Estudos descobriram recentemente que a criatividade é hoje uma das principais habilidades que a maioria dos locais de trabalho procura em seus colaboradores, à medida que lutam para se diferenciar em um mundo cada vez mais competitivo.
Mas você alguma vez se preocupou que lhe falta o talento artístico para a criatividade? Afinal de contas, nem todos sabem pintar ou desenhar. Isso é o que a maioria das pessoas pensam, quando o assunto é ser criativo.
A boa notícia é que a criatividade vem em diversos tipos e formas. O tipo mais comum de criatividade é simplesmente permitir que nosso cérebro crie espaço para imaginar diferentes conexões, padrões e possibilidades.
Então, por que ser mais criativo parece tão difícil?
Quando somos mais jovens, estamos curiosos sobre o que é possível, testando diferentes ideias e tentando novas coisas.
Mas à medida que envelhecemos, nossa capacidade de ser criativo pode se tornar mais estreita, vamos deixando nossa curiosidade de lado e confiamos mais em nossa experiência.
Os neurocientistas estão descobrindo que a atividade em seu cérebro, quando você está sendo criativo, é muito mais complexa do que quando você está sendo analítico, prático e organizado.
Parece que, quando você está exercitando sua criatividade, seu cérebro se iluminam em muitas áreas diferentes, explorando seus processos mentais emocionais e cognitivos.
Sendo assim, quando você quiser ser criativo, permita que sua mente vagueie livremente, imagine novas possibilidades e silencie o seu crítico interior.
Você pode aplicar as práticas sugeridas a seguir e melhorar sua criatividade no trabalho. Veja essas abordagens:
Seja curioso
Uma grande parte da criatividade é a curiosidade, pois ativa sua rede de atenção executiva e redes de imaginação, ajudando você a focar sua atenção enquanto explora simulações mentais dinâmicas baseadas em experiências pessoais passadas, pensamentos sobre o futuro e exploração de perspectivas alternativas.
Use sua curiosidade para descobrir por que as coisas acontecem, como elas funcionam, qual o impacto delas. Faça perguntas sem temer que você pareça ridículo.
Procure novas fontes de conhecimento, sejam elas livros, conferências, podcasts, ou cursos. Siga seus interesses e realmente explore suas possibilidades.
Esteja disposto a falhar
Por trás de cada gênio criativo, há histórias de fracasso. Da mesma forma, se as organizações desejam cultivar a criatividade, elas precisam estabelecer culturas em que o risco de fracasso é aceito como parte do acordo.
A verdade é que, se você não estiver falhando a maior parte do tempo, não estará se alongando o suficiente fora da sua zona de conforto para continuar aprendendo e crescendo.
Discutir e compartilhar nossas aprendizagens com o fracasso nos dá a coragem de ser criativos, nos ensina o valor de falhar e torna o fracasso parte da jornada de inovação.
Cultive emoções positivas
Gratidão, compaixão, alegria, inspiração e humor positivo, ajudam você a ampliar seu pensamento e construir sua capacidade de ver mais possibilidades e pensar mais criativamente.
Concentre-se em eliminar pensamentos negativos ou autocríticas que possam prejudicar sua capacidade de desenvolver fortes habilidades criativas.
Você também pode cultivar emoções mais positivas no trabalho, promovendo conexões de alta qualidade com os outros e encontrando maneiras de aproveitar seus pontos fortes – aquelas coisas que você é bom e gosta de fazer.
Construa sua confiança
A insegurança em suas habilidades pode suprimir a criatividade, e é por isso que é importante criar confiança.
Anote o progresso que você fez, elogie seus esforços e esteja sempre atento a maneiras de recompensar sua criatividade.
E arranje tempo para a criatividade. Você não será capaz de desenvolver seus talentos criativos se não tiver tempo para eles.
Agende algum tempo a cada semana para se concentrar em algum tipo de projeto criativo.
Brainstorm para inspirar novas ideias
Brainstorming é uma técnica comum em ambientes acadêmicos e profissionais, mas também pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver sua criatividade.
Comece suspendendo seu julgamento e autocrítica, depois escreva ideias relacionadas ao que você deseja e possíveis soluções.
O objetivo é gerar tantas ideias quanto possível em um período relativamente curto de tempo. Em seguida, concentre-se em esclarecer e refinar suas ideias para chegar à melhor escolha possível.
Perceba que a maioria dos problemas tem várias soluções
Na próxima vez que você abordar um problema, tente procurar uma variedade de soluções. Em vez de simplesmente seguir a primeira ideia que você tem, reserve um tempo para pensar em outras maneiras possíveis de abordar a situação.
Esta atividade simples é uma ótima maneira de construir suas habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo.
Mantenha um diário de criatividade
Comece a manter um diário para acompanhar seu processo criativo e as ideias que você produz. Esta é uma ótima maneira de refletir sobre o que você realizou e procurar outras soluções possíveis.
Este diário pode ser usado para salvar ideias que poderão servir como inspiração futura.
Desligue ou simplesmente não faça nada
Há virtude no trabalho e há virtude no descanso. Use ambos e não ignore nenhum deles. Às vezes, suas melhores ideias surgem quando você não está bombardeando seu cérebro tentando chegar à próxima grande ideia.
Pode ser enquanto você estiver dormindo. Uma boa noite de descanso ajudará você a ser mais produtivo e criativo.
Desafie-se e crie oportunidades para a criatividade
Depois de ter desenvolvido algumas habilidades criativas básicas, é importante desafiar-se continuamente para aumentar ainda mais suas habilidades.
Procure por abordagens mais difíceis, experimente coisas novas e evite sempre usar as mesmas soluções que você usou no passado.
Além de desafiar a si mesmo, você também precisa criar suas próprias oportunidades de criatividade. Isso pode envolver enfrentar um novo projeto ou encontrar novas ferramentas para usar em seus projetos atuais.