O momento do feedback deve ser percebido como oportunidade de desenvolvimento e não como crítica.Realizar feedbacks é uma das coisas mais importantes que o líder pode fazer pela sua equipe, pois tem como único objetivo contribuir para que possam performar melhor.
É uma tarefa difícil porque, infelizmente, por cultura o feedback está relacionado a uma crítica, comumente não gostamos de criticar os outros, menos ainda de ser criticados.
Porque eu estou falando sobre isso?
Se você acha ruim receber um feedback negativo, imagine para quem o realiza. Vou pedir novamente para ampliar o seu olhar, quero te ajudar a perceber o feedback como algo construtivo, veja só:
Quando você quer o bem de uma pessoa do seu convívio, alguém que você quer ajudar, você não conversa sobre comportamentos que ela deve deixar de ter ou algo que ela deve fazer para melhorar?
Pensando desta forma perceba que dar feedback é algo que só fazemos quando nos preocupamos com o outro. Caso contrário, deixamos de lado com a ideia de que “não vai fazer diferença”.
Provável que o seu gestor falará sobre comportamentos inadequados que ele observou, o impacto negativo para o seu desempenho ou na equipe e o que você pode mudar para entregar melhores resultados, aproveite este momento para deixar claro a dificuldades que tem encontrado para melhorar a sua performance.
Caso perceba que a percepção do seu gestor em relação aos motivos que estão comprometendo a sua performance seja inadequada , fale a respeito, sugira opções e contribua para que o momento do feedback seja mais leve e produtivo.
Ao receber o feedback, se algo do que foi dito não fez sentido para você, procure não discutir ou rebater de imediato, reflita sobre o assunto e se necessário, retome em outra oportunidade.
A cultura de feedback nas organizações tem como objetivo construir uma base de confiança entre as lideranças e seus subordinados prezando sempre por um processo transparente, embasado e exemplificado.
Diferente do que muitas pessoas acreditam o foco deste processo não é gerar demissões, saiba que diariamente muitas corporações perdem grandes talentos por falta de maturidade dos colaboradores ao receber seus feedbacks.
Pode ter certeza, é muito mais custoso para uma empresa demitir do que contratar, e este custo não é mensurável pois envolve o tempo e esforço que foi dedicado para o seu desenvolvimento contínuo quando parte desta organização, por isso, retomo o que já foi dito, enquanto estiver recebendo feedbacks acredite, é porque o seu gestor está investindo o seu tempo para o seu desenvolvimento, pois ele acredita que “vai fazer a diferença”.