A Maneira Certa De Reconhecer Seus Colaboradores

Seus colaboradores não são iguais. Eles têm personalidades diferentes e origens variadas que moldam quem eles são e como eles agem.

Essa diversidade também se aplica em como eles preferem ser reconhecidos. Muitos líderes assumem um padrão na maneira de reconhecer seus colaboradores, mas isso provavelmente difere das preferências deles.

Alguns gostam de ser elogiados publicamente para todos verem. Colaboradores mais reservados apreciam um reconhecimento mais discreto e privado.

Mesmo se um líder abordar o reconhecimento com a devida intenção, reconhecer da maneira errada pode ser desanimador e, na verdade, diminuir o engajamento.

É fundamental que os líderes dediquem um tempo para serem autênticos com seus esforços de reconhecimento e valorização.

Conheça seus colaboradores em um nível pessoal para que você possa determinar quais tipos de elogios eles apreciam mais.

Quando você der reconhecimento, preste atenção em como eles o recebem. Se eles parecerem desconfortáveis, tente uma forma diferente na próxima vez.

Como Reconhecer Seus Colaboradores

O reconhecimento genuíno e personalizado ajuda a impulsionar o engajamento. Os colaboradores que se sentem valorizados por seus líderes têm maior probabilidade de trabalhar mais, procurar maneiras de melhorar e crescer e permanecer na organização.

Quando você reconhece e recompensa, você não apenas motiva o colaborador, mas também dá um exemplo para os outros na organização de como funciona o bom trabalho.

Os seres humanos têm essa necessidade de serem reconhecidos e, quando são, têm um desempenho melhor. O reconhecimento deve ser autêntico para funcionar. Então,  você precisa ser atencioso e específico.

Aqui estão algumas maneiras criativas de reconhecer sua equipe e mantê-la engajada.

A gratidão é muito importante

Faça da gratidão uma rotina, reconhecendo-os como equipe ou de forma individual. Agradeça-os por trabalharem na empresa. Deixe-os saber que você tem consciência de que eles têm outras opções e que você é grato por estarem com você nesta jornada.

Faça pequenos agrados

Descubra as preferências de seus colaboradores, como bolos, chocolates, biscoitos, etc. Sempre que possível, compre e distribua ocasionalmente. Eles irão perceber que você teve o cuidado de lembrar deles de forma pessoal e isso uma marca muito positiva.

Aniversário é um dia especial

Quem não gosta de ser lembrado em seu aniversário? Faça uma relação com todas as datas. Você pode fazer uma comemoração maior por trimestre, por exemplo.

Certifique-se de ter todos os aniversários de seus colaboradores em seu calendário e ligue para eles ou pessoalmente deseje-lhes um feliz aniversário. Mesmo se você não fizer uma festa, isso terá um grande significado.

Reconheça o tempo de empresa

Quando seu colaborador completar um ano de empresa, dê-lhe uma placa com o nome gravado, agradecendo a permanência e parabenizando a trajetória.

A maioria das empresas não cultiva esse hábito. Então, essa atitude pode representar um diferencial como forma de maior engajamento.

Incentive o aprendizado

As pessoas querem estar aprendendo e crescendo constantemente. Descubra o que seu colaborador gostaria de aprender.

Independente de ser um assunto profissional ou um hobby, você pode presenteá-lo com um curso. Existem aulas sobre quase tudo online. Outra opção é comprar um livro em que ele esteja interessado e escrever uma dedicatória na capa.

O engajamento dos colaboradores está diretamente relacionado ao lucro, e a melhor maneira de engajá-los é dar-lhes clareza e reconhecimento.

Incentive o reconhecimento

O reconhecimento é ótimo vindo de um líder ou do nível executivo, mas também é apreciado quando vem de colegas.

Envolva todos no processo de reconhecimento e dê a sua equipe uma ampla oportunidade e incentivo para se reconhecerem mutuamente.

O Jeito Certo de Reconhecer

O reconhecimento dos colaboradores reforça e recompensa os resultados mais importantes que as pessoas almejam para o seu negócio.

Os programas de reconhecimento podem ajudar a motivar os trabalhadores de forma a incentivar abordagens mais positivas para suas tarefas.

