Atualmente, ouvimos muitas pessoas que se queixam de estarem estressadas ou entediadas em seu trabalho. Na verdade, essa é uma das razões pelas quais as pessoas trocam de emprego, com a esperança de experimentar algo diferente ou interessante.
Embora a questão pareça pequena, na verdade é algo que não pode ser ignorado por nenhuma organização, pois são fatores que também contribuem para o desgaste.
Para ajudar a resolver esse problema, muitas empresas estão introduzindo a gamificação no trabalho, tentando tornar o ambiente um pouco mais divertido para seus colaboradores.
Enquanto alguns especialistas acham que a gamificação ajuda a aumentar seu potencial de trabalho e engajamento, outros acham que pode não ser tão prático quanto parece.
Como esse é um conceito relativamente novo, a aplicação e os efeitos reais devem ser avaliados adequadamente.
Abaixo estão alguns aspectos que melhor explicam o conceito e esclarecem se é uma estratégia boa ou ruim para ser aplicada em uma organização e seus colaboradores.
Vantagens Da Gamificação
A gamificação refere-se à adição de elementos competitivos a atividades que geralmente não estão associadas a jogos.
Alguns desses elementos de jogo podem incluir competição amistosa, manter pontuação e premiar.
Uma variedade de organizações emprega estratégias de gamificação bem-sucedidas para ajudar a motivar colaboradores e até clientes.
Sua organização de vendas pode usar ferramentas de gamificação para ajudar a manter as equipes envolvidas e motivadas para vender cada vez mais.
Sendo bem planejada e devidamente implementada, a gamificação apresenta aspectos positivos, como:
Envolvimento dos colaboradores
Um dia de trabalho regular pode ficar entediante em algum momento, e esse é um dos motivos que faz o colaborador começar a perder o interesse pelo trabalho.
Se houver algum jogo ou concurso para os colaboradores, isso os deixará envolvidos e empolgados para ganhar a recompensa.
Dessa forma eles irão se interessar mais por suas atividades, a concentração e a produtividade aumentam, enquanto os erros diminuem.
Recrutamento
Um currículo bem escrito e uma ótima entrevista nem sempre refletem as habilidades reais ou o nível de motivação de um novo contratado.
Pedir aos candidatos que participem de atividades baseadas na mecânica de jogos com o objetivo de refletir as responsabilidades das atuais vagas de emprego, é uma maneira útil de avaliar suas habilidades em uma situação real.
Nesse contexto, jogos baseados em recrutamento também poderiam ser utilizados para medir aptidões mais amplas, geralmente aplicáveis a cargos de nível superior, como gerenciamento de conflitos e reconhecimento de padrões.
Algumas empresas estão utilizando este processo de recrutamento para identificar os pontos fortes dos candidatos e encaminhá-los para os departamentos apropriados.
Treinamento
Treinar os colaboradores para começarem a trabalhar nem sempre é prático na vida real, especialmente para startups.
O conhecimento teórico que as novas contratações recebem às vezes não é colocado em prática assim que iniciam suas atividades.
No entanto, gamificando o processo de formação, as empresas podem tornar o processo de aprendizagem profissional mais efetivo e envolvente.
Além disso, também estarão ajudando seus colaboradores a se integrarem à organização de maneira mais natural, durante suas primeiras semanas no trabalho.
Ao fazer com que os trabalhadores experimentem novas habilidades em um ambiente sem riscos e os apliquem no trabalho, as empresas iniciam suas novas contratações não apenas com as habilidades necessárias, mas também com um aumento da autoestima.
Desenvolvimento de liderança
As empresas que oferecem jogos de treinamento de liderança dão aos colaboradores a oportunidade de desenvolver suas habilidades, antes de serem colocados em uma posição de autoridade.
Isso os deixa mais motivados para assumir cargos de liderança, propor novas ideias no local de trabalho e também encaminhar outras pessoas para trabalhar em sua empresa.
Ajuda as lideranças a identificar os melhores
Ao introduzir a gamificação, os líderes podem avaliar melhor o potencial de suas equipes, testá-las por seus pontos fortes e fracos, escolher o melhor do grupo e decidir quem promover.
Isso é um acréscimo aos parâmetros regulares nos quais os colaboradores são avaliados.
Reconhecimento rápido pelos esforços
Na maioria das organizações, os colaboradores são recompensados por seus esforços após avaliações de desempenham, que geralmente são anuais.
Isso significa que eles têm que esperar em torno de 6 meses para saber como estão atuando. Introduzindo a gamificação, eles são medidos em um menor período de tempo e de uma maneira melhor.
O método ajuda o colaborador a entender seu próprio desempenho e em quais áreas precisa melhorar.
Participação mais ativa, melhores resultados
A gamificação deixa os colaboradores interessados, pois eles têm alguma recompensa extra, além do salário e incentivos regulares.
Eles também mostram um espírito competitivo, e isso torna a competição ainda mais interessante. Além disso, se o concurso for definido de forma adequada, há uma boa chance de que muitos colaboradores participem.
