Saúde Da Mulher No Trabalho | Entenda Melhor Sua Colaboradora

A consciência da saúde mental está aumentando, mas ainda vivemos em um mundo onde as pessoas com problemas de saúde mental enfrentam discriminação e muitos desafios para obter a ajuda de que precisam.

A maioria que passa por dificuldades tenta manter seus sentimentos ocultos porque têm medo da reação das outras pessoas.

Medo de discriminação e sentimentos de vergonha estão entre as principais razões que impedem as pessoas de contarem aos seus colegas sobre seus problemas de saúde mental.

Quando criamos culturas no local de trabalho onde existe a liberdade de ser, as pessoas se sentem seguras para serem elas mesmas.

Importância Da Saúde Mental No Trabalho

A cada ano, vem aumentando o número de colaboradores buscando apoio para estresse e ansiedade, condições que são atribuíveis a tudo, desde a incerteza de uma economia instável até dificuldades em um relacionamento pessoal.

Embora nem todos os problemas mentais estejam relacionados ao trabalho, a cultura e as práticas organizacionais podem desempenhar um papel significativo, seja positivo ou negativo, em termos do bem-estar mental e do engajamento produtivo dos colaboradores.

Existem muitos estressores no local de trabalho. Eles podem ser lidar com pessoas difíceis com quem você está trabalhando, salário insuficiente, sobrecarga de atividades e muitos outros.

Além disso, uma das maiores questões nas organizações é a falta de conhecimento. Isso faz com que as pessoas com problemas de saúde mental não recebam o apoio necessário, ou pior, sejam mal interpretadas e discriminadas.

A saúde mental é a maneira como pensamos e sentimos e nossa capacidade de lidar com os altos e baixos da vida.

A saúde mental é algo que todos nós devemos cuidar. Quando desfrutamos de boa saúde mental, temos um senso de propósito e direção, a energia para fazer as coisas que queremos fazer e a capacidade de lidar com os desafios que surgem em nossas vidas.

Quando pensamos em nossa saúde física, sabemos exatamente o que precisamos fazer para nos mantermos em forma ou onde obter ajuda apropriada o mais cedo possível, até mesmo para um simples resfriado. Com a saúde mental deve ser a mesma coisa.

Se você goza de boa saúde mental, você pode:

  • Aproveitar ao máximo o seu potencial;
  • Lidar com o que a vida lhe apresenta;
  • Desempenhar um papel integral em seus relacionamentos, seu local de trabalho e sua comunidade.

Sua saúde mental nem sempre permanecerá a mesma. Ela pode flutuar conforme as circunstâncias mudam e conforme você se move através de diferentes estágios em sua vida.

Quando nos sentimos angustiados, precisamos de uma resposta humana solidária. Quanto mais cedo conseguirmos reconhecer que algo não está certo e procurarmos apoio, maiores serão as nossas chances de recuperarmos nosso bem-estar mental.

Saúde Da Mulher No Local De Trabalho

O local de trabalho deve ser considerado quando se olha para a saúde geral das mulheres. Devemos ter em mente que a suscetibilidade a riscos pode ser diferente para homens e mulheres.

Além disso, as mulheres enfrentam diferentes desafios de saúde no local de trabalho, em parte porque homens e mulheres tendem a ter diferentes tipos de atividades.

As mulheres geralmente têm mais casos relacionados ao trabalho de síndrome do túnel do carpo, tendinite, doenças respiratórias, doenças infecciosas e transtornos de ansiedade e estresse.

Os níveis de doenças relacionadas ao estresse são quase duas vezes mais altos para as mulheres em comparação aos homens.

O estresse no trabalho tem sido associado a doenças cardíacas, distúrbios musculares / ósseos, depressão e burnout.

Equilibrar o trabalho e as tarefas familiares pode colocar um estresse adicional sobre as mulheres, que em muitas famílias ainda são as principais responsáveis ​​pelos cuidados das crianças e idosos.

Quando as exigências da família e do trabalho colidem, o estresse resultante pode levar a vários problemas de saúde física e mental.

Além disso, as mulheres são mais propensas do que os homens a fazer atividades extras para complementar a renda.

Pela necessidade do trabalho, muitas temem apresentar uma questão de saúde e isso resultar na perda do emprego, deixando de relatar uma lesão relacionada ao trabalho ou uma situação pessoal. Isso faz com que a situação vá se agravando cada vez mais.

Conheça algumas das questões de saúde mental e geral da mulher que podem afetar significativamente sua atuação no local de trabalho.

Tensão Pré-Menstrual – TPM

Muitas mulheres passam por muitas mudanças físicas e emocionais antes e durante o período menstrual. Esses sintomas, que geralmente começam entre 7-14 dias antes do ciclo, são conhecidos como Síndrome Pré-Menstrual – SPM ou Tensão Pré-Menstrual – TPM.

A TPM é muito comum. Aproximadamente 1 em cada 3 mulheres sofrem sintomas leves ou graves em cada ciclo menstrual.

Não se sabe por que algumas mulheres sofrem de TPM e outras não sofrem e porque algumas sofrem mais do que outras.

A visão geral é que as mudanças hormonais mensais são responsáveis ​​por desencadear todos os sintomas. Em casos graves, os médicos à alta sensibilidade do corpo da mulher a sua própria progesterona.

Outras teorias são baseadas no estilo de vida e nas pressões sociais. A TPM é mais comum em mulheres que tiveram filhos, comem uma dieta rica em sal e açúcar, não fazem exercícios físicos regulares ou aqueles com altos níveis de estresse.

