Estratégias Simples Para Envolver E Reter Colaboradores

Engajar e reter colaboradores é fundamental para a sobrevivência de uma organização, sem falar no seu sucesso. Os colaboradores engajados fornecem melhor atendimento ao cliente, são mais produtivos, felizes e mais propensos a ser leais a uma organização.

No entanto, atualmente, apenas 15% dos colaboradores em todo o mundo estão envolvidos em seus trabalhos.

As empresas estão lutando para atrair novos talentos e manter operações eficientes, razão pela qual aumentar o engajamento e a retenção dos colaboradores é um dos desafios mais urgentes enfrentados atualmente pelas organizações.

Felizmente, existem várias estratégias e programas que podem ser implementados para ajudar a aumentar o engajamento e reter a equipe.

Estratégias Para Envolvimento E Retenção De Colaboradores

O envolvimento e a retenção, assim como a cultura, tornaram-se uma questão a nível de CEO. As empresas agora competem para conquistar as pesquisas “melhor lugar para trabalhar” e monitorar as mídias sociais com cuidado.

Há uma guerra crescente para projetar ótimos espaços de trabalho, fornecer benefícios flexíveis e criar grandes culturas corporativas em um esforço para aumentar o engajamento.

Conheça algumas estratégias para reter e envolver seus colaboradores, transformando-os nos maiores aliados de sua empresa.

Promover o desempenho individual

O maior elemento que faz com que os colaboradores se desliguem da empresa é o medo – medo de constrangimento, medo de baixo desempenho e medo de seu líder.

Para eliminar o medo, as equipes de liderança da empresa podem incorporar conversas de desempenho individuais em uma base consistente.

Reunindo-se regularmente para discutir o desempenho de cada indivíduo, os empregadores podem fornecer feedback e garantir que os membros da equipe não só entendam o que é esperado deles, mas também tenham as habilidades e os recursos necessários para ter sucesso e maior motivação para alcançá-lo.

A chave para isso é promover uma conversa franca, que inclui ouvir o colaborador. O aumento da comunicação regular irá demonstrar que eles são valorizados, derruba barreiras e ajuda a organização a identificar e resolver rapidamente os problemas à medida que surgem.

Estabelecer uma causa

Encontrar um objetivo no trabalho é um dos principais impulsionadores do engajamento. Reunir os colaboradores para contribuir em uma causa pode aumentar o envolvimento e a retenção de duas maneiras.

Primeiro, as empresas podem criar um ambiente mais unificado quando os colaboradores trabalham juntos para ajudar a comunidade e causar impacto.

Segundo, projetos de serviços e causas corporativas representam uma oportunidade para ajudar os colaboradores a cultivar relacionamentos mais próximos.

Pesquisas já comprovaram há muito tempo a relação entre os níveis de envolvimento e amizade. Os dados argumentam que ter um melhor amigo no trabalho pode ajudar os colaboradores a se tornarem mais engajados e criar um ambiente mais produtivo.

Além disso, os trabalhadores se sentem mais conectados à organização, levando a um aumento do bem-estar e da felicidade.

Uma causa compartilhada é uma maneira poderosa de unir os colaboradores, estabelecendo um senso de propósito e construindo uma rede de relacionamento entre eles que pode fortalecer o desempenho e aumentar o engajamento.

Envolver as lideranças no processo

A retenção e o engajamento dos colaboradores são alcançados com o domínio dos fundamentos da administração e da liderança.

Se os líderes de uma empresa gerenciam bem os colaboradores, eles permanecerão na empresa. Caso contrário, sua empresa terá pouca retenção e pouco envolvimento.

Os melhores programas de engajamento são focados no recrutamento, feedback e treinamento de líderes.

Identificar as necessidades específicas da sua empresa é fundamental. Por exemplo, se você tiver várias lideranças novas, pode lançar um programa de treinamento para o desenvolvimento desses líderes e contratar talentos mais experientes para orientar o grupo.

Promover uma cultura de aprendizado e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento contínuos são outra maneira importante de aumentar o envolvimento e a retenção de colaboradores e devem fazer parte de qualquer programa de uma empresa e seu departamento de RH.

Uma das principais implicações profissionais da revolução digital, por exemplo, é uma mudança na demanda por conhecimento humano.

