Como Desenvolver Equilíbrio Entre Dar E Receber Feedback

Muitas pessoas vêem a importância de dar feedback ou de recebê-lo, mas poucas enfatizam o equilíbrio entre as duas coisas.

Tanto na vida quanto no trabalho, é importante saber como fornecer feedback aos outros, de forma eficaz e construtiva, sem ofender.

Existem muitas oportunidades na vida para fornecer feedback aos outros, desde comentar como o seu colega realizou uma tarefa, até discutir o comportamento dos seus filhos com eles.

Como dar feedback

O feedback efetivo, tanto positivo quanto negativo, é muito útil. O feedback é uma informação valiosa que será usada para tomar decisões importantes.

As empresas de alto desempenho procuram constantemente formas de melhoria contínua, não apenas como uma frase de efeito.

Elas possuem um verdadeiro foco com base no feedback de toda a organização – clientes, funcionários, fornecedores e partes interessadas. Empresas de alto desempenho não são apenas boas em aceitar feedback, mas elas deliberadamente pedem feedback.

O feedback efetivo traz benefícios para o doador, o receptor e a organização como um todo. Conheça algumas estratégias para desenvolver a forma como essa ferramenta pode ser utilizada de maneira eficaz na sua empresa.

O feedback deve ser sobre o comportamento e não sobre a personalidade

A primeira e provavelmente a regra mais importante de feedback é lembrar que você não está fazendo nenhum comentário sobre o tipo de pessoa que seu colaborador é, ou no que ele acredita ou valoriza.

Você está apenas comentando como ele se comportou. Não fique tentado a discutir aspectos de personalidade, inteligência ou qualquer outra coisa. Apenas comportamento.

Dar feedback de 360 ​​graus

Não tenha medo de quebrar a norma de que o feedback só pode ser dado para baixo, de líderes a colaboradores. Esse estigma limita a perspectiva de 360 ​​graus que um indivíduo obtém ao receber feedback.

Se um colega de trabalho tiver uma excelente apresentação, por exemplo, deixe-o saber por que você gostou. Da mesma forma, os líderes devem estar abertos ao feedback dos colaboradores. Tenha em mente que sempre há espaço para melhorias.

Faça sua pesquisa

Antes de dar feedback, considere a personalidade do indivíduo e como ele prefere recebê-lo. Seja isso público ou privado, você não quer deixar ninguém desconfortável ao dar feedback. Em vez disso, utilize essa oportunidade para crescer e desenvolver relacionamentos.

Criar feedback construtivo

O feedback em si deve ser um balanço de comentários positivos e negativos que destacam áreas de melhoria. Essa dupla inclusão cria um feedback construtivo que permite ao receptor identificar pontos fracos e aprimorá-los enquanto mantém as forças atuais.

Torne-o personalizado

Reserve um tempo para preparar seu feedback e verifique se ele é significativo. Em outras palavras, diferencie seu feedback de um elogio típico, tornando-o específico para um indivíduo.

Indique quem, o quê, onde e quando, para que o indivíduo saiba exatamente a que você está se referindo. Por exemplo, você poderia dizer: “Durante nossa reunião mensal de equipe ontem, gostei de ouvir suas ideias sobre sua pesquisa mais recente em relação a engajamento de colaboradores.”

Adicionar esse nível de profundidade garante que o destinatário saiba exatamente do que você está falando e entenda claramente seu comentários.

Como receber feedback

Infelizmente, no calor do momento, muitos de nós reagem de forma defensiva e com raiva ou, pior ainda, atacam a pessoa que dá feedback.

Mas a verdade é que precisamos superar isso. Sabemos que há valor na crítica construtiva, pois é dessa forma que identificamos pontos fracos para nos ajudar a manter relacionamentos e ser mais bem-sucedidos em tudo o que fazemos.

É importante pedir feedback diretamente após o encerramento de um projeto, apresentação ou reunião. Sem isso, colegas de trabalho e líderes podem não conhecer seu nível de conforto ao receber críticas construtivas. Solicitar feedback deixa claro que seu maior objetivo é melhorar.

Pare sua primeira reação

Ao primeiro sinal de crítica, antes de fazer qualquer coisa, pare. Tente não reagir! Você terá pelo menos um segundo para interromper sua reação.

Enquanto um segundo parece insignificante na vida real, é tempo suficiente para o seu cérebro processar uma situação. E nesse momento, você pode parar uma expressão facial de indignação ou uma reação negativa e lembrar-se de ficar calmo.

Lembre-se do benefício de obter feedback

Agora, você tem alguns segundos para lembrar-se rapidamente dos benefícios de receber críticas construtivas, ou seja, melhorar suas habilidades, sua produção e relacionamentos, e ajudá-lo a atender às expectativas que seu líder e os outros têm de você.

Você também deve tentar restringir qualquer reação em relação à pessoa que está enviando o feedback. Pode ser desafiador receber críticas de um colega de trabalho, ou de alguém que você não respeita totalmente, mas lembre-se: o feedback preciso e construtivo pode vir de qualquer fonte.

Ouça e entenda

Você evitou sua reação típica, seu cérebro está funcionando e lembrou-se de todos os benefícios do feedback. Agora, você está pronto para se engajar em um diálogo produtivo com o seu eu competente e ponderado, em oposição ao seu ego combativo.

Quando a pessoa compartilhar feedback com você, ouça atentamente. Permita que a pessoa compartilhe seus pensamentos completos, sem interrupção.

Quando ela terminar, repita o que ouviu. Por exemplo, “Você quer que eu forneça relatórios semanais mais detalhados, certo?”

Neste ponto, evite analisar ou questionar a avaliação da pessoa. Em vez disso, concentre-se apenas em entender seus comentários e perspectivas.

E ofereça o benefício da dúvida. Lembre-se que é difícil dar feedback a outra pessoa. Reconheça que a pessoa que está lhe dando feedback pode estar nervosa ou não expressar suas ideias perfeitamente.

Não leve para o lado pessoal

É fácil ficar na defensiva ao receber feedback, especialmente quando é negativo. Embora você possa oferecer uma resposta às críticas que podem explicar sua situação, evite a atitude defensiva, uma vez que isso implica a criação de desculpas.

Por exemplo, em vez de dizer: “Eu não tive tempo suficiente”, você pode dizer: “É uma ótima ideia. Da próxima vez eu vou me esforçar mais para fazer isso acontecer.”

Faça anotações

Acompanhe os comentários recebidos, escrevendo-os em um diário, documento do Word ou plataforma de engajamento de colaboradores.

Isso permite que você compare os comentários à medida que avança em direção ao seu objetivo de melhorar. Se o seu feedback permanecer consistente de mês a mês, considere alterar seus planos de melhoria, pois eles podem ser ineficazes.

Manter um registro de feedback permite que você veja o que melhorou e o que ainda precisa ser desenvolvido.

Uma combinação dessas dicas fornecerá a base para que uma equipe altamente engajada trabalhe em prol da melhoria individual, o que acabará levando à melhoria geral da equipe.

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