O desligamento de um colaborador é sempre algo estressante para as partes envolvidas.
Apesar de aconselhamentos, advertências verbais e advertências escritas, a maioria dos colaboradores acredita que suas atitudes ou comportamento, não são motivos suficientes para um desfecho tão drástico quanto uma demissão.
Em parte, essa crença é incentivada pelas ações do empregador, ou muitas vezes, pela falta de ação.
Demitir um colaborador leva tempo, geralmente muito mais do que o merecido pelas circunstâncias, porque os empregadores procuram ser compreensíveis e dar oportunidades para que a pessoa tenha consciência de suas atitudes e mude seu comportamento.
Mas, mesmo que a demissão seja inevitável, é necessário agir da melhor forma possível, pois trata-se de um momento bastante delicado, envolvendo uma parte importante da vida do colaborador.
Além disso, dependendo do caminho escolhido, a forma como ocorre a demissão poderá gerar consequências negativas no restante da equipe.
Fazendo O Melhor Em Uma Situação Difícil
Mesmo para os melhores líderes, nada é mais desagradável do que demitir alguém. Mesmo quando o colaborador merece, essa é uma das tarefas mais difíceis que muitos líderes precisam enfrentar.
Mas o fato de isso incomodá-lo é um bom sinal. Significa que você tem empatia pelas pessoas que trabalham para você. Afinal, você está prestes a encerrar um ciclo de vida profissional de alguém.
Qualquer líder que se preze tem que ser competente o suficiente para saber o momento de demitir e humano o suficiente para entender como isso pode ser perturbador para quem está sendo demitido.
A boa notícia é que muitas pessoas de sucesso encontram seu verdadeiro caminho após serem demitidas. Anos depois, elas olham para o incidente como um momento crucial em suas carreiras.
Apesar desse fato não servir de consolo, você pode tornar a situação um pouco mais leve e menos constrangedora, tomando algumas precauções.
Veja algumas sugestões de como agir numa situação de desligamento, utilizando bom senso, consideração e respeito pelo seu colaborador, mas também respaldando você e sua organização.
Uma decisão consciente não deixa culpa
Você tomou uma decisão que acabou de interromper a vida profissional de alguém. Agora, aquele que era seu colaborador terá que fazer todo um trabalho novamente associado a uma pesquisa de emprego.
Eles terá que dizer adeus aos amigos e lidar com os sentimentos que têm sobre ser demitido. Vai ser uma mudança e ninguém aguarda ansiosamente qualquer uma dessas coisas, mas todas essas etapas são toleráveis.
Você não é culpado por ele precisar seguir outro caminho. Seu papel era ser o líder e gerenciar o desempenho dele.
Era de responsabilidade do colaborador fazer seu trabalho e atender às expectativas. Essa parte da equação – se ele atendeu ou não aos requisitos de trabalho – está nele, não em você.
Você será menos apreciado
Esteja preparado para perceber um sentimento de raiva, indignação e desaprovação da pessoa que você demite, assim como de seus amigos ou pessoas próximas.
E isso pode acontecer não apenas no curto prazo, mas também no longo prazo. É muito possível que você encontre essa pessoa no futuro e ela não fique animada em ver você.
Mas lembre-se: seu objetivo deve ser conquistar o respeito de seus colaboradores através da justiça, honestidade, competência e consistência.
Por outro lado, você é apenas humano. E é difícil ver um colaborador passar por uma situação difícil. Mas, assim como não é sua culpa, também não é sua responsabilidade resolver o problema.
Ficar calmo, mesmo diante de uma intensa reação emocional. Não é apenas a atitude profissional mais adequada. É também a mais útil.
Além disso, não tente parecer um líder legal jogando a responsabilidade da sua decisão em cima de outras pessoas. Frases do tipo “Se dependesse de mim …” confunde as pessoas e não trazem nenhum conforto adicional.
Se você está demitindo alguém, assuma! Perder o emprego já é bastante difícil. Ser demitido e não saber quem tomou a decisão ou por que isso aconteceu é pior ainda.
Demita o colaborador pessoalmente
A maneira como você despede um membro da sua equipe é extremamente importante. Não utilize nenhum método eletrônico como e-mails, mensagens instantâneas, mensagens de voz ou telefonemas.
Dê-lhe a cortesia que você daria a qualquer pessoa, reunindo-se com ele pessoalmente.
Também é importante lembrar que seus outros colaboradores terão conhecimento do fato, pois em tempos de dominância das mídias sociais, você deve levar em conta que a demissão propriamente dita e como ela ocorreu, não permanecerá um assunto privado.
Você terá criado um cenário no qual a confiança em você, dos demais membros da equipe, ficará abalada, pois acreditarão que você irá agir da mesma forma com eles, ou seja, sem a consideração que merecem.
Não aja sem aviso
Nada deixa um colaborador mais frustrado e com raiva do que se sentir surpreso quando é demitido. Antes de demiti-lo, tente determinar o que está causando a falha que gerou a demissão.
