Seu Colaborador Não Está Engajado? Saiba As Razões

O desligamento de um colaborador é algo bastante oneroso para as empresas. Então, antes de demitir alguém por falta de engajamento, você deve procurar resolver o problema, buscando saber quais as razões que levaram o seu colaborador a ficar desmotivado.

Pense sobre isso…

Quando um aluno age de forma indevida na escola, geralmente é um sintoma de um problema maior, como questões em casa.

Não importa quantas vezes o aluno seja advertido ou suspenso. O comportamento dele não será corrigido porque não é esse o problema. É uma reação a algo fora disso.

O mesmo vale para os comportamentos no trabalho. O desengajamento é um sintoma de um problema maior, e é o seu trabalho como líder chegar à raiz dele.

Sinais De Falta De Engajamento

Colaboradores desengajados podem executar sua carga de trabalho, mas entregar um produto final de baixa qualidade.

Colaboradores engajados, por outro lado, mostram iniciativa, aproveitam seu trabalho e estão ansiosos para assumir novos projetos.

Eles têm uma motivação geral para trazer mais à equipe e vão além do que lhes é pedido, trabalhando não apenas por um salário, mas para desenvolver uma carreira.

Insatisfação

Certifique-se de se comunicar constantemente, dar reconhecimento adequado e feedback significativo. Ninguém tem energia interna inesgotável para trabalhar continuamente, sem um tapinha nas costas de vez em quando. Somos humanos!

É muito importante também saber se seus colaboradores recomendariam ou não a empresa como local de trabalho. Você pode realizar uma pesquisa, perguntando:

“Em uma escala de zero a dez, qual a probabilidade de você recomendar essa empresa como um local para trabalhar?”

Como ler a escala:

Os colaboradores com nota 9 ou 10 seriam os chamados promotores. Além de estarem felizes com o trabalho que realizam, também estão satisfeitos com a empresa, a ponto de recomendá-la para outras pessoas.

Aqueles que têm 7 ou 8 são passivos. Eles não possuem uma opinião clara a respeito de sua própria condição e menos ainda sobre a organização.

Um colaborador que atribui uma pontuação de 6 ou menos é alguém que realmente não está satisfeito com seu trabalho e com a empresa, podendo inclusive lançar críticas negativas em sua rede de relacionamentos.

De um modo geral, gostamos de melhorar e participar de coisas com as quais nos importamos e que são significativas para nós.

Portanto, esses colaboradores não estão se conectando com a missão e os valores da empresa ou não estão felizes no seu ambiente de trabalho.

  • Como reverter

Sempre que possível, ofereça a eles benefícios que demonstrem sua gratidão e reconhecimento, como a opção de trabalharem remotamente, lanches ou refeições saudáveis ​​sem custo ou subsídios para frequentarem uma academia.

Benefícios adicionais como esses são importantes para tornar a experiência geral do colaborador positiva. Mas tenha em mente que ações como estas são para conquistá-los, não para comprá-los.

Sem uma base de respeito, alinhamento e grande comunicação, qualquer vantagem de nada valerá.

Evitam o líder

Nem sempre é fácil para os colaboradores falarem com seus líderes, seja por timidez ou até mesmo medo. Existem líderes que nunca cumprimentam, não esboçam um sorriso e não sabem sequer o nome de seus colaboradores.

  • Como reverter

Diga bom dia, sorria, seja positivo e ofereça feedback com frequência. Faça parte da equipe, não acima dela e crie um ambiente seguro baseado no respeito mútuo, confiança e valorização.

O trabalho não deve ser um lugar assustador para ninguém.

Queixas sobre o trabalho

Pense que, quando temos uma doença, como uma dor de cabeça, nos queixamos de que nossa cabeça dói.

O mesmo vale para os colaboradores que reclamam. Existe alguma razão. Há algo sobre o trabalho que está incomodando ou fazendo com que eles se sintam infelizes.

  • Como reverter

Faça a si mesmo estas perguntas:

Seus colaboradores estão trabalhando sob pressão constante?
Você está esquecendo de reconhecer?
Você costuma cancelar ou esquecer de marcar sessões de feedback?

Examine a situação e veja se há algo que você precisa melhorar.

Perdem o foco facilmente

Colaboradores descomprometidos acham difícil concentrarem-se em seu trabalho, de modo que passam a ocupar seu tempo fazendo outras coisas, como ir ao banheiro com frequência exagerada, conferir suas redes sociais ou olhar para o relógio a todo instante.

Por que isso acontece? Pode ser que eles estejam sobrecarregados com a carga de trabalho, ou tenham que atingir metas irrealistas, por exemplo. É responsabilidade da liderança buscar os motivos reais do problema.

Quando a pessoa sente estímulo pelo que faz, realiza seu trabalho com entusiasmo.