O que você sabe é menos relevante do que o que você pode aprender, e saber a resposta às perguntas é menos crítico do que ter a capacidade de fazer as perguntas certas em primeiro lugar.

Não é de surpreender que empregadores como Google e American Express façam do aprendizado uma parte integral de seus sistemas de gerenciamento de talentos. O maior impulsionador do impacto nos negócios é a força da cultura de aprendizado de uma organização.

Explorar talentos abertos

Outro aspecto da estratégia de retenção é explorar cada vez mais modelos de talentos abertos. Atualmente, mais pessoas querem trabalhar de maneira diferente do que em um emprego tradicional e em tempo integral.

Isso cria uma necessidade de olhar para fontes de talentos flexíveis e não tradicionais, como freelancers e prestadores de serviços independentes, utilizando-os no atendimento ao cliente e outras necessidades. A ideia é atrair colaboradores que possam complementar a força de trabalho tradicional.

Essa estratégia oportuniza aos trabalhadores temporários um lugar para se relacionar, aprender, entender a cultura da organização, combinar habilidades, interesses e disponibilidade em projetos desafiadores, criando um perfil que permite a reimplantação em novas tarefas rapidamente.

Conectar colaboradores aos objetivos da organização

Uma das maiores razões para a alta rotatividade é que os colaboradores não conseguem perceber como podem ter um impacto nos objetivos estratégicos da organização e não vêem um caminho claro para o avanço na carreira.

Criar uma cultura em que eles sintam um senso de conexão com o propósito e o significado da empresa em seu trabalho é fundamental para impulsionar o engajamento, além de focar no desenvolvimento de talentos.

Muitas empresas promovem o envolvimento bem-sucedido, concentrando-se em áreas-chave, como clareza de funções, gerenciamento de carreira, gerenciamento de desempenho, rede, recompensas, ambiente de trabalho e valores.

Considere a realização de tarefas fora da empresa

A mobilidade global é um benefício de impacto usado para atração, retenção e desenvolvimento de colaboradores.

Mais empresas estão aderindo a essa tendência e criando programas para que os colaboradores trabalhem fora da organização ou em casa, já que é uma maneira muito eficaz de oferecer trabalho desafiador e recompensador.

Essa experiência também ajuda a preparar os colaboradores para papéis como futuros líderes, o que pode atrair especialmente as gerações mais jovens.

A chave para um programa de engajamento de colaboradores bem-sucedido é medir e rastrear os resultados.

Melhore os esforços de comunicação corporativa

Uma boa comunicação é fundamental para aumentar o envolvimento e a retenção de colaboradores. Concentrar-se nas estratégias e tecnologias certas pode ajudar.

É importante criar a cultura certa e uma atmosfera única para os indivíduos crescerem e prosperarem. Uma das formas atingir esse objetivo é a capacidade de manter uma comunicação clara e consistente entre os colaboradores e a organização. Existem várias ferramentas de nuvem que podem melhorar essa comunicação.

Além disso, é essencial realizar pesquisas de satisfação do colaborador pelo menos três vezes por ano. Isso ajudará a garantir que você esteja no caminho certo para melhorar o sentimento, retenção e engajamento da sua força de trabalho.

Outras Considerações

O envolvimento e a retenção de colaboradores atualmente exige a compreensão de um ambiente de trabalho altamente inclusivo e fortalecedor.

Por um lado, a força de trabalho de hoje é mais diversificada do que nunca. As empresas devem gerenciar até cinco gerações de trabalhadores, equipes globais dispersas e uma mistura heterogênea de gêneros, raças, culturas e orientações sexuais.

Elas também têm muitos tipos de trabalhadores: pessoas que trabalham em período integral ou parcial, colaboradores que trabalham em casa ou contratados por agências terceirizadas.

As demandas dos colaboradores estão mudando. Hoje eles dão mais valor à flexibilidade, criatividade e propósito no trabalho.

Consequentemente, a estrutura das empresas também está passando por transformações, colocando uma ênfase maior nas equipes capacitadas e na liderança da equipe.

Devido a todo esse processo, envolver e reter colaboradores se tornou imprescindível para as organizações que almejam o sucesso, tendo em mente que sua força de trabalho é seu maior ativo.

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