Princípios Para Construir Uma Cultura de Equipe Forte

O trabalho em equipe é um fator importante que determina o sucesso de qualquer organização. Muito tem sido escrito sobre o tema, mas a grande dificuldade é transformar as teorias em prática.

Se você tem a tarefa de recrutar candidatos para a sua organização, deve ter visto candidatos listarem “capacidade de trabalhar em equipe” como um dos seus atributos no currículo.

Mas, o fato é que o trabalho em equipe como uma habilidade tem sido usado de forma tão corriqueira ao longo dos anos que, em alguns casos, deixou de ser o que significa e se tornou um clichê.

Princípios Fundamentais Para Trabalho Em Equipe

Organizações de sucesso são comprometidas com padrões de alto desempenho e dispostas a modificar os requisitos de responsabilidade individual em relação às recompensas da equipe.

A maioria das pessoas simplesmente não aplica o que já sabe sobre as equipes de maneira disciplinada e, assim, perde o potencial de desempenho dentro das equipes existentes e não procura novas oportunidades potenciais de equipe.

Conheça mais sobre os princípios que estabelecem a base da construção de uma equipe forte, para efetivamente alcançar o resultado desejado.

Objetivo

Um dos primeiros princípios de um trabalho em equipe eficaz é que, enquanto uma equipe é formada, deve haver uma clareza sobre o que a equipe deseja alcançar.

É importante que você veja a equipe como uma entidade e tenha metas claramente articuladas em vigor. Na ausência de um objetivo, os membros da equipe podem não entender suas responsabilidades, o que pode causar ambiguidade.

Aprendizado

Os membros da equipe devem estar dispostos a aprender uns com os outros. Pode haver alguns membros que são excelentes no processo, enquanto alguns precisam de tempo e orientação, por isso é essencial que haja disposição para ensinar e aprender novas ideias.

Os novos membros da equipe não devem hesitar em procurar ajuda dos membros mais antigos da equipe e estes devem, por sua vez, dar um passo à frente para ajudar os novos membros.

Definição de papéis

Deve haver uma comunicação de mão dupla entre os membros da equipe sobre os papéis que lhes são atribuídos, para que haja uma compreensão e uma apreciação do esforço colocado por todos.

Isso é muito essencial, pois muitas vezes, quando as coisas não funcionam como planejado, os membros se envolvem em um jogo de culpas.

Se eles estão conscientes sobre os desafios envolvidos na realização de uma tarefa, são mais propensos a apreciar uns aos outros por seus esforços.

Divisão de tarefas

A divisão de trabalho é sobre a clareza de papéis e como suas contribuições se alinham com as metas estabelecidas pela equipe para garantir seu sucesso.

Como um indivíduo em uma equipe, é importante que você reserve um tempo para se refletir, entender suas fraquezas, investir em seus pontos fortes e alavancar seus talentos para o sucesso da equipe.

Como líder de uma equipe, você deve procurar entender os pontos fortes de cada membro, colocá-los em posições de sucesso e comunicar claramente seu papel dentro da equipe, para que haja uma compreensão consistente da divisão do trabalho.

Comunicação

Em um ambiente de equipe, a definição de uma linguagem química que todos entendam pode ser desafiadora, considerando-se as personalidades únicas, os diferentes estilos de comunicação e as tecnologias. No entanto, uma estratégia fácil é definir padrões e processos claros para sua equipe seguir.

Há também um aspecto social nisso. Como qualquer relacionamento, você precisa nutrir e construir conexões pessoais. Confira os exemplos abaixo como uma maneira de fortalecer o vínculo dentro de sua equipe:

  • Encoraje reuniões presenciais ou, se estiver usando um software de conferência na Web, garanta que todos tenham sua câmera de vídeo;
  • Tenha a mente aberta, pratique a intenção positiva, a escuta ativa e a empatia;
  • Reúna a equipe para eventos fora do trabalho.

Definir uma linguagem química específica para sua organização pode ajudar a reduzir os desafios de comunicação existentes.

Colaboração

Como equipe, muitas vezes encontramos problemas que parecem insolúveis. No entanto, se a equipe tiver uma mentalidade colaborativa, maximizará sua oportunidade de sucesso.

Aqui estão algumas estratégias de pensamento auto-reflexivo para avaliar o quanto você é colaborativo:

  • Você está disposto a trabalhar com os outros com uma mente aberta a novas ideias ou abordagens?
  • Você conhece e confia nos membros de sua equipe?
  • Você está ciente do papel de cada membro da equipe e do benefício que eles trazem?
  • Você está disposto a ajudar um membro da equipe em dificuldades para o sucesso da equipe?

Pratique ser um líder individual nessas áreas. Outros seguirão.

Resolução de conflitos

O conflito interno sempre surgirá, não importa quão coesa seja a equipe. No entanto, quando gerenciado corretamente, o conflito pode ser usado como mecanismo de canalização para estimular o crescimento e a inovação. Use as dicas abaixo para gerenciar com sucesso o conflito entre equipes:

  • Alinhar-se aos processos e padrões da equipe para garantir consistência operacional;
  • Incentivar a tomada de decisões baseada em fatos para remover a emoção e o apego pessoal;
  • Remova o “eu” da equação. Desafie o custo benefício identificando o que é certo para o cliente, empresa e / ou equipe;
  • Forneça feedback em tempo real, abordando os problemas antecipadamente, em vez de permitir que o ressentimento seja criado.

Suporte

Construir uma forte cultura de equipe exige paciência e disciplina. Os princípios acima podem ajudar a estabelecer uma base sólida, mas, para unir tudo isso, é necessário o princípio final do suporte.

Como líder ou um colaborador individual, pergunte a si mesmo:

“Qual é o meu papel no apoio à equipe?” Lembre-se – só é preciso uma pessoa para fazer a diferença.

A equipe precisa trabalhar em conjunto para ter sucesso. Use os princípios abaixo como um guia para ajudar a criar um sistema de suporte para uma forte cultura de equipe:

  • Clara divisão de trabalho e definições de funções dentro de sua equipe;
  • Alinhar em um conjunto de melhores práticas de comunicação compreendidas por todos os membros da equipe;
  • Crie um ambiente de trabalho baseado em confiança e empatia;
  • Gerencie conflitos saudáveis ​​por meio de padrões, processos e feedback em tempo real;
  • Desenvolva um sistema de apoio através da paciência e disciplina.

“A união é um começo. Manter juntos é o progresso. Trabalhar em conjunto é sucesso. ”-Henry Ford

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