Saúde Mental No Local De Trabalho – Ignorar Não É Uma Opção

Para muitos de nós, o trabalho é uma parte importante de nossas vidas. É onde passamos muito do nosso tempo, onde obtemos nossa renda e muitas vezes onde fazemos nossos amigos.

Ter um trabalho gratificante faz muito bem para nossa saúde mental e bem-estar em geral.

Todos nós temos momentos em que a vida nos apresenta situações difíceis. Às vezes isso é relacionado ao trabalho, como prazos ou excesso de tarefas.

Às vezes é outra coisa, como nossa saúde física, nossos relacionamentos pessoais ou outras circunstâncias.

O valor agregado de um trabalhador é fundamental, tanto para a organização onde ele atua quanto para a economia em geral.

Portanto, é vital que esse valor seja protegido, abordando a saúde mental no trabalho para aqueles com problemas existentes, para aqueles em risco e para a força de trabalho como um todo. Um ambiente de trabalho tóxico pode ser corrosivo para nossa saúde mental.

Os locais de trabalho devem ser ambiente onde todos possam prosperar. Além disso, o papel dos empregadores, colaboradores e empresas são fundamentais na criação de comunidades prósperas.

Boa saúde mental no trabalho e boa gestão andam de mãos dadas e há fortes evidências de que locais de trabalho com altos níveis de bem-estar mental são mais produtivos. Abordar a saúde no trabalho aumenta a produtividade em até 12%.

Conhecendo mais sobre saúde mental no trabalho você irá conseguir:

  • Ter uma ideia de como gerenciar sua própria saúde mental no trabalho;
  • Ter uma ideia de como chegar a um colega em perigo;
  • Ter uma ideia de como você pode trabalhar com os outros para tornar seu local de trabalho mais saudável mentalmente para todos.

Como Reconhecer Um Problema De Saúde Mental?

Se tivermos desafios significativos em nossa vida doméstica ou profissional, as chances são de que isso tenha um impacto em nossa saúde mental.

Problemas de saúde mental podem ter muitos sintomas e sinais diferentes. Como regra geral, você deve procurar ajuda médica se tiver sentimentos que:

  • Estão impedindo você de continuar com a vida;
  • Causam um grande impacto nas pessoas com quem você vive ou trabalha;
  • Afetam seu humor durante várias semanas;
  • Fazem com que você tenha pensamentos de suicídio.

No trabalho, podemos notar que estamos mais cansados ​​que o normal. Podemos cometer erros atípicos, achar difícil nos motivar ou sermos de temperamento curto.

Podemos descobrir que nos isolamos, evitamos colegas ou parecemos distraídos. Podemos procrastinar mais ou parar completamente.

Ou podemos acelerar e nos tornarmos caóticos, invadindo as conversas e o trabalho dos outros e assumindo mais trabalho do que podemos administrar.

Muitas vezes é difícil de ver esses primeiros sinais de alerta em nós mesmos e ter colegas que possam nos ajudar a conectar isso à nossa saúde mental é fundamental para reavermos nosso bem-estar.

Por outro lado, informe-se mais sobre o assunto e fique atento. Você pode ver sinais de um problema de saúde mental em um colega, como explosões de raiva ou emoção, ausências do trabalho, ou não cuidar de sua aparência como normalmente faria. Nesse caso, ajude-o.

Os Problemas De Saúde Mental

Todos nós temos momentos em que nos sentimos mal, estressados ​​ou assustados. Na maioria das vezes, esses sentimentos passam, mas às vezes eles se transformam em um problema de saúde mental, como ansiedade ou depressão, o que pode afetar nossas vidas diárias.

Para algumas pessoas, os problemas de saúde mental tornam-se complexos e requerem apoio e tratamento para a vida.

Fatores como pobreza, genética, traumas de infância, discriminação ou doenças físicas contínuas tornam mais provável que desenvolvamos problemas de saúde mental, mas eles podem acontecer com qualquer pessoa.

A maioria das pessoas tem alguma experiência com um problema de saúde mental, e uma recente pesquisa sugeriu que uma em cada seis pessoas experimenta os sintomas pelo menos uma vez por mês.

Infelizmente, o número de pessoas que morrem por suicídio ainda é muito grande, e ter um problema de saúde mental a longo prazo pode reduzir a expectativa de vida, devido a problemas de saúde física associados.

Diferentes problemas de saúde mental afetam as pessoas de maneiras diferentes e são essenciais para entender a experiência de um indivíduo.

O diagnóstico não é uma forma definitiva de entender a experiência de uma pessoa. Algumas pessoas com esquizofrenia, por exemplo, vivem vidas praticamente comuns, enquanto algumas pessoas com ansiedade são severamente afetadas por sua condição.

As questões mais conhecidas relacionadas à saúde mental, são:

Raiva

Todos nós nos sentimos com raiva às vezes. É parte do ser humano. A raiva é uma emoção normal e saudável, que podemos experimentar se nos sentirmos:

  • Atacados;
  • Enganados;
  • Frustrados;
  • Injustamente tratados.

