse É Bom Para  Você

Antes de procurar maneiras de melhorar sua resposta ao estresse, é importante entender por que o estresse é bom para você. Comece sempre com o motivo.

O estresse é emocionante

Pense nisso.

Um pouco de estresse no trabalho é um bom sinal. Isso significa que você está envolvido, empolgado e apaixonado pelo que está fazendo.

Quando você se desafia e sai da sua zona de conforto é quando experimenta seu maior crescimento pessoal. Tornar-se mais desafiador vai deixá-lo um pouco estressado. Isso faz parte do processo.

O estresse melhora a memória e o foco

Pesquisas mostram que o estresse pode melhorar a memória e o foco, tornando-se algo bastante positivo no trabalho.

A razão para isso é que quando você está estressado, seu corpo tenta deixá-lo mais alerta, colocando-se no modo lutar ou fugir.

O estresse mantém você saudável

Quando você está estressado, seu corpo produz hormônios para combater doenças e mantém seu corpo saudável.

O estresse ajuda a impulsionar o sistema imunológico, o que é bom tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal.

Importante: como a maioria das coisas na vida, há um limite para o quanto isso é benéfico. Quando o nível de estresse se torna muito alto, causa danos tanto físicos como emocionais.

Sabendo disso, a estratégia é administrar seu estresse todos os dias, para que nunca atinja um nível de risco.

Estresse e desempenho

Uma das principais razões pelas quais precisamos deixar de ter tanto medo do estresse é que ele é realmente bom para o seu desempenho.

Quando não estamos estressados o suficiente, ficamos entediados e isso nunca é bom para nossa motivação ou produtividade.

Quando estamos muito estressados, ficamos sobrecarregados e não conseguimos lidar com a carga de trabalho que temos.

O que queremos encontrar é aquele ponto ideal, aquele equilíbrio que nos leva a atingir o máximo de desempenho.

Como Tornar O Estresse Um Aliado

Na raiz da redução do estresse, seja mais consciente e construa hábitos melhores em sua vida. Conheça algumas dicas simples para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o estresse.

Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Esta é sem dúvida a melhor dica para reduzir o estresse na sua vida.

Geralmente as pessoas são muito sensíveis quando alguém critica seu trabalho. Trabalhe no sentido de não ser tão vulnerável e ver o feedback ou uma crítica como algo positivo.

Você precisa ver isso como uma oportunidade para crescer e melhorar, não como um insulto pessoal.

Desenvolva sua autoconfiança

Quando alguém com uma atitude positiva ou autoconfiante experimenta estresse, responde melhor a ele do que alguém que não tem tanta confiança em si mesmo.

Se você aumentar sua confiança, poderá lidar com a pressão dessas situações difíceis.

Construir sua autoconfiança requer tempo e esforço, e acontece através de coisas como uma conversa positiva, uma mentalidade de crescimento e fazendo coisas que deixam você feliz.

Ter forte apoio social

Ter algumas conexões estreitas e fortes com pessoas em quem você pode se apoiar durante situações estressantes é uma ótima maneira de facilitar a gestão do estresse.

Uma das maneiras mais poderosas de reduzir o estresse é liberar uma substância química em seu corpo chamada ocitocina, e isso ocorre através do contato e do apoio social.

Exercícios

Especificamente, a prática de exercícios físicos nos ajuda a responder melhor à ameaça inicial do estresse. Ficamos mais fortes tanto mental quanto fisicamente, consequentemente mais equipados para lidar com isso.

Os níveis de estresse diminuem, proporcionando mais felicidade na vida em geral.

Aprenda a relaxar

Você precisa aprender a relaxar e manter a calma. Você pode praticar atividades, como:

  • Meditação
  • Ioga
  • Exercícios de respiração profunda
  • Trechos rápidos de autosugestão

É algo que você deve construir como um hábito em sua vida diária.

O estresse entrará em sua vida, goste ou não, mas se você puder criar hábitos de relaxamento, conquistará melhores resultados.

Caminhar

Antes de responder um e-mail ou fazer um telefonema que representam uma situação difícil, levante-se e caminhe um pouco.

Pode ser em outros andares do prédio onde você trabalha, em outras sessões, na rua, enfim. Uma saída rápida para deixar a mente vagar e esticar as pernas.

