Sempre que você usar pesquisas para coletar feedback dos colaboradores, esteja preparado para todos os tipos de respostas.
Alguns comentários são curtos e gentis, enquanto outros são verdadeiros discursos. Alguns fornecem muitos detalhes, enquanto outros não dizem muita coisa. Alguns são positivos e outros vão longe na direção oposta.
Os comentários negativos contêm opiniões críticas sobre um tópico, geralmente sobre coisas que um colaborador acredita que podem ser melhoradas ou que não gostam.
Eles também podem ser ofensivos, incluir linguagem severa ou destacar equipes e indivíduos de maneiras críticas.
Mas ignorar os resultados negativos após uma pesquisa pode causar um dano maior ao engajamento do colaborador do que não fazer a pesquisa.
Como Agir no Caso de Feedback Negativo dos Colaboradores
A melhor maneira de responder ao feedback negativo é com objetivos claros e acionáveis e nem todos precisam ser grandes mudanças.
Os colaboradores esperam e precisam de solução, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio do planejamento de ações.
O feedback negativo nunca é fácil de receber. Pode ser difícil ouvir o que você ou sua empresa estão fazendo errado.
Não importa se você recebe esse feedback negativo das pesquisas dos colaboradores ou se eles se comunicam abertamente. O que você não pode fazer é ignorar.
O feedback negativo é importante, mas o que você faz com esse feedback é ainda mais.
Esse é um processo no qual as organizações discutem os resultados da pesquisa, identificam problemas específicos a serem atingidos para a melhoria geral e criam um plano para aprovar as alterações necessárias.
Então, o que você deve fazer quando encontrar esses comentários críticos e negativos? Aqui estão algumas sugestões para lidar com esses tipos de comentários.
Não leve para o lado pessoal
É fácil se sentir pessoalmente atacado quando um comentário negativo é feito sobre você, seja diretamente ou em termos gerais.
Comentários como este incluem: “Meu líder não escuta”, “O CEO precisa se comunicar melhor” ou “A equipe de RH é ineficiente”.
Se a sua resposta imediata é se sentir ofendido, ferido ou ficar na defensiva, pare, respire fundo e expire lentamente. Dê um passo mental para trás e enquadre esses comentários como oportunidades de crescimento.
Quanto mais rápido você puder desenvolver táticas de enfrentamento para reduzir os sentimentos de ofensa pessoal, mais rápido poderá fortalecer sua capacidade de ver cursos de ação para melhorar as situações para si e para os outros.
Examine a natureza dos comentários
Se um comentário negativo menciona você ou sua equipe, ele se refere a um ponto válido quando considerado de uma perspectiva objetiva?
Isso implicou um mal-entendido que poderia ser esclarecido? Vários comentários negativos giram em torno de um tópico semelhante?
Adotar uma mentalidade mais objetiva e solucionadora de problemas pode ajudar a lidar com possíveis sentimentos negativos que comentários críticos possam criar.
Não procure pelo autor do comentário
Pesquisas não são caça às bruxas. Concentre-se em ideias em vez de quem disse o quê. Mesmo que você consiga identificar quem fez um comentário com base em uma palavra ou frase específica, tente permanecer objetivo e focado em resolver problemas e preocupações.
Considere todos os comentários, não apenas os negativos
Assim como é fácil se sentir pessoalmente atacado ao ler um comentário negativo dirigido a você, é fácil enfatizar demais a negatividade em geral.
Por exemplo, se a maioria dos comentários sobre um tópico for positiva, mas alguns são negativos, você provavelmente colocará mais peso nas opiniões negativas.
Evite deixar a negatividade obscurecer a positividade, especialmente quando comentários negativos para um determinado tópico são raros.
Mas não ignore comentários negativos
Diretamente relacionado ao ponto anterior: também evite a tentação de simplesmente ignorar comentários negativos.
Não esconda os resultados da pesquisa, mesmo que eles revelem insatisfação generalizada ou que os resultados pareçam embaraçosos. Manter o feedback longe dos colaboradores apenas aprofunda qualquer desconfiança que já exista.
