O que você coloca em seu corpo diariamente afeta você, muito mais do que pensa. A comida tem o poder de fazer você se sentir energizado e feliz, ou cansado e sem disposição.
Desenvolver hábitos alimentares saudáveis não é tão difícil ou tão restritivo quanto muitos imaginam.
Os passos essenciais são comer principalmente alimentos derivados de plantas, como vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e nozes, além de limitar alimentos altamente processados.
Se você comer alimentos de origem animal, poderá adicionar alguns produtos lácteos, peixes, aves e carne magra.
Estudos mostram que pessoas que comem dessa maneira têm um risco reduzido de doenças cardíacas, diabetes e possivelmente câncer e outras doenças crônicas.
Trabalhe Melhor Comendo Melhor
Conheça algumas diretrizes para a construção de uma dieta saudável, que irão lhe proporcionar mais energia e saúde, revertendo em maior disposição e produtividade.
Sementes de Chia
Não deixe o tamanho enganar você. Essas pequeninas sementes guardam um grande potencial energético. Além de impulsionar a função cognitiva com ácidos graxos essenciais, Omega 3 e proteínas, promovem outros benefícios, como:
- Aumento do metabolismo;
- Pele mais saudável;
- Aumento de energia;
- Saúde do coração;
- Saúde digestiva;
- Ossos mais fortes.
E elas são fáceis de incluir em praticamente qualquer outro alimento, como aveia, sopas, saladas, etc.
Mirtilos
São um superalimento que dão suporte à memória e ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças atacando os radicais livres. Outros benefícios:
- Combate o colesterol ruim:
- Combater o envelhecimento;
- Promover a saúde do coração;
- Ajuda na digestão;
- Facilita a perda de peso.
Mesmo apenas meia xícara por dia fará a diferença na sua saúde geral, aumentando sua produtividade para que você tenha dias mais focados e eficientes.
Nozes
Possuem importantes nutrientes em sua composição como omega 3, omega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina.
Você pode consumi-las ao longo do dia. É natural querer comer enquanto você trabalha. O ato de comer oferece um momento de alívio do foco, é prazeroso e nosso cérebro precisa de alimento para manter a concentração.
No entanto, você precisa tomar cuidado com a mastigação irracional…
É muito fácil devorar um pacote de batatas fritas, mas alimentos pesados diminuem seu humor e sua capacidade de produzir.
Nossos corpos consomem muita energia tentando digerir comidas ricas em calorias e de baixo valor nutritivo.
Você já comeu hambúrguer e batatas fritas no almoço ou uma fatia de pizza e depois voltou ao trabalho? Você pode ter satisfeito um desejo momentâneo, mas depois, com certeza, você só queria tirar um cochilo.
Pesquisadores descobriram que a força da relação entre estresse e fome varia ao longo do dia, chegando à tarde nos dias de semana e à noite nos fins de semana.
Isso pode ajudar a explicar por que o desejo por um biscoito gigante geralmente acontece durante uma tarde frenética no trabalho.
O melhor de escolher as nozes como um lanche da tarde é que, além de serem saudáveis e aumentarem a concentração, proporcionam a sensação de saciedade e não possuem um nível alto de calorias. Outros benefícios:
- Ajuda na prevenção do diabetes e câncer;
- Ajuda na perda de peso;
- Melhora o sono;
- Tem propriedades anti-inflamatórias;
- Promove pele e cabelo mais saudáveis.
Sementes de Cânhamo
As sementes de Cânhamo, assim como as sementes de Chia, são muito fáceis de adicionar à sua rotina.
Basta colocar um pouco no seu iogurte, aveia ou um sanduíche integral. Incorpore também as suas principais refeições, como almoço e jantar.
É uma ótima maneira de levar nutrição e energia a todas as refeições. Outros benefícios:
- Promove a saúde da pele e dos cabelos;
- Ajuda a equilibrar hormônios;
- Ajuda com a saúde do coração;
- Reduz a inflamação;
- Reduz o colesterol ruim.
Dica para líderes:
Semelhante à Chia, esse é outro alimento fácil de manter no ambiente de trabalho para os colaboradores compartilharem. Basta deixar um pacote na geladeira para que todos possam adicionar ao seu café da manhã ou almoço.
Também leva as pessoas a deixar suas mesas e andar um pouco, o que é muito importante. Fazer uma pausa de vez em quando para esticar as pernas ajuda a manter o foco.
Fornecer aos colaboradores esses recursos, criando uma cultura de valorização e boas vibrações.
Esta é uma forma de trabalhar com sua equipe e encontrar maneiras de tornar a alimentação saudável mais acessível durante o dia.
Chocolate preto
Tem excelentes benefícios para a saúde. Além de fazer você feliz, o chocolate preto possui antioxidantes.
Mantenha uma barra de chocolate amargo com 70% de cacau na geladeira e por volta das 4 da tarde consuma 2 ou 3 quadrados.
A cafeína também existente no chocolate, vai dar-lhe um pequeno impulso, substituindo o excesso de café.
Ao escolher seu chocolate, sempre procure um alto teor de cacau e um baixo teor de açúcar, mas lembre-se que o cacau é naturalmente amargo.