Sintomas da TPM

Todas as mulheres são diferentes e algumas podem sofrer muitos sintomas dolorosos, enquanto outras têm sintomas tão pequenos que não causam nenhum problema e podem até passar despercebidas.

Alguns dos sintomas que você pode experimentar com A TPM podem incluir um ou alguns dos seguintes:

  • Seios inchados;
  • Dores de cabeça;
  • Dores de estômago;
  • Irritação;
  • Estômago inchado;
  • Dor lombar;
  • Sentimentos de agressão;
  • Surtos de acne;
  • Retenção de líquidos;
  • Ganho de peso;
  • Depressão;
  • Cansaço;
  • Choro sem razão aparente.

Para ter certeza de que a TPM é a causa de seus sintomas, você deve manter um registro durante um período de 3 meses dos sintomas e quando eles ocorrem.

Se houver um padrão para seus sintomas, por exemplo se eles acontecem no meio do seu ciclo menstrual, então a TPM é o provável diagnóstico. Você pode usar este registro para mostrar ao seu médico.

Transtorno Disfórico Pré-menstrual – TDPM

O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma muito grave da tensão pré-menstrual, que pode causar muitos sintomas emocionais e físicos todos os meses durante uma semana ou duas antes de iniciar o período menstrual. Por vezes é referido como TPM grave’.

Enquanto muitas mulheres podem experimentar alguns sintomas leves de TPM, se você tiver TDPM, esses sintomas são muito piores e podem ter um impacto sério em sua vida.

Experimentar TDPM pode dificultar o trabalho, socializar e ter relacionamentos saudáveis. Em alguns casos, também pode levar a pensamentos suicidas.

A melhor maneira de descrever isso é que – uma vez por mês – eu decidi pressionar meu próprio botão de “autodestruição” e literalmente deixar minha vida (minha vida normalmente muito feliz e satisfatória …) implodir em torno de mim. Então, quando os pensamentos sombrios se dissiparam e desapareceram completamente, passei as próximas duas semanas tentando pegar os pedaços.

Sintomas do TDPM

Se você tiver TDPM, poderá perceber alguns dos sintomas listados abaixo. Mas os sintomas podem variar para cada pessoa, então você também pode experimentar outros tipos de sentimentos que não estão listados aqui.

Experiências emocionais

  • Mudanças de humor;
  • Sentindo-se chateada ou chorosa;
  • Sentindo raiva ou facilmente irritável;
  • Sentimentos de ansiedade;
  • Sentindo-se sem esperança;
  • Sentimentos de tensão ou estar no limite;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentindo-se sobrecarregada
  • Falta de energia;
  • Menos interesse em atividades que você normalmente gosta;
  • Sentimentos suicidas.

Experiências físicas e comportamentais

  • Sensibilidade mamária ou inchaço;
  • Dor nos músculos e articulações;
  • Dores de cabeça;
  • Sentindo-se inchada;
  • Mudanças no seu apetite, como comer demais ou ter desejos específicos de comida;
  • Problemas de sono;
  • Achando difícil evitar ou resolver conflitos com as pessoas ao seu redor;
  • Ficar muito chateada se sentir que os outros estão rejeitando você.

O TDPM É Um Problema De Saúde Mental

TDPM é comumente definido como um distúrbio endócrino, o que significa que é um distúrbio relacionado a hormônios.

Mas, além dos sintomas físicos, as pessoas com TDPM também experimentam uma série de diferentes sintomas de saúde mental, como depressão e sentimentos suicidas. Por estas razões, é listado como um problema de saúde mental.

É importante lembrar que você, mais do que ninguém, entende seus sintomas e experiências. É fundamental que você obtenha o apoio que precisa e merece, ajudo-a a gerenciar os efeitos que eles têm em sua vida.

Depressão Pós-parto E Saúde Mental Perinatal

Ter um bebê é um grande evento de vida e é natural experimentar uma variedade de emoções e reações durante e após a gravidez.

Mas se essas emoções e reações começarem a ter um grande impacto em como você vive sua vida, você pode estar passando por um problema de saúde mental.

Cerca de uma em cada cinco mulheres experimentará um problema de saúde mental durante a gravidez ou no ano após o parto.

Isso pode ser um novo problema de saúde mental ou outro episódio de um problema de saúde mental que você já experimentou antes. Estes são conhecidos como problemas de saúde mental perinatais.

Perinatal significa o período de tempo que cobre sua gravidez e até aproximadamente um ano após o parto.

Pode ser muito difícil se sentir capaz de falar abertamente sobre como você se sente quando se torna mãe. Você pode sentir:

  • Pressão para ser feliz e animada;
  • Preocupada em ser uma mãe ruim se você já está tratando alguma questão de sua saúde mental;
  • Preocupada com o fato de seu bebê possa ser tirado de você se você admitir o que está sentindo.

Mas é importante pedir ajuda ou suporte se você precisar. É provável que você descubra que muitas mães novas estão se sentindo da mesma maneira.

Eu vou machucar meu bebê?

Se você tiver pensamentos sobre a morte, prejudicar a si mesmo ou ao bebê, isso pode ser muito assustador, e pode fazer você se sentir como se estivesse enlouquecendo ou completamente fora de controle.

Você pode ter medo de contar a alguém sobre esses sentimentos.

Mas é importante perceber que ter esses pensamentos não significa que você realmente vai prejudicar a si mesmo ou a seus filhos.

Por mais difícil que seja, quanto mais você puder revelar esses sentimentos e falar sobre eles, seja para um membro da família, um amigo ou um profissional de saúde, mais cedo você irá conseguir apoio.

Deixe um comentário

Rolar para cima