Ao desenvolver tais programas, certifique-se de seguir alguns padrões simples obtendo o maior benefício para sua empresa.

Torne todos elegíveis

Você precisa tornar todos os colaboradores qualificados para o reconhecimento. Você nunca deve excluir nenhum trabalhador ou grupo de trabalhadores.

Isso é especialmente importante para considerar quando colaboradores diferentes têm responsabilidades totalmente diferentes.

Dependendo da natureza do negócio da sua empresa, você pode precisar criar vários programas de reconhecimento para diferentes departamentos ou diferentes tipos de trabalhos.

Defina critérios claramente

O reconhecimento deve fornecer ao empregador e ao colaborador informações específicas sobre quais comportamentos ou ações estão sendo recompensados ​​e reconhecidos.

Quanto mais claramente você projetar e comunicar os critérios de elegibilidade para a recompensa, mais fácil será para os colaboradores entenderem o que está em jogo.

Oportunidades iguais

Qualquer pessoa que desempenhe no nível ou padrão indicado no critério deve receber a recompensa. Ou, se não houver condições de recompensar a todos, você deve divulgar uma lista dos colaboradores elegíveis, informando quantos você planeja recompensar, que serão escolhidos por sorteio, por exemplo .

Seja oportuno

O reconhecimento deve ocorrer o mais próximo possível do desempenho das ações, de modo que reforce o comportamento que o empregador deseja incentivar.

O reconhecimento mensal pode ser pouco frequente e menos eficaz. Dependendo da natureza do seu negócio, as recompensas podem ser tão frequentes quanto diárias.

Um elemento de surpresa também é benéfico. Se você costuma recompensar os colaboradores com um almoço grátis, gradualmente o almoço se torna uma rotina ou um direito e não é mais recompensador.

Defina padrões objetivos

Você não quer criar um processo no qual os líderes selecionem as pessoas para receber reconhecimento com base em critérios subjetivos. Os colaboradores verão esse tipo de processo como favoritismo.

É por isso que os processos que identificam um indivíduo, como o Empregado do Mês, raramente são eficazes. Quando o reconhecimento é baseado em números objetivos, como totais de vendas, ele será muito mais significativo e eficaz.

Seja autêntico

O que quer que você faça para reconhecer seus colaboradores, certifique-se de que isso ocorra de forma natural.

Independentemente de você reconhecer o trabalho de um indivíduo ou de toda a equipe, o reconhecimento só funciona quando é sincero.

Não ofereça apenas reconhecimento pelo bem do moral. Ofereça-o por um trabalho bem feito e faça isso com frequência.

Trabalhe com sua equipe para definir recompensas

Vale a pena aprender como outras empresas – startups, grandes marcas, empresas de consultoria ou lojas de tecnologia – reconhecem os colaboradores.

Mas você deve trabalhar com sua equipe para desenvolver seus programas de reconhecimento. Certifique-se de que as recompensas estimulem seus colaboradores para que eles sejam efetivos.

Líderes apreciativos são líderes apreciados

Você ficaria surpreso com o grau em que simplesmente agradecer aos seus colaboradores promove uma atmosfera de confiança.

Quando os trabalhadores sabem que seus esforços contribuem para uma causa e são percebidos por pessoas de nível superior, eles sentem uma conexão mais profunda com a liderança.

Comprometa-se a Reconhecer o Ano Todo

Mesmo hoje, o reconhecimento dos colaboradores não é tão comum ou comemorado como deveria ser. Muitos líderes optam por não fazer disso uma prioridade, seja porque estão ocupados demais ou porque simplesmente não entendem por que isso é tão vital para um local de trabalho próspero.

Nem todo mundo leva o trabalho para casa. No entanto, a maioria de nós leva para casa alguns dos sentimentos vividos. Boas vibrações no trabalho traduzem-se em uma vida familiar mais feliz e tranquila.

Quando você mostra a seus colaboradores que vê e aprecia seus esforços e aproveita o tempo para demonstrar quanto impacto mensurável eles estão tendo em sua empresa e em seu mundo, esses colaboradores se sentem bem com o que fazem e levam esse sentimento para casa com eles.

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