Desenvolvendo A Inteligência Emocional Para Alcançar O Sucesso

“Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si mesmo é a verdadeira sabedoria. Dominar os outros é força; dominar a si mesmo é o verdadeiro poder. “-Lao Tzu

Em 1995, o psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman publicou um livro apresentando a maior parte do mundo ao conceito nascente de inteligência emocional – IE. A ideia que a capacidade de entender e administrar as emoções aumenta muito nossas chances de sucesso, decolou rapidamente e influenciou muito a forma como as pessoas pensam sobre as emoções e o comportamento humano. A Inteligência Emocional, também chamada de Quociente Emocional – QE, refere-se ao conjunto de habilidades utilizadas para identificar, compreender, controlar e avaliar as próprias emoções e a dos outros.

Para a maioria das pessoas, a inteligência emocional é mais importante do que o quociente de inteligência – QI, para obtenção de sucesso na vida pessoal e profissional. Como indivíduos, nosso sucesso cada vez mais depende da nossa capacidade de ler os sinais de outras pessoas e reagir adequadamente a eles. Na maioria das situações, a inteligência emocional, é mais importante que o QI. O quociente de inteligência é uma pontuação baseada em um teste padronizado de sua inteligência, enquanto o EQ é uma medida do nível de inteligência emocional de uma pessoa.

O QI ainda é o melhor indicador para o nível de emprego que você pode ter. Se você quer ser médico ou advogado, precisa de um alto QI, mas o sucesso na vida e no trabalho é muito mais complexo do que um teste padronizado. O maior motivo pelo qual o QI não prevê sucesso quando você está no trabalho é que todos com quem você está competindo são tão inteligentes quanto você, é quando a inteligência emocional pode fazer a diferença, outra razão pela qual o QI pode não ser o melhor indicador para prever o sucesso no local de trabalho é por causa do que é medido. Os testes de QI têm suas deficiências, algumas habilidades que são medidas, como vocabulário, aritmética e raciocínio espacial, não são muito relevantes no local de trabalho.

A ideia de inteligência emocional só se tornou popular depois de alguns trabalhos de Salovey e Mayer, quando o psicólogo Daniel Goleman escreveu seu livro Emotional Intelligence. O livro tornou-se um best-seller e o termo inteligência emocional estava começando a se tornar popular.

Modelo De Cinco Componentes De Goleman

Daniel Goleman escreveu sobre os cinco componentes da inteligência emocional, cada um deles envolvendo uma capacidade diferente de gerenciar nossas emoções.

Autoconhecimento

Esta é a nossa capacidade de reconhecer e entender nossos humores e emoções e como eles afetam os outros. Você tem que ser capaz de monitorar seu estado emocional e permanecer no controle, essa habilidade é altamente útil ao tentar comunicar-se efetivamente no trabalho, certificando-se de que a mensagem que você pretende transmitir seja bem recebida pelos colaboradores e colegas.

Autoregulação

Essa é nossa capacidade de pensar antes de agirmos. Igualmente importante é controlar ou mudar pensamentos negativos que podem perturbar nossas emoções, você precisa estar confortável com a mudança e a ambiguidade para ter uma boa autoregulação.

Aplicar essa habilidade se torna muito importante na construção de relacionamentos. É o componente que está entre confiança e respeito, que se forma quando se conecta com seus colaboradores.

Em outras palavras, quando os colaboradores vêem que você é capaz de manter a calma em situações estressantes e emocionalmente difíceis, eles sentirão que podem realmente se apoiar em você.

Motivação interna

Essa parte envolve o estabelecimento de metas para nós mesmos e o trabalho com uma atitude positiva. Esta é a nossa motivação intrínseca.

Empatia

Esta parte é sobre como as pessoas reconhecem os sentimentos dos outros e o que fazem com esses sentimentos.

A empatia é a habilidade de liderança mais importante, pois é extremamente útil em muitas situações. Uma delas é lidar com questões de desempenho, pois a empatia ajuda você a buscar as razões que geraram o fato, antes de pensar na correção.

Habilidades sociais

A parte final é sobre as habilidades sociais que as pessoas usam no dia a dia, como colaboração, gerenciamento de conflitos e construção de relacionamentos.

A chave para melhorar esse componente é encontrar uma base em comum com as pessoas com quem você está trabalhando.

Características Dos Líderes Emocionalmente Inteligentes

As habilidades de liderança são fáceis de reconhecer em muitos contextos como o local de trabalho, salas de aula, política e até mesmo no grupo familiar. As pessoas que tomam iniciativa, que têm uma visão e que podem criar estratégias, planejar e atingir metas para alcançar sua visão, são consideradas bons líderes, elas exibem essas habilidades quando trabalham em um ambiente de equipe e, geralmente, os membros de sua equipe apreciam essas habilidades, mas e sobre outros tipos de habilidades que compõem um bom líder, não apenas as habilidades profissionais?