Acredite, isso faz um grande efeito. Quando você voltar para o e-mail ou o telefonema difícil, estará melhor preparado.

Como você percebeu, essas coisas são mais fáceis de dizer do que de fazer, mas o truque é começar pequeno e ter uma mentalidade realmente experimental.

Teste diferentes coisas para ver o que funciona melhor para você ou onde você pode melhorar. Esteja consciente do que está acontecendo em sua vida e seja grato pelo que você tem.

Você pode gerenciar o estresse para que ele não tire o melhor de você e viva uma vida produtiva, feliz e saudável.

Outras Abordagens

Infelizmente, o estresse no trabalho tem consequências significativas para a saúde, que vão desde os relativamente benignos – mais resfriados e gripes – até os mais sérios, como as doenças cardíacas e a síndrome metabólica.

Mas, em função do estresse no trabalho ser tão comum, encontrar um local de baixo estresse pode ser difícil ou impossível para muitas pessoas.

Uma escolha mais realista seria simplesmente adotar estratégias mais eficazes para reduzi-lo. Experimente aplicar as seguintes técnicas de gerenciamento de estresse:

Comece o seu dia com o pé direito

Depois de engolir um café correndo em vez de algo saudável, levar as crianças para a escola, esquivar-se do tráfego intenso, muitas pessoas chegam no trabalho já estressadas e mais reativas ao estresse.

Se você começar o dia com uma boa nutrição, um planejamento adequado e uma atitude positiva, poderá sentir que o estresse do ambiente de trabalho não irá lhe afetar de maneira tão significativa.

Seja claro em requisitos

Um fator que contribui para o esgotamento de tarefas é um requisito pouco claro. Se você não sabe exatamente o que se espera de você ou se os requisitos mudam constantemente, você pode se ver muito mais estressado do que o necessário.

Se você se vê caindo na armadilha de nunca saber se o que está fazendo é suficiente, pode ser útil conversar com seu líder e ultrapassar as expectativas e estratégias para realizar bem suas tarefas. Isso pode aliviar o estresse de vocês dois!

Fique longe do conflito

Como o conflito interpessoal prejudica sua saúde física e emocional, e como o conflito entre colegas de trabalho é muito difícil de escapar, é uma boa ideia evitar conflitos, o máximo possível.

Isso significa não fofocar, não compartilhar muitas de suas opiniões pessoais sobre religião e política e tentar evitar o humor colorido do escritório.

Tente evitar as pessoas que não trabalham bem com outras pessoas. Se o conflito te encontrar de qualquer maneira, aprenda a lidar com isso apropriadamente.

Seja organizado

Mesmo que você seja uma pessoa naturalmente desorganizada, planejar com antecedência para se manter organizado pode diminuir bastante o estresse no trabalho.

Ser organizado com o seu tempo significa menos pressa de manhã para evitar atrasos e não ter que ficar até mais tarde no final do dia.

Manter-se organizado significa ser mais eficiente com seu trabalho, evitando os efeitos negativos da desordem. A desorganização afeta seu tempo, dinheiro e gera estresse.

Fique confortável

Outro estressor surpreendente no trabalho é o desconforto físico. Você pode não notar o estresse que sente quando está em uma cadeira desconfortável por alguns minutos.

Mas se você praticamente mora naquela cadeira quando está no trabalho, pode ter uma dor nas costas e ser mais reativo ao estresse por causa disso.

Mesmo pequenas coisas como o ruído do escritório podem causar distrações e causar frustração de baixo nível. Faça o que puder para garantir que você esteja trabalhando em um local tranquilo, confortável e relaxante.

Esqueça a multitarefa

A multitarefa já foi anunciada como uma forma fantástica de maximizar o tempo e fazer mais em um dia. Até que as pessoas começaram a perceber que, quando tinham um telefone no ouvido e faziam cálculos ao mesmo tempo, sua velocidade e precisão, para não mencionar a sanidade, ficavam prejudicadas.

Há um certo tipo de sentimento de fraqueza que vem da divisão do foco que não funciona bem para a maioria das pessoas.

Em vez de multitarefa, tente uma nova estratégia conhecida como chunking, que significa dividir as tarefas em blocos e buscar a flexibilidade para manter o máximo de foco pelo maior período ininterrupto de tempo possível.

Deixe um comentário

Rolar para cima