Quanto mais existir a participação ativa dos colaboradores, melhores serão os resultados.
Desvantagens Da Gamificação
No esforço sem fim de motivar os colaboradores, as empresas estão seguindo os videogames, adicionando pontuação e outros elementos semelhantes a jogos aos processos de trabalho diários para tornar as tarefas mais divertidas.
Alguns acreditam que, um dia, todo trabalho será de alguma forma gamificado, enquanto outros temem que seja apenas mais um modismo gerencial ou, pior ainda, uma nova forma temível de controle corporativo.
Conheça alguns pontos que devem ser levados em conta, antes de implementar esse conceito em sua organização.
Os colaboradores participam de maneira voluntária?
Gamificação pode parecer algo divertido e ser um desafio para alguns, mas pode ser exatamente o oposto para outros.
Caso você esteja obrigando todos a participarem, pode haver pessoas desinteressadas nele e podem se sentir pressionadas a fazê-lo, causando um impacto negativo na qualidade do trabalho.
Os colaboradores que não consentem em participar de jogos muitas vezes ficam frustrados. Sua produtividade pode sofrer.
Portanto, se você planeja introduzir esse conceito em sua organização, algumas precauções precisam ser tomadas.
Sem inovação, sem diversão, sem resultados
Um dos grandes problemas é que a maioria das organizações utiliza uma maneira muito genérica ao implementar o conceito de gamificação.
Elas introduzem algum sistema de pontos, níveis ou quadro de destaques para os colaboradores. Não funciona tão bem, pois são práticas muito comuns e não interessam realmente às pessoas.
Os gestores devem tentar implementar alguns jogos e conceitos inovadores que atraiam um grande número de colaboradores. Esta é uma das áreas em que a gestão não consegue atrair uma forte participação ativa.
Falta de honestidade
Quando os empregos, as promoções e outros benefícios são baseados em um jogo, a tentação de trapacear ou aproveitar as brechas do sistema pode ser difícil de resistir.
Ainda pior, os esforços para aumentar a concorrência interna podem levar os colaboradores a sabotar ativamente uns aos outros ou a fazer escolhas antiéticas, em vez de trabalharem juntos pelo bem da empresa, à medida que tentam atingir metas específicas.
Exclusão de métodos de aprendizado
A gamificação não deve excluir outros métodos de aprendizado. Nem todos na mesma organização têm um estilo de aprendizado idêntico, o que significa que a gamificação não funcionará para todos.
Algumas pessoas aprendem melhor por memorização, outras através de narração de histórias ou ainda, prática regular sem qualquer incentivo adicional.
Torne a gamificação uma opção para os colaboradores quando se tratar de treinamento, expor novas ideias ou alcançar indicadores de desempenho, mas não torne a participação obrigatória.
Motivação financeira
A gamificação enfraquece a motivação se for baseada apenas em dinheiro. Trabalhar em um ambiente corporativo tem sido tradicionalmente uma relação de troca de tempo e esforço por dinheiro.
Isso naturalmente leva a uma falta de motivação a longo prazo, especialmente para os millennials que querem se envolver em trabalhos que sejam acima de tudo significativos.
Se você está lidando com pessoas que estão desmotivadas porque sentem que só estão trocando tempo e energia por dinheiro, gerar receita com a gamificação não irá surtir o efeito desejado.
O processo é de cima para baixo
O processo de gamificação é totalmente de cima para baixo. O empregador cria as regras do jogo e, embora possam ser sociais, são as lideranças superiores que acompanham e avaliam o processo.
No entanto, as contribuições mais úteis ocorrem de baixo para cima, através dos colaboradores e de forma natural, sem a solicitação das lideranças.
Por exemplo, o Google dá a seus engenheiros 20% do tempo para trabalharem em qualquer projeto que desejem e essa estratégia resultou em grandes inovações como o Gmail e o AdSense.
Os colaboradores não são motivados a trabalhar em tais projetos pela possibilidade de recompensa, mas pelo fato de que o trabalho em si é intrinsecamente recompensador.
Outras considerações
A gamificação tem o potencial de revolucionar todo o processo de recrutamento, integração, treinamento de liderança corporativa e conformidade com RH.
Enquanto as empresas tratarem seus colaboradores de maneira justa dentro do contexto da gamificação, o potencial para mudar o envolvimento e a satisfação no local de trabalho é ilimitado.
O problema que a gamificação corporativa está tentando resolver é real: a falta de engajamento da força de trabalho.
No entanto, mesmo que algumas empresas tenham visto resultados positivos, as implantações da gamificação devem, em primeiro lugar, fornecer benefícios úteis aos colaboradores.
Simplesmente adicionar elementos de jogo a todos os trabalhos, enquanto negligencia o bem-estar a longo prazo das pessoas, é claramente insustentável.
Entretanto, quando as armadilhas comuns são consideradas e a mecânica do jogo é cuidadosamente implementada, a gamificação pode adicionar diversão, significado e motivação ao local de trabalho.