Você pode ser altamente treinado e proficiente em seu campo, mas não conseguir trabalhar bem com os outros e levar sua equipe ao sucesso. É aí que entra a inteligência emocional, que é a capacidade de perceber com precisão as suas emoções e a dos outros, é conseguir entender e gerenciar os sinais que essas emoções enviam.

Você consegue imaginar alguém que nunca deixa seu temperamento sair do controle, não importa quais problemas esteja enfrentando? Ou alguém que tem total confiança em sua equipe, sabe ouvir, é acessível e sempre toma decisões com cautela e segurança? Essas são algumas qualidades de alguém um grau de inteligência emocional bastante desenvolvido. Conheça outras qualidades que os líderes emocionalmente inteligentes possuem.

Compaixão

Líderes que possuem alta inteligência emocional são muito compassivos. Eles se preocupam profundamente com seus colaboradores e estão sempre dispostos a ajudá-los em qualquer problema que tenham, dentro ou fora do trabalho, eles se preocupam mais com as pessoas do que com os lucros.

Autenticidade

Líderes emocionalmente inteligentes são autênticos e reais em tudo que fazem. Eles são seguros em suas emoções, pois mantêm suas convicções e conseguem se comunicar bem com sua equipe, mostrando de maneira clara qual direção seguir.

Respeito

Os líderes não apenas respeitam os outros, mas respeitam a si mesmos. Esse comportamento é sentido e apreciado pelo resto da equipe. Além disso, tratam todos da mesma forma em qualquer situação.

Confiança

Existe uma linha muito tênue entre ser arrogante e confiante. Os líderes com inteligência emocional desenvolvida reconhecem essa linha e não cruzam o seu limite.

Adaptação

Líderes com alto QE são capazes de se adaptar às circunstâncias devido às mudanças em seus locais de trabalho, ou em seus próprios papéis e dos membros de sua equipe.

A inteligência emocional permite que um indivíduo seja mais adaptável na sociedade. Estar ciente, entender e gerenciar suas emoções e as pessoas ao seu redor ajuda a navegar por um mundo em constante mudança.

Como Desenvolver Sua Inteligência Emocional

Provavelmente a diferença mais importante entre o quociente de inteligência e o quociente emocional é que a inteligência emocional certamente pode ser desenvolvida.

Através de treinamento e experiência, você pode melhorar seu QE e se tornar um líder melhor.

O caminho para aumentar sua inteligência emocional é a autoconsciência. Uma vez que você esteja ciente de suas próprias emoções, pode utilizar algumas técnicas para controlar e modificar essas emoções.

Com o tempo, você irá aprimorar suas habilidades tornando-as um hábito diário e genuíno, ampliando sua inteligência emocional.

Conheça algumas sugestões simples que podem ajudar você nessa caminhada.

Transforme o negativo em positivo

Você tem que trabalhar para substituir todos os pensamentos negativos em sua cabeça, por ideias e afirmações positivas.

Quando você cometer algum erro, ao invés de ficar lamentando e se culpando, diga “como posso melhorar isso da próxima vez?”

Com o tempo, você aprenderá a lidar facilmente com essas emoções negativas.

Gerencie o estresse

O estresse é inevitável e um pouco dele é algo positivo, pois faz com que você fique mais ligado nas situações.

O que não deve acontecer é você permitir que a tensão chegue em um nível elevado, a ponto de afetar sua vida e sua saúde.

Escutar uma boa música, fazer exercícios físicos, frequentar lugares com áreas verdes, são algumas opções que podem ajudar a reduzir o estresse.

Siga um modelo

Encontre alguém que já possua uma inteligência emocional mais desenvolvida e utilize-o como modelo. Veja como essa pessoa reage em certas situações, observe como ela se comunica com colaboradores e colegas.

Você pode solicitar assistência ou conselhos, pois sem dúvida, é o tipo de pessoa que não terá problema algum em ajudá-lo a construir sua inteligência emocional mais rapidamente.

Mantenha um diário

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar sua autoconsciência é praticar estar consciente. Conforme os acontecimentos vão ocorrendo ao longo do dia, observe quais são seus sentimentos e atitudes em relação a eles e anote-os em um diário.

Faça isso por cerca de uma semana. Depois, volte e leia suas anotações, analise o que você sentiu e fez  e veja se você mudaria alguma coisa ou se faria tudo novamente.

Conecte-se com colegas de trabalho

A única maneira real de desenvolver suas habilidades sociais é praticando. Aproveite os intervalos de almoço para estar um tempo com seus colegas de trabalho de uma forma leve, conversando sobre amenidades, sem a pressão das atividades profissionais.

Participe de eventos e tente se aproximar de alguém que você não conhece muito bem, colocando em prática suas habilidades de comunicação.

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