Consumindo chocolate preto você estará fazendo uma coisa boa pelo seu cérebro e pelo seu corpo, pois seus minerais como potássio, zinco, selênio e ferro e o alto conteúdo de flavanóis, ajudam o sangue e o oxigênio a atingir o cérebro para aumentar a concentração e a memória. Outros benefícios:
- Reduz a inflamação;
- Diminui a pressão sanguínea;
- Eleva o bom colesterol;
- Reduz os hormônios do estresse;
- Protege a pele dos danos causados pelo sol.
Abacate
As pessoas têm sentimentos contraditórios sobre o abacate porque, tecnicamente, eles são alimentos ricos em gordura. No entanto, a gordura monoinsaturada é o tipo bom de gordura, saudável para o coração.
Curiosamente, os abacates contêm ainda mais potássio do que as bananas, e isso é importante porque, normalmente, as pessoas não ingerem potássio suficiente em suas dietas. O potássio ajuda a baixar a pressão sanguínea. Outros benefícios:
- Reduz a inflamação;
- Rico em fibras promovendo a saúde metabólica;
- Diminui o colesterol ruim;
- Rico em antioxidantes;
- Promove a saúde do fígado.
Manteiga de amendoim
O amendoim, nativo da América do Sul é uma leguminosa, que por acaso tem o mesmo sabor de uma noz.
A primeira coisa a lembrar é que, ao comprar manteiga de amendoim, evite marcas que adicionaram açúcar. Procure produtos na seção de alimentos naturais. Quanto menor a lista de ingredientes, melhor.
Naturalmente, os amendoins contém proteínas, fibras, potássio e o bom tipo de gorduras monoinsaturadas que promovem a função saudável do coração e do cérebro.
Uma fatia de pão integral com manteiga de amendoim, uma banana picada e sementes de cânhamo é uma ótima opção de refeição matinal, rica em proteínas que ajudarão você a manter-se saciado e energizado durante toda a manhã.
Água
É provável que você não esteja bebendo bastante água durante o dia. Nosso corpo é composto por 80% de água, e nosso cérebro é composto por mais de 70% de água. Então, se estivermos desidratados, não estaremos funcionando com toda a nossa capacidade.
Pense nisso como uma planta. Quando uma planta não recebe água suficiente, ela murcha. Nós trabalhamos da mesma maneira. Quando não mantemos nossos corpos hidratados, não funcionamos adequadamente.
A água deve ser a primeira coisa que você coloca em seu corpo todas as manhãs para fazer tudo fluir.
Para deixá-la mais interessante, adicione alguns sabores naturais, como limão, laranja, gengibre, etc.
Cenouras Cruas
Elas contêm um flavonóide redutor da inflamação que pode levar ao declínio cognitivo. Elas também são ricas em carboidratos, o que é importante para o funcionamento do cérebro. Outros benefícios:
- Teor elevado de vitamina A promovendo olhos saudáveis;
- Ajuda a prevenir certos tipos de câncer;
- Antioxidante betacaroteno que retarda processo de envelhecimento;
- Promove uma pele mais saudável;
- Ajuda a prevenir doenças cardíacas.
Lave bem as cenouras antes de cortá-las, mas não tire a pele para conservar os nutrientes ali existentes. Evite comprar as cenouras que vêm em sacos plásticos. Tem havido um debate contínuo sobre seus possíveis riscos à saúde, por isso é melhor não arriscar.
Ovos
Os ovos são uma obrigação em sua dieta. Eles estão entre as melhores fontes de colina, um nutriente extremamente importante para o cérebro e saúde cognitiva. Outros benefícios:
- Rico em ferro;
- 9 de 10 aminoácidos;
- Rico em proteínas;
- Rica em antioxidantes;
- Fonte significativa de vitamina D, que nos falta principalmente nos meses de inverno.
Beterraba
Observe o tom roxo. Isso significa que elas são excepcionalmente ricas em antioxidantes, então você vai querer incluí-las na sua dieta.
Possuem alto teor de nitratos, substâncias que ajudam a abrir o fluxo de oxigênio para o cérebro. Outros benefícios:
- Aumentam a resistência;
- Combatem a inflamação;
- Possuem muitas propriedades anti-cancerígenas;
- Auxiliam na desintoxicação.
Óleo de coco
O óleo de coco chegou ao topo da lista de alimentos populares nos últimos anos, principalmente porque é benéfico em várias situações. Pode ser utilizado de diversas formas, como:
- Hidratante e condicionador;
- Um anti-séptico, porque tem propriedades antibacterianas naturais;
- Como óleo de cozinha em vez de óleo vegetal;
- Pode ser adicionado ao café no lugar de leite ou creme.
Eles possuem triglicerídeos de cadeia média que se decompõem em cetonas, utilizadas pelo cérebro como combustível. Apenas certifique-se que o óleo que você compra é cru. Outros benefícios:
- Ajuda na digestão;
- Cura infecções;
- Melhora a saúde dos ossos;
- Ajuda na prevenção do mal de Alzheimer.