Como Construir Uma Cultura De Reconhecimento De Colaboradores

 

O reconhecimento dos colaboradores é amplamente reconhecido como uma ferramenta poderosa para envolvê-los na missão de qualquer organização.

No entanto, com demasiada frequência, as iniciativas de reconhecimento fracassam. Uma das principais razões pelas quais isso acontece é que os empregadores tendem a olhar para o processo de criação de um programa de reconhecimento como uma transação lógica.

Muitos ainda encaram este processo como uma campanha destinada a manter os números de rotatividade baixos em vez de um verdadeiro esforço holístico para avaliar as contribuições dos colaboradores.

Embora exista um elemento estratégico que pode e deve estar vinculado à cultura e aos valores organizacionais, a criação de uma verdadeira cultura de reconhecimento é a única maneira de garantir o sucesso a longo prazo.

E mudar a cultura não é tão simples como ligar um sistema ou iniciar um processo. Requer um planejamento cuidadoso e deliberado.

Criar uma cultura de gratidão é algo que qualquer empresa pode fazer para melhorar a experiência do colaborador. O reconhecimento pode apoiar a mudança cultural, tornando-a tangível e pessoal.

Usando O Reconhecimento Para Reforçar Os Comportamentos

A mudança de comportamento é um desafio, mas o reconhecimento e a apreciação ajudam a mudar os comportamentos de maneira não ameaçadora.

Se um colaborador exibir uma atitude correta, certifique-se de que ele e seus colegas saibam que tal atitude é reconhecida, incentivando a todos seguirem pelo mesmo caminho.

Uma das maneiras mais fáceis de oferecer reconhecimento é usar recompensas monetárias como um bônus acrescido ao salário ou cartões-presente para agradecer aos colaboradores pelo excelente trabalho ou ações.

Mas lembre-se: o dinheiro mostrou ter um poder motivacional mínimo quando oferecido sozinho.

Ao priorizar o reconhecimento e recompensar em segundo lugar, você pode aumentar o desempenho e a motivação dos colaboradores, minimizando os efeitos colaterais negativos.

Tenha em mente que os tempos mudaram. Há um tempo atrás, as pessoas trabalhavam para qualquer empresa que pagasse o maior salário.

Agora, muitos fatores influenciam os melhores colaboradores na escolha de seu local de trabalho. Um deles é a valorização.

Na força de trabalho atual, ser apreciado vai muito além do valor em reais de seu pagamento. Demonstrar apreço aos seus colaboradores só fará da sua organização um ambiente melhor para trabalhar, e isso permitirá que ela cresça.

Com isso em mente, veja algumas dicas que você pode seguir para criar uma cultura em que seus colaboradores se sintam reconhecidos e valorizados.

Se você vê algo que gosta, diga

Isso não precisa ser constante, mas se você ver um colaborador indo além, agradeça. Diga o quanto você aprecia o trabalho dele. Isso vai demonstrar que você está atento e que ele  não passou despercebido.

Você pode pensar que isso é desnecessário e óbvio, porque as pessoas sabem quando estão fazendo um bom trabalho, mas um pouco de reforço positivo é sempre algo muito bom de se ouvir.

Para não mencionar, isso pode causar uma competição amistosa no local de trabalho, ajudando a impulsionar a inovação e a colaboração.

Personalize seus presentes

Quando chegar o momento dos aniversários ou outras festividades como Natal por exemplo, se a sua organização permitir presentes para seus colaboradores, torne-os pessoais.

Mesmo que os presentes sejam iguais para todos, inclua um cartão personalizado específico para cada um de seus colaboradores.

Esteja aberto ao crescimento

Ninguém entra em um emprego com a esperança de permanecer nessa posição para sempre. Cada pessoa leva consigo objetivos diferentes em mente.

Reserve um tempo para estar com cada um de seus colaboradores, avaliar onde eles esperam chegar a longo prazo e, em seguida, tente colocá-los em posições para consigam chegar lá.

A Verdade Sobre O Reconhecimento

Todos nós queremos e precisamos de reconhecimento. Desde muito cedo, ansiamos por isso, seja pelos nossos pais, professores ou amigos.

Toda a nossa vida é modelada em torno de constante feedback e reconhecimento social. Tão forte é o nosso desejo de afirmação positiva, particularmente durante os períodos de desenvolvimento, que até uma reação neutra pode ser percebida como negativa.

Quando nos encaminhamos para o mercado de trabalho, essa orientação não é diferente. É fundamental que os empregadores se concentrem em como podem tornar parte de sua filosofia de gestão, o reconhecimento autêntico e significativo, a fim de reter os melhores talentos e incentivar o alto desempenho.

Todas as empresas enfrentam a questão de como reconhecer e recompensar seus colaboradores. Sempre foi um grande desafio de uma gestão eficaz.

Mas hoje, à medida que a competição por talentos se torna mais forte, as formas pelas quais as organizações valorizam suas equipes se tornam cada vez mais importantes.