  • Como reverter

Ofereça orientação e ajude a encontrar soluções se a carga de trabalho não for gerenciável. Por outro lado, certifique-se de que eles não sejam subestimados e tenham trabalho suficiente para estimulá-los.

Ter uma conversa aberta, individual, sobre o seu papel dentro da empresa e como eles se vêem idealmente contribuindo. A transparência é fundamental, portanto, ajude a iniciar a conversa e veja o que precisa ser corrigido.

O trabalho é apenas bom o suficiente

Muitas vezes, você pode dizer o quanto os colaboradores estão envolvidos ou não pela qualidade de seu trabalho.

Alguém que se sente confortável ao entregar um rascunho final desleixado, não se preocupa com as consequências pessoais ou com o sucesso da empresa como um todo.

Se bom o suficiente se torna parte do vocabulário, há um problema, mas você tem que perguntar por que isso está acontecendo. Pode ser excesso de trabalho ou estão sendo o seu espelho.

Se você não regar uma planta, ela não vai crescer.

  • Como reverter

Não importa o quão ocupado você esteja, lembre-se de mostrar aos colaboradores respeito e apreço. Ofereça um reconhecimento significativo e eles retribuirão o respeito produzindo um trabalho de qualidade.

O reforço positivo para um trabalho bem feito não é um conceito novo, mas é sólido.

Busca de emprego

Procurar outro emprego significa que o colaborador já ultrapassou um determinado limite e é possível considerá-lo com um pé fora da empresa.

A rotatividade de colaboradores não apenas sobrecarrega uma equipe e seu fluxo de trabalho, mas também custa muito dinheiro.

Por isso é importante trabalhar no problema antes que ele exista, e isso significa começar com uma integração abrangente e bem sucedida.

35% dos colaboradores dizem que muitas vezes esperam três meses para obter feedback. E nesse ponto, pode ser tarde demais.

  • Como reverter

Seja fiel à sua palavra. Se você disse que faria feedback mensal, de forma individual e em equipe, faça. Os colaboradores esperam por isso.

Tenha uma política de portas abertas para que eles saibam que podem conversar com você sempre que precisarem, de forma natural e sem medo.

Pense além do agora, oferecendo programas de desenvolvimento profissional para que eles se sintam seguros de que você está investindo em seu futuro na empresa.

Sem esse diálogo constante e aberto, você poderá ser pego de surpresa com algum pedido de demissão e sua equipe ficará com lacuna, que nem sempre é fácil de preencher de forma rápida e com a pessoa ideal.

Culpa os outros por erros

Todo mundo comete erros. É da natureza humana. E tudo bem, mesmo no trabalho. Muitas vezes, os erros são recursos valiosos.

Um colaborador engajado aceita os erros como parte do processo, procurando fazer melhor da próxima vez. Nem sempre é fácil confessar e admitir as próprias falhas, mas alguém que está comprometido consigo mesmo e com a empresa busca aprender e melhorar.

Pessoas que não estão engajadas vão encontrar várias desculpas para justificar erros ou culpar outros membros da equipe, em vez de assumir a responsabilidade.

  • Como reverter

Remova o medo deixando que seus colaboradores saibam que erros honestos são bem-vindos e que todos estão ali para aprender.

Incorpore essa mentalidade em seu modelo de negócios e na cultura da empresa. Elogie os colaboradores sobre como eles tentam corrigir seus erros, em vez de repreendê-los.

Remova a vergonha, não escondendo erros do resto da equipe, principalmente os seus como líder. Indique o que a equipe pode aprender com a tentativa e erro, mantendo o ambiente de trabalho positivo.

Evita a participação na equipe

Cada equipe tem alguns membros que preferem trabalhar de forma independente e isso é totalmente aceitável. Pessoas introvertidas podem ser altamente envolvidas e trazer muito para a equipe. Elas simplesmente têm uma maneira diferente de trabalhar.

Mas não dar apoio aos colegas de trabalho ou não querer participar de iniciativas do grupo é outra história. Conforme pesquisas, muitos colaboradores não sentem que têm interação suficiente com seus colegas no trabalho.

Como líder, é sua tarefa incentivar a colaboração e a confraternização entre a equipe.

  • Como reverter

Você pode programar almoços periódicos da equipe, por semana ou quinzena, reunindo o grupo fora do ambiente de trabalho. A informalidade irá aproximá-los de forma mais descontraída.

Sempre que possível, organize as reuniões depois do trabalho e em um ambiente mais social.

Você também pode marcar reuniões da equipe na manhã de segunda-feira, aproveitando o momento para saber mais sobre como foi o final de semana de seus colaboradores.

Isto irá mostrar que você se importa com o bem-estar deles não só como profissionais, mas como pessoas também. Inicie a semana com conexão e conversa.

Basicamente, inspire comunicação constante e crie oportunidades divertidas para a equipe interagir.

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