Compartilhe os resultados da pesquisa com eles de uma maneira que destaque os bons e os ruins. Resista ao impulso de dar um giro positivo no feedback negativo. Reconheça que há coisas em que você precisa trabalhar.
E, mais importante, certifique-se de descrever claramente as etapas que você seguirá para criar um plano de ação. Aumentar a comunicação é uma ótima maneira de transformar a cultura da empresa para melhor.
Comentários negativos podem ser valiosos e oferecer evidências do que não está funcionando ou do que pode ser melhorado. Ignorar comentários negativos limita suas oportunidades de mudança positiva.
Encoraje discussões saudáveis e face a face
Depois de ler e entender bem os sentimentos dos colaboradores em relação a vários tópicos, é hora de dar um passo adiante.
Faça uma reunião individual ou em grupo para discutir os tópicos mencionados nos comentários, especialmente os negativos. Mantenha discussões tópicas e evite ataques de culpa ou de caráter.
Reenfatize o desejo de feedback construtivo
Seja durante uma reunião ou para futuras pesquisas, enfatize a importância dos colaboradores, incluindo pontos construtivos em seus comentários, especialmente para tópicos sobre os quais eles podem ter avaliações negativas.
Abordar todos os comentários é uma etapa essencial para entender o feedback dos colaboradores e fazer ajustes positivos deles.
Foco
Com uma grande quantidade de comentários negativos, é fácil ter a sensação de que todo problema precisa ser resolvido para melhorar os níveis de engajamento.
Mas, fazer muito de uma vez pode prejudicar seus esforços para melhorar. Você pode dividir os comentários em categorias, concentrando-se nos pontos principais.
Não há uma abordagem única para como você deve escolher o que focar. Você pode selecionar problemas nos departamentos ou escolher os principais problemas enfrentados por cada departamento individualmente.
O ideal seria selecionar as questões que foram repetidamente levantados por vários colaboradores na pesquisa, pois esses problemas poderiam ser caracterizados como sistêmicos.
Esclarecer
Ao diminuir o foco nos principais problemas, também é importante obter esclarecimentos da fonte. Nesse caso, são seus colaboradores.
Por exemplo, eles podem ter dito que não estão satisfeitos com a maneira como seus líderes se comunicam. Seria fácil assumir que o que eles estão procurando é mais comunicação, porque não estão recebendo o suficiente.
No entanto, pedir aos colaboradores que expliquem o que boa comunicação significa para eles pode surpreendê-lo. Você pode descobrir que a insatisfação deles deriva do tipo de comunicação que estão recebendo das lideranças, e não da frequência.
Brainstorming
Se você está comprometido com a melhoria, também deve se comprometer a tentar novas abordagens. Realize um processo de brainstorming para coletar ideias, seja em grupos de trabalho ou em equipes menores em cada departamento específico.
Estabeleça metas
Uma vez que você tenha um conjunto de ideias, é hora de decidir o que pode ser realizado e por quem.
Metas claras são importantes porque motivam os colaboradores da linha de frente e a liderança a trabalhar para melhorar o local de trabalho com medidas concretas.
Elas também são mensuráveis, por isso é fácil avaliar o processo ao longo do caminho e fazer alterações, se necessário.
Um número de mecanismos precisa estar em vigor para que os objetivos façam a diferença, incluindo comunicação, acordo e compromisso.
Todos os envolvidos precisam investir nos objetivos, o que só é possível em um ambiente onde a discussão aberta é valorizada. Assim, as lideranças precisam regularmente facilitar conversas honestas em torno dos objetivos propostos.
Avaliar
Idealmente, você avaliará seu plano de ação ao longo do caminho, especialmente depois de estabelecer metas.
Ainda assim, se você fez várias alterações nos departamentos, você deseja um feedback geral sobre se essas alterações fizeram uma diferença positiva. É a hora certa para outra pesquisa.
Essa é a melhor maneira de saber se as mudanças que você fez ao longo do caminho contribuíram para melhorar a cultura do local de trabalho e o envolvimento dos colaboradores.