Aprenda A Ser Mais Proativo E Não Reativo

Ser proativo é uma postura que você toma diante do mundo. Requer que um indivíduo aceite a responsabilidade por sua situação, não importa quão terrível ela seja, e tome a iniciativa de melhorar as coisas.

Em vez de deixar que suas condições e circunstâncias sejam a força motriz de suas decisões, pessoas proativas permitem que seus valores determinem as escolhas que fazem. Pessoas proativas agem em vez de se deixarem levar pelas circunstâncias.

Mesmo quando os acontecimentos limitam as escolhas, uma pessoa proativa descobrirá onde ela ainda pode exercer sua força.

O oposto de uma pessoa proativa é uma pessoa reativa. Pessoas reativas deixam que as situações e condições controlem suas ações.

As pessoas reativas pensam que o estímulo e a resposta estão totalmente conectados. Elas não vêem a lacuna entre os dois e acreditam que um determina o outro.

Então, se o tempo estiver ruim, uma pessoa reativa ficará de mau humor também. Quando uma pessoa reativa obtém feedback negativo, ela se torna defensiva e amarga.

Círculos de preocupação e influência

Imagine um círculo, e dentro desse círculo, você coloca todas as suas preocupações: sua saúde, perspectivas de emprego, filhos, finanças, etc.

Tudo e qualquer coisa que faça com que você se preocupe ou o mantenha acordado à noite. Até as pequenas coisas. Este é o seu Círculo de Preocupação.

Agora imagine um círculo dentro desse círculo de preocupação. Dentro desse círculo, você coloca as preocupações sobre as quais tem alguma ou completa influência.

Sua situação financeira pode atrapalhar seu sono, mas há coisas que você pode fazer sobre isso, como cortar gastos ou pedir um aumento. Este é o seu Círculo de Influência.

Algumas coisas não chegarão ao seu Círculo de Influência e permanecerão apenas no seu Círculo de Preocupações. Você não pode influenciar o clima, você não pode dizer ao seu corpo para não adoecer e você não tem muito controle sobre as decisões de outras pessoas.

O que separa pessoas reativas de pessoas proativas é em qual círculo elas dedicam mais tempo, atenção e energia. As pessoas reativas prestam mais atenção aos itens que estão em seu Círculo de Preocupações, sobre os quais elas têm pouco ou nenhum controle.

Os resultados disso são psicologicamente debilitantes. Esse foco resulta em culpar e acusar atitudes, linguagem reativa e aumento de sentimentos de vitimização.

Se concentrar apenas em seu Círculo de Preocupação faz com que você se sinta incapaz, resultando em uma sensação de desamparo, fazendo seu Círculo de Influência encolher.

Você desperdiça tanta energia e tempo se preocupando com coisas que não consegue controlar, que fica paralisado e deixa de agir nas coisas que pode controlar.

Pessoas proativas, por outro lado, passam mais tempo concentrando-se em seu Círculo de Influência. Quando você se concentra nas coisas sobre as quais tem controle, percebe que suas ações afetam o mundo, o que é fortalecedor.

Esse sentimento de empoderamento o leva a agir mais, o que faz com que você se sinta mais fortalecido e tenha mais atitude.

Concentrar-se em seu Círculo de Influência cria um ciclo virtuoso de ação que não apenas leva a uma mudança positiva nos itens que você colocou nesse círculo, mas também amplia o que pode ser incluído nele.

À medida que você toma mais ação, você ganha mais competência. E o aumento da competência permite que você tenha mais influência no mundo ao seu redor.

Coisas que antes estavam apenas no seu Círculo de Preocupação serão agora adicionadas ao seu Círculo de Influência, fazendo com que ele aumente cada vez mais.

Para viver uma vida boa, tranquila e florescente, pessoas proativas se esforçam para aceitar a realidade do que não podem mudar, enquanto concentram sua atenção em agir sobre as coisas que podem controlar.

Quando nos concentramos em coisas sobre as quais não temos nenhum controle, isso nos estressa. Um pouco de estresse durante tempos incertos pode agir como um modo positivo de preparar a mente e o corpo para o desempenho.

Mas se você está estressado com a incerteza o tempo todo, então mudanças não tão boas começam a acontecer em seu cérebro que criam um ciclo vicioso de ansiedade reativa.

O estresse crônico pode fazer com que sua amígdala – o sistema de alarme de seu cérebro – cresça, o que faz com que você seja mais sensível e reativo ao seu ambiente, tornando-o mais vulnerável à ansiedade, raiva e medo.

