Os seres humanos são naturalmente criaturas sociais. Nós ansiamos por amizade e interações positivas. Então, faz sentido que quanto melhores nossos relacionamentos estiverem no trabalho, mais felizes e produtivos estaremos.
Boas relações de trabalho nos dão vários outros benefícios: nosso trabalho é mais agradável quando temos bons relacionamentos com os que nos rodeiam.
Além disso, os bons relacionamentos nos dão liberdade: em vez de gastar tempo e energia superando os problemas associados a relacionamentos negativos, podemos nos concentrar nas oportunidades.
Bons relacionamentos também são frequentemente necessários se esperamos desenvolver nossas carreiras. Afinal, se o seu líder não confia em você, é improvável que ele o indique quando uma nova posição ficar em aberto. No geral, todos nós queremos trabalhar com pessoas com quem estamos bem.
Também precisamos de boas relações de trabalho com os outros em nosso círculo profissional. Clientes, fornecedores e principais interessados são essenciais para o nosso sucesso. Por isso, é importante construir e manter boas relações com essas pessoas.
Definindo um bom relacionamento
Existem várias características que compõem boas relações de trabalho saudáveis. Algumas delas, são:
Confiança
Esta é a base de todo bom relacionamento. Quando você confia em seus colegas, forma um elo poderoso que ajuda você a trabalhar e se comunicar de forma mais eficaz.
Se você confia nas pessoas com quem trabalha, pode ser aberto e honesto em seus pensamentos e ações, e não precisa perder tempo e energia “pensando no que os outros estão pensando”.
Respeito mútuo
Quando você respeita as pessoas com quem trabalha, você valoriza suas opiniões e ideias, e elas valorizam as suas. Trabalhando juntos, você pode desenvolver soluções baseadas em sua percepção coletiva, sabedoria e criatividade.
Atenção plena – mindfulness
Isso significa assumir a responsabilidade por suas palavras e ações. Aqueles que estão atentos são cuidadosos e atendem ao que dizem, e não deixam que suas próprias emoções negativas impactem as pessoas ao seu redor.
Acolhendo a diversidade
Pessoas com bons relacionamentos não apenas aceitam pessoas e opiniões diversas, mas as recebem bem. Por exemplo, quando seus amigos e colegas oferecem opiniões diferentes da sua, reserve um tempo para considerar o que eles têm a dizer e leve em conta suas ideias para a tomada de decisões.
Comunicação aberta
Nós nos comunicamos o dia todo, quer estejamos enviando e-mails e mensagens instantâneas, quer nos encontrando frente a frente.
Quanto melhor e mais efetivamente você se comunicar com aqueles que o rodeiam, mais ricos serão seus relacionamentos. Todos os bons relacionamentos dependem de uma comunicação aberta e honesta.
Como construir boas relações de trabalho
Então, o que você pode fazer para construir melhores relacionamentos com os outros membros da equipe?
Desenvolva suas habilidades com pessoas
Bons relacionamentos começam com boas habilidades pessoais. Veja como são as suas habilidades em termos de pessoas?
Faça testes para descobrir como, por exemplo, você colabora, comunica e lida com conflitos. Este autoteste indicará ferramentas que ajudarão você a lidar com as deficiências que você tiver.
Identifique suas necessidades de relacionamento
Olhe para suas próprias necessidades de relacionamento. Você sabe o que você precisa dos outros? E você sabe o que eles precisam de você?
Entender essas necessidades pode ser fundamental na construção de melhores relacionamentos.
Dedique um tempo para construir relacionamentos
Dedique uma parte do seu dia ao desenvolvimento de relacionamentos, mesmo que sejam apenas 20 minutos, talvez divididos em segmentos de cinco minutos.
Você pode almoçar com seus colegas ou oferecer uma xícara de café. Pequenas interações ajudam a construir a base de um bom relacionamento, especialmente se forem pessoalmente.
Concentre-se na sua Inteligência Emocional
Além disso, invista tempo desenvolvendo sua inteligência emocional. Entre outras coisas, esta é a sua capacidade de reconhecer suas próprias emoções e entender claramente o que elas estão lhe dizendo.
Ela também ajuda você a entender as emoções e necessidades dos outros.
Aprecie seus colegas
Mostre seu apreço sempre que alguém lhe ajudar. Todos, de forma geral, querem sentir que o trabalho deles é apreciado.
Então, genuinamente elogie as pessoas ao seu redor quando elas fazem algo bem. Isso abrirá as portas para grandes relações de trabalho.
Seja positivo
Concentre-se em ser positivo. A positividade é atraente e contagiosa, e ajudará a fortalecer seu relacionamento com seus colegas. Ninguém quer estar perto de alguém que é negativo o tempo todo.
Gerencie seus limites
Certifique-se de definir e gerenciar os limites corretamente. Todos nós queremos ter amigos no trabalho, mas, ocasionalmente, uma amizade pode começar a afetar nossas atividades, especialmente quando um colega começa a monopolizar nosso tempo.
Se isso acontecer, é importante que você seja assertivo sobre seus limites e saiba quanto tempo pode dedicar durante o dia de trabalho para interações sociais.
Evite a fofoca
Não participe de intrigas. Política e “fofoca” são os principais matadores de relacionamento no trabalho. Se você estiver em conflito com alguém do seu grupo, fale diretamente com a pessoa sobre o problema.
Expor sobre o problema com outros colegas só vai agravar a situação, causando desconfiança e animosidade entre vocês.
Ouça ativamente
Pratique a escuta ativa quando conversar com seus colegas. As pessoas respondem àqueles que realmente ouvem o que eles têm a dizer.
Concentre-se em ouvir mais do que fala e você rapidamente se tornará conhecido como alguém confiável.
Relacionamentos difíceis
Ocasionalmente, você terá que trabalhar com alguém de quem não gosta ou alguém com quem simplesmente não consegue se relacionar.
Mas, para o bem do seu trabalho, é essencial que você mantenha um relacionamento profissional acima de tudo.
Quando isso acontecer, faça um esforço para conhecer a pessoa. É provável que ela também sinta que vocês dois não estão nos melhores momentos, então faça o primeiro movimento para melhorar o relacionamento, envolvendo-a em uma conversa genuína e franca.
Enquanto estiver falando, tente não ficar muito na defensiva. Pergunte a ela sobre seus interesses e sucessos passados.
Em vez de colocar energia em suas diferenças, concentre-se em encontrar coisas que vocês tenham em comum.
Apenas lembre-se: nem todos os relacionamentos serão ótimos, mas você pode ter certeza de que eles são, pelo menos, viáveis.
Construir e manter boas relações de trabalho não apenas o tornará mais engajado e comprometido com sua organização, mas também poderá abrir portas para projetos-chave, avanços na carreira e aumentos.