A menos que ocorra um ato imediato e notório, o colaborador deve receber feedback sobre treinamento e desempenho ao longo do tempo.
Se você decidir que o colaborador é capaz de melhorar seu desempenho, forneça toda a assistência necessária para incentivá-lo e apoiá-lo.
Documente cada etapa do processo de melhoria para que ele tenha um registro do que está acontecendo em cada etapa. Você também estará protegendo seus próprios interesses no caso de uma ação judicial sobre a rescisão.
Se você tiver certeza de que o colaborador pode ser recuperado e a função dele permitir, um plano de desempenho irá mostrar os requisitos de melhoria mensuráveis e específicos.
Sendo o desligamento inevitável, ele não deve ocorrer sem nenhum aviso.
Converse na presença de uma testemunha
Qualquer um pode processar alguém, a qualquer momento, por qualquer motivo, principalmente em casos de rescisão do contrato de trabalho. A melhor prática é incluir uma segunda pessoa na reunião, quando você demitir um colaborador.
Essa testemunha é frequentemente a pessoa da equipe de RH, com experiência em casos de demissão e que também pode ajudar a manter a discussão no caminho certo.
A pessoa de RH também pode garantir que os colaboradores sejam tratados de forma justa, igual e com profissionalismo, em qualquer departamento da empresa ou por qualquer liderança.
Fale apenas o necessário
Se você treinou e documentou o desempenho de um colaborador ao longo do tempo e forneceu relatórios frequentes, não há motivo para reiterar sua insatisfação ao demitir o colaborador. Essa atitude não acrescenta nada e é cruel.
No entanto, a maioria perguntará por quê. Tenha uma resposta preparada que seja honesta e corrija corretamente a situação, sem detalhes ou revivendo culpas.
Com certeza você quer que o colaborador mantenha sua dignidade durante o processo de rescisão. Então, você pode dizer algo, como:
“Já discutimos seus problemas de desempenho. Sua demissão tem a ver com seu desempenho não atender aos padrões que esperamos.
“Desejamos boa sorte em seus futuros empreendimentos e acreditamos que encontrará outro local de trabalho mais adequado para você, onde possa aproveitar melhor seus talentos.”
Ou você simplesmente pode lembrar ao colaborador que discutiu os problemas com ele ao longo do tempo e encerrar a conversa.
Seja claro para não deixar dúvidas
Não permita que o colaborador acredite que existe uma oportunidade de afetar sua decisão, portanto pense bem antes de chamá-lo para informar da demissão.
Você tem os seus motivos e se você optar por fornecê-los, que sejam razoavelmente articulados. Aproxime-se do colaborador com gentileza, preocupação e respeito, mas suas palavras devem ser diretas.
Após uma saudação inicial, diga a ele que o objetivo da reunião é informá-lo da sua decisão de demiti-lo, deixando claro em suas colocações que é algo definitivo.
Isso é mais gentil do que iludir o colaborador, fazendo-o acreditar que a decisão pode ser revertida.
Cuidado com itens de propriedade da empresa
Peça ao colaborador para entregar chaves, senha, crachá, smartphone, laptop, tablet e qualquer outro equipamento ou suprimentos da empresa durante a reunião de encerramento.
Você deve minimizar o contato do colaborador com os outros membros da equipe. Preservar a dignidade da pessoa deve ser uma prioridade.
Por outro lado, certifique-se de que ele não remova documentos ou itens de propriedade da empresa que o próximo colaborador precise.
Você é responsável pela confidencialidade do colaborador, mesmo que ele fale mal de você ou da empresa nas mídias sociais. São raros os casos em que as pessoas demitidas assumem a responsabilidade por suas ações e falhas no desempenho.
Interrompa o acesso aos sistemas de informação
Encerre o acesso do colaborador a seus sistemas eletrônicos, como e-mail, intranet, fóruns de contato com o cliente e assim por diante, durante a reunião de rescisão de contrato de trabalho ou um pouco antes.
Talvez você precise do auxílio da sua equipe de TI para garantir que a perda de acesso ocorra. Verifique também quais informações da empresa podem ter sido obtidas durante as semanas anteriores à demissão.
Ajude-o a seguir em frente
Quando você demitir um colaborador, o propósito da reunião não é humilhar ou prejudicar sua autoestima. Na verdade, os melhores interesses de todos são atendidos quando ele é capaz de avançar com sua vida o mais rápido possível.
A menos que o motivo da demissão tenha sido algo grave, por que não dar um impulso para o próximo capítulo de sua vida?
Fale sobre a procura de emprego e como começar. Diga a ele que suas contribuições foram valorosas. Sugira o tipo de trabalho que pode se encaixar em suas habilidades.
Use palavras de encorajamento como: “estamos confiantes de que você encontrará um local de trabalho que seja mais adequado para você”.
Você não precisa transformar a reunião em uma sessão de aconselhamento, mas faça com que ele deixe a empresa com palavras de incentivo na mente e de cabeça erguida.