A composição cultural da força de trabalho atual é certamente diversificada, com talentos qualificados provenientes de várias origens culturais, socioeconômicas e de estilo de vida.
Como proprietário de uma empresa, considere como esse tipo de diversidade afeta sua organização. Há muitos benefícios a colher, desde que você promova a inclusão e não tolere qualquer forma de discriminação no local de trabalho.
Diversidade significa reunir um grupo de pessoas de diferentes origens e seu trabalho é maximizar o impacto positivo em seus negócios.
Um estudo recente conduzido pela Harvard Business Review analisou a diversidade em dois níveis e o efeito que elas podem ter na inovação:
- A diversidade inerente – características com as quais nascemos e;
- A diversidade adquirida – características que captamos ao longo do caminho.
O estudo constatou que as empresas que adotam uma abordagem holística para a diversidade no local de trabalho, empregando diversos líderes e membros da equipe, essencialmente desbloqueiam a inovação.
Ao ter líderes que respeitam e consideram todas as vozes, essas empresas desenvolvem uma cultura falada, na qual os membros da equipe têm mais probabilidade de contribuir para a inovação.
Diversidade e Experiências Impactando as Organizações
Quando você olha em volta no seu local de trabalho, todo mundo é igual a você? Provavelmente não. A força de trabalho mudou drasticamente nos últimos 50 anos.
Hoje, essa força é um reflexo melhor da população com uma mistura significativa de gêneros, raça, religião, idade e outros fatores de fundo.
O sucesso a longo prazo de qualquer negócio exige um corpo diversificado de talentos que possa trazer novas ideias, perspectivas e pontos de vista ao seu trabalho.
O desafio que a diversidade representa, portanto, é permitir que seus líderes capitalizem a mistura de gêneros, origens culturais, idades, estilos de vida e experiências para responder às oportunidades de negócios de forma mais rápida e criativa.
Os empregadores devem considerar os benefícios potenciais de analisar a diversidade por meio de uma lente mais ampla.
Gênero, raça, idade, cultura, estilo de vida, estilo de aprendizado, personalidade – a combinação certa desses elementos pode ser a base de um local de trabalho que promove aceitação, respeito e trabalho em equipe.
A força está nas diferenças, não nas semelhanças. A valorização dessas diferenças no local de trabalho pode gerar muitos pontos positivos para um empregador.
Conheça algumas maneiras pelas quais a diversidade no local de trabalho pode fortalecer e impactar de maneira positiva sua empresa:
Promovendo novas ideias
Quando as pessoas vêm de diferentes origens, elas têm maneiras diferentes de falar, hábitos diferentes e métodos diferentes de fazer as coisas.
Quando isso é adotado no ambiente de trabalho, surgem novas ideias sobre como melhorar procedimentos, processos de vendas e operações de atendimento.
Como proprietário de uma empresa, boas ideias são valiosas para ajudar a impulsionar a visão do seu negócio de forma eficiente. Isso também dá ao colaborador um sentimento de orgulho e confiança, sabendo que suas ideias são valorizadas.
Melhorando o atendimento ao cliente
Você não controla quem entra pela porta para comprar um produto ou serviço, o que significa que seus clientes podem ser mais diversos do que você.
No entanto, você pode estar perdendo clientes em potencial por não entender como ajudá-los. Quando você tem uma força de trabalho diversificada, aumenta suas chances de que alguém em sua equipe também possa atender clientes de origens diferentes.
O visual de uma equipe diversificada, por si só, muitas vezes convida mais consumidores a se informar sobre seus negócios.
Cultura corporativa envolvida
Quando as pessoas são encorajadas a serem elas mesmas, elas são mais engajadas. São as pequenas coisas que promovem o engajamento, como convites para ideias, acomodações para necessidades especiais ou celebração de festividades culturais.
Uma equipe engajada é mais confiável, entende qual é a visão e onde a equipe está em termos de atingir suas metas.
Fidelização de colaboradores
Encontrar grandes talentos é complicado no competitivo mercado de trabalho de hoje, especialmente se você é um pequeno negócio sem os recursos das grandes corporações.
No entanto, você pode gerar fidelidade dos colaboradores adotando a diversidade. Quando as pessoas se sentem valorizadas, elas querem ficar e continuar a servir como parte de uma grande equipe.
Reduzir a rotatividade de trabalhadores ajuda a reduzir os custos com recursos humanos e a desenvolver a equipe em que você confia para levar sua empresa ao próximo nível.
Alto moral e produtividade
É simples: quando a diversidade é abraçada e as pessoas se sentem valorizadas pelo que são, elas ficam felizes.
Essa felicidade permanece ao longo do dia, pois as pessoas ficam empolgadas para trabalhar, ajudar-se mutuamente a resolver problemas e colaborar para alcançar objetivos.
Um negócio com alto moral é geralmente um negócio com alta produtividade. As pessoas se inspiram para ser melhores e fazer mais.
Uma ampla gama de habilidades e experiências pode ser um grande impulso para a produtividade. Em uma economia global, as empresas são apresentadas para novos desafios regularmente.
As empresas que podem obter conhecimento amplo e experiência estão simplesmente mais bem equipadas para enfrentar os desafios e manter os negócios em movimento.
As empresas vencedoras constroem uma cultura de trabalho em equipe e camaradagem. Seu pessoal valoriza os pontos fortes únicos que cada membro da equipe traz consigo.
Reputação positiva
Agora, talvez mais do que nunca, a reputação de uma empresa é tudo. Empresas que abraçam a diversidade são amplamente respeitadas.
Em um mercado de trabalho competitivo, a abordagem de uma organização à diversidade pode fazer com que seja um empregador de escolha ou um empregador a evitar.
Essas organizações percebem que abraçar a diversidade não é simplesmente a coisa certa a fazer – é um fator crítico na percepção da marca.
A verdadeira diversidade no local de trabalho é um ingrediente essencial para o sucesso do negócio, independentemente do tamanho da organização.
Amplie seus esforços
A diversidade na sua empresa se refere apenas a raça e gênero? Nesse caso, expanda sua definição e seus esforços de diversidade.
À medida que as gerações envelhecem e outras entram no mercado de trabalho, a mudança na demografia significa que gerenciar uma força de trabalho multigeracional e multicultural se tornará uma norma de negócios.
Além disso, há uma grande variedade de equipamentos especializados disponíveis para permitir que pessoas com deficiências contribuam com sucesso para seus ambientes de trabalho.
Se o seu ambiente organizacional não suporta amplamente a diversidade, você corre o risco de perder talentos para seus concorrentes.
Remova barreiras artificiais para o sucesso
O estilo de entrevista – comportamental ou funcional – pode ser uma desvantagem para alguns candidatos a emprego.
Os candidatos mais velhos, por exemplo, estão menos familiarizados com entrevistas comportamentais e podem não ter bom desempenho, a menos que seus recrutadores perguntem diretamente pelo tipo de experiência que estão procurando. Treine seus recrutadores para entender os componentes culturais das entrevistas.