Além disso, o estresse crônico pode prejudicar a função executiva, o que dificulta que você julgue com precisão entre ameaças reais e falsas.

Ainda por cima, o estresse crônico interfere na produção de dopamina, que nosso cérebro precisa para ficar motivado a agir.

O estresse que vem de gastar sua energia e atenção apenas em preocupações, estimula seu cérebro a ver mais problemas do que soluções, reduz sua capacidade de descobrir o que está e não está sob seu controle e enfraquece a motivação para agir sobre as coisas. 

Como ser mais proativo

Muitas vezes é difícil de superar essa tendência de focar mais em problemas do que em soluções. Em muitos casos essa é uma questão genética. Pais com tendências neuróticas e morosas por natureza, passarão isso para seus filhos.

Embora você não possa fazer muito para mudar o temperamento com o qual nasceu, isso não significa que você não tenha controle sobre como reage ao mundo ao seu redor.

Entenda que sempre existe um espaço entre os estímulos e a resposta. Você pode ter mais trabalho para ver essa lacuna e ser proativo do que para alguém menos focado em problemas, mas isso pode ser feito.

Aqui estão algumas atitudes que podem ajudar você a ter uma postura mais proativa em relação à vida:

Descubra o que há nos seus Círculos de Preocupação e Influência

Faça uma lista de todas as coisas que o preocupam. Mentalmente, coloque toda a sua ansiedade nessa lista por uns bons 30 minutos. 

Faça uma pausa e volte para sua lista. Item por item, pergunte-se: “Eu tenho alguma influência sobre isso?” A influência pode ser pequena.

Por exemplo, você pode envie um e-mail solicitando orientação sobre X preocupação. Talvez você não receba uma resposta, mas é uma ação que pode tomar para influenciar o resultado.

Se você puder influenciar o resultado de algo, mesmo que de maneira pequena, coloque-o na sua lista de Círculo de Influência.

Se você estiver com problemas para inserir itens nessa lista, peça a um amigo a opinião deles. Se você tende a se concentrar no negativo, pode ser útil ter alguém com uma visão mais proativa da vida que mostre como você tem controle sobre muitas das coisas de seu Círculo de Preocupações.

O que este exercício lhe mostrará é que você tem mais controle sobre sua vida do que pensa.

Cuidado com a linguagem

Como você fala orienta como você vê o mundo. Se a maior parte do seu idioma for reativo, você provavelmente será mais reativo. O contrário também é verdadeiro.

Algumas frases reativas para evitar:

  • Não há nada que eu possa fazer;
  • É assim que eu sou;
  • Eles não permitem isso;
  • Eu tenho que fazer isso;
  • Eu não posso;
  • Eu devo;
  • Se apenas…

Sempre que você se pegar usando uma dessas frases reativas, substitua-a por uma proativa:

  • Vamos ver nossas alternativas;
  • Eu posso escolher uma abordagem diferente;
  • Eu controlo como eu respondo a isso;
  • Eu escolho;
  • Eu prefiro;
  • Eu vou.

Isso é uma forma de terapia comportamental cognitiva. Requer algum trabalho, mas mudar suas palavras ajuda a mudar sua mentalidade.

Meditar

Escolha alguma estilo que tenha mais a ver com você e tente fazer isso todos os dias. Quando você está no auge de uma meditação, você fica naturalmente mais calmo e positivo.

Isso lhe permite ver melhor a lacuna entre estímulo e resposta. Em vez de ver limitações, concentre-se em coisas que posso fazer para resolver seus problemas e seguir em frente.

Tome uma atitude, não importa quão pequena

A maioria das sugestões até agora foram sobre mudar sua mentalidade. Mas a coisa mais poderosa que você pode fazer para adotar uma postura mais proativa é simplesmente agir.

Ao agir, você começará a mostrar que pode influenciar o mundo, o que dá início a um ciclo virtuoso de proatividade.

Olhe para o seu Círculo de Influência. Qual é a ação que você pode tomar para mover um de seus itens em uma direção positiva?

Suas ações não precisam ser grandes. Na verdade, elas não devem ser grandes. Sempre que enfrentar um problema, divida-o em partes o mais pequenas possíveis e enfrente cada parte, uma a uma. Isso torna o problema menos assustador e mais concreto.

Deixe um comentário

Rolar para cima