O feedback, geralmente, é encarado como um fardo dentro da empresa Isso porque, alguns profissionais consideram como sendo desmoralizante ter seu trabalho enumerado em uma lista e um gestor apontando o que gostariam de ver diferente ou como poderia ter sido melhor.
O que muitas vezes os colaboradores não percebem é que o feedback tem como principal objetivo, contribuir para o desenvolvimento individual, o que certamente incidirá no desenvolvimento de suas carreiras.
Nesta perspectiva, iremos abordar algumas maneiras para tornar o momento do feedback mais produtivo vamos lá:
Amplie o seu olhar
Palavras podem mexer com as suas emoções, talvez mais do que você imagina. Por isso, é importante colocar uma barreira entre a emoção e a razão, para que este momento se torne construtivo.
Prepare-se para o feedback, desconstrua a percepção deste momento como algo negativo, foque nos pontos abordados como oportunidades para o seu desenvolvimento, você não está sendo julgado.Quanto mais você separar suas emoções do que está sendo dito, não percebendo como crítica, mais esse processo será tranquilo, útil e construtivo.
Analise o que está sendo dito e aproveite esta oportunidade para trocar ideias, o feedback é uma via de mão dupla, você também pode sugerir oportunidades para o seu desenvolvimento.
Feedbacks também pode ser positivo
É comum que se assuma o feedback como um momento de crítica. Entretanto, o feedback também acontece quando um excelente trabalho está sendo realizado. O objetivo deste feedback é valorizar suas entregas, e calibrar o que pode ser feito para performar ainda melhor.
Construa junto
Cabe ao colaborador decidir como irá se posicionar diante do feedback. Muitas vezes o problema não está no que foi dito, mas sim o que você escutou.O gestor responsável por esse processo tem como objetivo deixar claro que está dedicando seu tempo para o seu desenvolvimento, não se sinta atacado.
Provável que seu líder irá apresentar juntamente com o feedback inúmeras possibilidades, para que você apresente melhores resultados, construa junto, sempre que identificar oportunidades para o seu desenvolvimento proponha soluções.
Evite errar novamente em algo que já tenha sido pontuado, busque apoio de seu líder, com certeza ela irá orientar melhores alternativas para o desenvolvimento ou buscar outras opções que possam contribuir.
Se mostre sempre disponível e receptivo, fazendo do feedback um momento construtivo e muito mais agradável.