Os relacionamentos no local de trabalho são altamente críticos e imperativos, tanto para o sucesso quanto para a eficácia de qualquer organização. Relacionamentos afetam o moral, confiança e produtividade da força de trabalho.
Portanto, a atmosfera deve ser cordial e desprovida de conflito e estresse, já que as relações de trabalho são inevitáveis, seja com os companheiros de equipe, com lideranças ou com os clientes.
Os tipos mais comuns de conflito no local de trabalho, são:
- Confronto de personalidades
Um líder de equipe pode acreditar que um membro está faltando em assumir responsabilidade e o membro pode pensar que o líder da equipe é excessivamente zeloso ou imprudente.
- Diferenças na liderança e estilo de trabalho
Os diferentes estilos de supervisores podem causar confusão nos colaboradores, pois alguns podem usar comunicação aberta, enquanto outros não.
- Diferenças de origens
Conflitos podem surgir entre pessoas trabalhando juntas, devido a diferenças em contextos educacionais, culturais, religiosos ou outros.
Como Melhorar Suas Relações No Trabalho
Um estudo global descobriu que 79% das pessoas que deixaram seus empregos citam a falta de apreciação como razão para sair.
Se você sentir que está sendo levado ao limite toda vez que receber um e-mail de seu líder, talvez seja hora de dar um passo para trás e se perguntar “por quê?”
Quem já não passou por isso? O que começa como uma pequena crítica de um líder pode eventualmente se transformar em uma situação desconfortável para todos.
Embora a razão pelas discussões entre empregadores e colaboradores seja muitas vezes subjetiva, o mais importante a lembrar é que se pode aprender e crescer a partir de todos os cenários enfrentados no local de trabalho.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar seus relacionamentos no trabalho, para que você possa crescer e desfrutar de uma bela carreira.
Pratique a atenção plena
Incorporar a atenção plena no trabalho pode realmente ajudar a melhorar uma situação estressante. Ela não apenas reduz os níveis de estresse, mas também ajuda você a permanecer firme no presente.
Em vez de se concentrar no passado ou imaginar como uma situação difícil pode impactar seu futuro, manter-se perspicaz e focado no presente ajudará você a ver com clareza o que está acontecendo hoje.
Seja empático
A verdadeira empatia é difícil de praticar, mas é uma habilidade muito importante desenvolver se você quiser ver mudanças reais acontecerem em suas interações no local de trabalho.
Lembre-se de que todo mundo está passando por algo que você não consegue ver. Lembre-se disso da próxima vez que sentir que algo está sendo tirado de você.
Assumir a responsabilidade
Se você está percebendo um padrão específico nas vezes em que seu líder chama sua atenção, dê um passo para trás e analise por que isso acontece.
Seja proativo e tente informar ao seu líder seus melhores métodos de trabalho, feedback e comunicação para que ambos possam melhorar seu relacionamento.
Evite confrontos desnecessários
É completamente normal precisar desabafar de vez em quando, mas no trabalho não é o lugar para fazê-lo. Dê uma volta pelo prédio, fale sozinho ou com um amigo ou espere até chegar em casa.
Não importa onde você escolha relaxar, apenas certifique-se de que não esteja no local de trabalho. Os confrontos no local de trabalho raramente terminam bem e não há necessidade de envolver mais uma pessoa em um acidente de comunicação.
Veja o que você pode aprender
É inegável que toda interação produz uma experiência de aprendizado. Se o seu líder criticar consistentemente o seu desempenho no trabalho, veja como você pode melhorar perguntando o que você deve corrigir.
Se você receber algum feedback positivo, tenha em mente como se sentiu e se concentre em como pode melhorar ainda mais o seu trabalho.
Desenvolver boas habilidades de comunicação
Ouvir é uma arte e um bom ouvinte sempre encontra uma maneira de sair vitorioso em situações conflitantes. Também é importante ter boa habilidade de negociação e a capacidade de dizer “Não” nos momentos apropriados.
Seja confiável
A confiabilidade é uma qualidade essencial para fortalecer qualquer relacionamento, mais ainda no ambiente de trabalho. Ganhar a confiança dos outros não é fácil, leva tempo e consistência em suas palavras e ações.
Evite fofocas
Nunca preste atenção às fofocas ou participe delas. Em última análise, você vai encontrar problemas ou abalar sua credibilidade.
Não leve para o lado pessoal
Ninguém está sempre disposto a machucar alguém no trabalho de propósito. Muitas vezes, o que vemos em outra pessoa é um reflexo de algo que temos medo de ver em nós mesmos, então tenha isso em mente se você é acusado de algo que parece não característico de si mesmo.
Além disso, esteja ciente do que está realmente acontecendo com você no trabalho e tente chegar à raiz do problema.
Diga obrigado
Quer você receba críticas leves ou mais contundentes, surpreenda seu líder com sua atitude positiva. Manter um equilíbrio e incorporar a atenção plena ao trabalho pode ajudá-lo a lidar com situações difíceis, e sua presença poderosa e positiva pode se espalhar entre os demais.
Respeite o ponto de vista dos outros
Tente analisar os problemas do ponto de vista dos outros para poder compreendê-los melhor. Essa abordagem lhe dará o respeito e o apoio de todas as pessoas em seu local de trabalho.
Nunca seja parcial
Mantenha-se sempre neutro e tente adotar um ponto de vista equilibrado e imparcial em situações conflitantes que exigem a sua interferência. Tomar partido pode levar a inimigos e prejudicar as suas relações de trabalho.
Defina limites claros
Saiba onde traçar uma linha com os colegas e certifique-se de que eles entendam o conjunto de regras que você segue e as coisas que não são aceitáveis para você.
Desta forma, você irá definir um exemplo para os outros seguirem na manutenção de boas relações de trabalho.
Participe de eventos sociais
Eventos sociais são boas oportunidades para saber mais sobre os outros no local de trabalho.
Interagir com todos dentro da empresa, independentemente da sua posição, ajudará você a estabelecer uma conexão instantânea com eles e será mais fácil a convivência no local de trabalho.
Conexões saudáveis formadas durante tais interações ajudarão a fomentar relacionamentos de trabalho fortes e duradouros.
Seja profissional em todos os momentos
É imperativo que você desenvolva o hábito de ser pontual em seu local de trabalho e conclua as tarefas com diligência e cumpra seus prazos sempre.
Você deve manter o profissionalismo no trabalho e deixar isso claro para seus colegas, mantendo seus compromissos, cooperando e apoiando os outros.
Essas melhores práticas podem ajudar tanto no trabalho quanto na vida. Assuma o controle de seus relacionamentos e use essas dicas para ser proativo e melhorar seus relacionamentos no local de trabalho.
Embora possa parecer desanimador apresentar problemas ao seu líder, há vários métodos que você pode usar para incentivar sua liderança a melhorar a cultura de sua empresa.