Mas criar um programa de reconhecimento não é algo que as organizações fazem uma vez e aceitam como perfeitas.

Grandes organizações estão constantemente reiterando e reavaliando o modo como recompensam os colaboradores, mudando para atender as suas necessidades e às expectativas do mercado.

À medida que as empresas crescem, isso se torna ainda mais um desafio e os líderes são forçados a repensar a forma como agregam valor à experiência de reconhecimento dos colaboradores.

Como Criar Uma Cultura De Reconhecimento Significativa Em Sua Organização

Apesar do fato de que vários estudos provam a importância de um reconhecimento significativo, ainda é algo que muitas empresas lutam para definir e produzir.

Mesmo as organizações com culturas fortes, enfrentam desafios quando se trata de reconhecimento individual ou em equipe em uma grande escala organizacional.

Embora não haja um programa universal que funcione em todas as empresas, existem alguns elementos-chave do reconhecimento autêntico que todas as organizações e líderes podem usar para criar experiências mais significativas.

  • Seja específico, seja relevante

O reconhecimento é mais significativo quando está vinculado a uma realização específica ou objetivo comercial. Ser específico ajuda os colaboradores a relacionar o reconhecimento ao seu comportamento, incentivando o desempenho contínuo e forte.

  • Seja oportuno

Reconhecimento que é dado muito tempo depois que o fato ocorreu, perde seu significado. Quanto mais tempo os líderes levarem para reconhecerem os colaboradores, maior a probabilidade de que as ações sejam entendidas como menos autênticas.

  • O reconhecimento vem em muitas formas e tamanhos

Há uma grande quantidade de pesquisas que indicam que as pessoas são motivadas por mais do que dinheiro, mas os presentes monetários podem ajudar muito no reconhecimento.

Além de um bônus ou aumento, considere presentes pessoais, ingressos para eventos ou outros itens que mostrem aos colaboradores que sua recompensa é personalizada para eles.

  • Conecte-se ao cenário mais amplo

Use práticas de reconhecimento para ajudar os colaboradores a perceber que eles são valorizados na organização e fazem parte do sucesso de sua equipe, de seu departamento e da empresa como um todo.

Isso é particularmente importante quando as organizações crescem ou mudam, pois ajuda os colaboradores a criar uma sensação de segurança em seu valor para a empresa, motivando-os a continuar o trabalho de alto desempenho.

  • Torne-o pessoal

É essencial ser específico, pessoal e preciso. Nada poderia ser mais contraproducente do que errar os fatos e reconhecer alguém para o trabalho em geral, ignorando as realizações específicas.

Use palavras positivas e envolva o colaborador para mostrar que você realmente entende o que ele fez e quão difícil foi o trabalho.

Se você puder recompensar uma pessoa com base em seus interesses, o reconhecimento terá mais significado.

As comunicações verbais são o aspecto mais importante de uma cultura de reconhecimento eficaz, mas também é importante escrever sobre o reconhecimento em uma nota, carta, boletim informativo da empresa ou arquivo pessoal.

  • Crie um troféu com estratégia de gamificação

O principal objetivo dessa estratégia é estimular a participação de quem está envolvido em determinado projeto, pois ela instiga algumas características inerentes do ser humano, como a competitividade e a cooperação, além de envolver a ideia de status e senso de realização.

Um troféu rotativo ou placa pode gerar um grande entusiasmo a baixo custo. Algo simples pode gerar intensa competição. Os troféus não são absolutamente essenciais.

As estratégias de gamificação podem ser usadas de várias maneiras para recompensar e motivar seus colaboradores a alcançar padrões de desempenho mais altos.

Jogos e incentivos criam o tipo de cultura da empresa que recompensa o excelente desempenho e promove a colaboração da equipe e os objetivos da empresa.

  • Incentivos em todos os departamentos da empresa

Alguns colaboradores são claramente mais valiosos para uma empresa do que outros, mas a criação de uma cultura de reconhecimento nunca deve ser limitada aos principais cargos.

Cada pessoa deve ter oportunidades de ganhar reconhecimento, recompensas e progresso porque os colaboradores de cargos mais baixos na hierarquia são aqueles que mudarão para posições de maior autoridade se permanecerem na empresa.

Limitar o reconhecimento aos cargos de alto desempenho desencorajará os outros de tentar ganhar apreciação. Um programa bem gerenciado recompensa pessoas de todas as áreas e posições da empresa.

O interessante sobre o reconhecimento é que os programas simples funcionam tão bem ou melhor do que incentivos elaborados com muitas regras e restrições.

Reconhecimento de colaboradores e motivação positiva são ferramentas poderosas para obter o melhor de cada um da equipe.

As sugestões descritas acima são bons pontos de partida, mas, dependendo do seu negócio e do setor, você pode criar outros programas que reflitam as necessidades específicas de sua organização.

O reconhecimento pode ser tão simples quanto notas escritas à mão ou elogios verbais e tão complexo quanto um sistema de bônus baseado em desempenho projetado para aumentar o engajamento dos colaboradores.

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