O Valor Mensurável Da Diversidade E Inclusão No Local De Trabalho

Mais e mais empresas estão começando a reconhecer que abraçar a diversidade e inclusão no local de trabalho não é mais apenas uma busca moral.

Pesquisas recentes em diversas organizações revelaram uma ligação direta com as melhorias no engajamento dos colaboradores, participação de mercado, inovação e geração de receita . Em outras palavras, diversidade e inclusão tem um impacto direto nos resultados.

Com base nisso, empresas em todo o mundo estão entrando em ação: grandes empresas estão discutindo abertamente o assunto, publicando estatísticas de diversidade interna e estabelecendo desempenhos admiráveis ​​para as taxas de contratação e mobilidade.

É claro que esse tipo de discurso e conscientização deve ser encorajado e aplaudido, mas é importante lembrar que eles são apenas os primeiros passos no caminho longo para uma mudança real e significativa.

Diversidade e inclusão é, na melhor das hipóteses, uma questão difícil de resolver. Por causa da natureza altamente subjetiva, muitas vezes invisível, de preconceitos inconscientes e práticas discriminatórias, é extremamente difícil para as organizações abordá-las ativamente, muito menos criar uma estratégia coerente para neutralizar seus efeitos negativos.

Dificuldades Para Criar Estratégias De Diversidade E Inclusão

Dado todo o esforço que as empresas colocaram na diversidade, é interessante que elas não estejam progredindo mais rapidamente.

Nos últimos anos, a atenção da imprensa e a conscientização expandiram o foco nos obstáculos que os trabalhadores de diversos grupos, particularmente mulheres, enfrentam no trabalho.

Em resposta, as empresas lançaram ainda mais programas para lidar com esses obstáculos, mas poucos desses esforços produziram resultados.

Embora quase todas as empresas tenham programas de diversidade e inclusão implementados, de acordo com pesquisas, uma grande maioria não se sente beneficiada.

Os líderes corporativos entende agora que, no atual ambiente de negócios, as empresas precisam alcançar a diversidade se quiserem adquirir e reter talentos, criar engajamento dos colaboradores e melhorar o desempenho dos negócios.

Mas muitas organizações ainda apresentam muitas falhas em relação a seus programas de diversidade e inclusão.

As lideranças muitas vezes não percebem os obstáculos enfrentados por um colaborador de um grupo diversificado, vendo o local de trabalho com muito menos preconceito do que realmente existe.

Os empregadores lançam programas acreditando que produzirão melhorias, mas suas decisões são baseadas no instinto e não em resultados comprovados. A menos que reconheçam suas falhas, essas lideranças não farão progressos significativos.

Há vários problemas comuns que as organizações enfrentam ao tentar criar uma estratégia de diversidade e inclusão. Os mais comuns, são:

  • Diversidade e inclusão sendo visto como um problema de conformidade, geralmente resultando em uma resposta desconectada e de baixo impacto;
  • Diversidade e inclusão sendo visto como uma questão basicamente relacionada a gênero;
  • Os colaboradores podem entender mal o conceito em si: devem ser tomadas medidas para ampliar suas perspectivas e o papel que devem desempenhar na construção de uma cultura diversificada e inclusiva.
  • Falta de compromisso de liderança e responsabilização: alguns líderes serão envolvidos e investidos, outros precisarão de algum convencimento.
  • Falta de consciência: muitos não percebem seus próprios preconceitos, o que, por sua vez, cria obstáculos sutis para uma progressão de carreira equitativa, estrutural e cultural, que não é abordada;
  • Confiança excessiva em políticas e programas de igualdade: políticas escritas são frequentemente vistas como a solução completa, mas isso só proporcionará melhorias limitadas, a menos que a mentalidade de líderes e gestores que aplicam as políticas e processos também seja alterada.

Ainda existe muita confusão e falta de informação em torno da diversidade e inclusão. No entanto, com uma estrutura clara em vigor desde o início, suporte aos principais envolvidos e resultados mensuráveis, é possível que as organizações concentrem-se em mudar as perspectiva e causar um impacto significativo na cultura e nos resultados.

Construindo Sua Estratégia De Diversidade E Inclusão

Uma força de trabalho diversificada é comprovadamente boa para o desempenho dos negócios. Uma variedade maior de perspectivas dos colaboradores comprovadamente melhora a cultura da empresa e, em última análise, melhora o resultado final do negócio.

Quando os trabalhadores acreditam que sua organização está comprometida com a diversidade, e se sentem incluídos, o desempenho e a capacidade de inovar aumentam de forma considerável.

Para obter resultados eficazes nos programas de diversidade e inclusão, as organizações precisam seguir algumas etapas, que são:

  • Diagnóstico

Você precisa avaliar sua situação atual. Isso significa avaliar seus dados, processos de tomada de decisão e políticas existentes.

Quais áreas estão atualmente funcionando bem? O que poderia precisar de melhorias? Além de ajudar você a elaborar uma estratégia abrangente e impactante, uma auditoria inicial fornece uma linha de base a partir da qual se pode medir seu progresso.

  • Objetivos

Se você iniciar um programa sem um destino final, provavelmente começará a andar em círculos. Comece com um objetivo sólido em mente e, em seguida, estabeleça um conjunto realista e mensurável de indicadores de diversidade e inclusão para ajudá-lo a chegar onde você deseja.

Identifique todas as métricas relevantes para o sucesso do programa, as tecnologias necessárias e sistemas de coleta de dados.

Embora o caminho para a verdadeira igualdade no local de trabalho possa muitas vezes ser longo e difícil, com a mentalidade adequada, ferramentas e um pouco de orientação, é certamente um objetivo alcançável.

  • Implementação

Quando se trata de diversidade e inclusão, não existe uma abordagem de definir e esquecer. Depois de implementar sua nova estratégia, você deve avaliar e ajustar constantemente os processos para garantir que eles permaneçam impactantes e alinhados com os interesses em constante evolução de sua organização.

Talvez ainda mais importante, você deve tomar medidas proativas para envolver toda a organização  sobre as medidas que estão sendo tomadas, e a importância da diversidade e inclusão no local de trabalho.

A única maneira de fazer sua estratégia causar impacto é ter toda a sua empresa envolvida no processo.

  • Tecnologia pode ajudar

Em última análise, o objetivo de qualquer estratégia de diversidade e inclusão é criar uma empresa mais forte e mais bem-sucedida.

Embora esse objetivo tenha várias ramificações, como reduzir os custos de recrutamento, reduzir a rotatividade, aumentar a receita, melhorar o moral etc., é importante reconhecer que todos esses problemas estão diretamente relacionados.

Utilizando a tecnologia para facilitar uma abordagem mais inteligente e mais sistemática das decisões de contratação e mobilidade interna, as organizações podem abordar os potenciais problemas de preconceito e discriminação na raiz e, ao mesmo tempo, encontrar o melhor ajuste para cada vaga disponível da maneira mais eficiente possível.

Adotar uma abordagem estratégica para a diversidade e a inclusão requer muita dedicação e muito trabalho, mas o retorno do seu investimento, tanto moral quanto financeiramente, fará com que valha a pena.

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