Não é necessariamente uma emoção ruim e na verdade, às vezes pode ser útil. Por exemplo, sentir raiva de algo pode:

  • Nos ajudar a identificar problemas ou coisas que estão nos machucando;
  • Nos motiva a criar mudanças, alcançar nossos objetivos e seguir em frente;
  • Ajude-nos a permanecer seguros e a nos defender em situações perigosas, dando-nos uma explosão de energia como parte do nosso sistema de luta ou fuga.

Quando se torna um problema

A raiva só se torna um problema quando fica fora de controle e prejudica você ou as pessoas ao seu redor. Isso pode acontecer quando:

  • Você expressa regularmente sua raiva por meio de comportamento inútil ou destrutivo;
  • sua raiva está tendo um impacto negativo na sua saúde mental e física geral;
  • A raiva se torna sua emoção, bloqueando sua capacidade de sentir outras emoções;
  • Você não desenvolveu maneiras saudáveis ​​de expressar sua raiva.

Ansiedade

Ansiedade é o que sentimos quando estamos preocupados, tensos ou com medo, particularmente sobre coisas que estão prestes a acontecer, ou que achamos que podem acontecer no futuro.

Ansiedade é uma resposta humana natural quando percebemos que estamos sob ameaça. Pode ser experimentado através dos nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas.

Quando se torna um problema

A ansiedade pode se tornar um problema de saúde mental se afetar sua capacidade de viver sua vida da forma mais completa que você quiser. Por exemplo, pode ser um problema para você se:

  • Seus sentimentos de ansiedade são muito fortes ou duram muito tempo;
  • Seus medos ou preocupações são desproporcionais à situação;
  • Você evita situações que possam fazer com que você se sinta ansioso;
  • Suas preocupações são muito angustiantes ou difíceis de controlar;
  • Você experimenta regularmente sintomas de ansiedade, que podem incluir ataques de pânico;
  • Você acha difícil seguir sua vida cotidiana ou fazer coisas de que gosta.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é um problema de saúde mental que afeta principalmente o seu humor. Se você tem transtorno bipolar, é provável que tenha momentos em que vivencie:

  • Episódios maníacos;
  • Episódios depressivos;
  • Potencialmente alguns sintomas psicóticos durante episódios maníacos ou depressivos;

Todo mundo tem variações de humor, mas no transtorno bipolar essas mudanças podem ser muito angustiantes e causar um grande impacto em sua vida.

Você pode sentir que seus humores altos e baixos são extremos, e que as oscilações no seu humor são esmagadoras.

Depressão

A depressão é um mau humor que dura muito tempo e afeta sua vida cotidiana.

Em sua forma mais branda, a depressão pode significar apenas estar de mau humor. Isso não impede você de levar sua vida normal, mas torna tudo mais difícil de fazer e perdem a razão de serem feitas.

Em sua forma mais grave, a depressão pode ser fatal, porque pode fazer você ter pensamentos suicidas ou simplesmente desistir da vontade de viver.

Transtorno obsessivo-compulsivo – TOC

Esse é um transtorno de ansiedade. Tem duas partes principais: obsessões e compulsões.

  • Obsessões

São pensamentos indesejados, imagens, desejos, preocupações ou dúvidas que aparecem repetidamente em sua mente.

Eles podem fazer com que você se sinta muito ansioso, embora algumas pessoas o descrevam como um desconforto mental em vez de ansiedade.

  • Compulsões

São atividades repetitivas que você faz para reduzir a ansiedade causada pela obsessão. Pode ser algo como conferir repetidamente se uma porta está trancada, repetir uma frase específica na sua cabeça ou verificar como seu corpo se sente.

Você pode achar que às vezes suas obsessões e compulsões são administráveis ​​e outras vezes é impossível viver com elas.

Elas podem ser mais graves quando você está estressado sobre outras coisas como trabalho, universidade ou relacionamentos.

Ataques de pânico

Ataques de pânico são um tipo de resposta ao medo. Eles são um exagero da resposta normal do seu corpo ao perigo, estresse ou excitação.

Durante um ataque de pânico, os sintomas físicos podem se acumular rapidamente. Estes podem incluir:

  • Batimentos cardíacos acelerados ou acelerados;
  • Sentir-se fraco ou tonto;
  • Sentir muito calor ou muito frio;
  • Suadores e corpo tremendo;
  • Náuseas;
  • Dor no peito ou no abdômen;
  • Dificuldade para respirar ou sentindo como se estivesse engasgando.

Paranóia

A paranóia é pensar e sentir como se você estivesse sob ameaça, mesmo que não haja evidência de que você está.

Pensamentos paranóicos também podem ser descritos como delírios. Há muitos tipos diferentes de ameaças com os quais você pode se assustar e se preocupar.

Pensamentos paranóicos também poderiam ser suspeitas exageradas. Por exemplo, alguém fez um comentário desagradável sobre você uma vez e agora você acredita que a pessoa está direcionando uma campanha de ódio contra você.


Um elemento importante para se alcançar um local de trabalho saudável é o desenvolvimento de legislações, estratégias e políticas governamentais nessa área.

Um local de trabalho saudável pode ser descrito como aquele em que trabalhadores e gestores contribuem ativamente para o ambiente de trabalho, promovendo e protegendo a saúde, a segurança e o bem-estar de todos.

Deixe um comentário

Rolar para cima