Estamos todos em um estado de constante aprendizado. Seja no trabalho, na escola ou na atualização da tecnologia mais recente, o aprendizado é uma das tarefas mais fundamentais que temos.
No entanto, aprender, especialmente no contexto do trabalho, nem sempre é agradável. Aprender algo novo, independentemente de quão importante seja, pode ser uma tarefa extremamente difícil.
Enquanto estávamos na escola, se não estivéssemos realmente interessados em um determinado assunto, poderíamos ficar quietos durante essas lições específicas e fazer apenas o suficiente para “passar nas provas”.
No trabalho, a história é completamente diferente. O desempenho e a continuidade no emprego dependem muito da aquisição e o desenvolvimento de habilidades.
Preenchendo o desejo de aprender e a motivação para fazê-lo
Nessas situações, onde a aprendizagem é vital, mas a motivação pode ser baixa, a tecnologia de gamificação pode nos ajudar muito a alcançar nossos objetivos.
A gamificação pode realmente ajudar a aumentar a motivação. Aprender é sempre uma jornada, mas às vezes parece que estamos andando no mesmo lugar.
Usando a mecânica de jogo, a gamificação pode ajudar a ilustrar o progresso que está ocorrendo e a dar a você uma verdadeira noção de quão longe chegou desde o início de sua jornada rumo ao conhecimento, seja ele qual for.
Usando mecanismos como pontos, níveis e painéis de progresso, você pode monitorar e exibir até onde chegou, bem como o que você está fazendo em comparação com seus colegas de trabalho.
As pessoas têm uma tendência natural de querer melhorar e aprender novas habilidades, mas nem sempre têm certeza de qual é a melhor maneira de conseguir isso. A gamificação oferece exatamente isso.
Ao dividir o processo de aprendizado em seções gerenciáveis, ela permite uma melhora constante nesse processo.
Aprendizagem entre pares, tutoria e mentoria
A aprendizagem é muito mais agradável quando é feita em conjunto com os outros. A gamificação oferece soluções que permitem que os colaboradores se conectem entre si, façam perguntas, debatam tópicos e se motivem mutuamente para continuar melhorando.
O aprendizado também pode ser apresentado como um desafio de equipe. As pessoas são mais motivadas a trabalhar para alcançar desafios em grupo do que individualmente.
Essa técnica também pode conectar aqueles que estão dominando novas habilidades com aqueles que já têm um bom conhecimento de certas habilidades específicas.
Algumas organizações têm sistemas de treinamento, em que colaboradores veteranos ajudam os mais novos a dominar novos recursos, além de que a gamificação serve como uma excelente ferramenta para treinar o desempenho.
Jogos, de modo geral, nos enriquecem com recompensas intrínsecas. Eles ativamente nos envolvem em um trabalho satisfatório onde temos a chance de ser bem-sucedidos.
Eles nos dão uma maneira altamente estruturada de gastar tempo e construir laços mais estreitos com as pessoas.
Características dos jogos transferidas para a gamificação
- Otimismo urgente: acreditar que algo é possível;
- Tecido social: estabelecem confiança, vínculos e cooperação com outros usuários;
- Produtividade feliz: os usuários estão dispostos a trabalhar duro e gostam de um desafio;
- Significado épico: os usuários gostam de se apegar a missões inspiradoras.
Um dos motivos dos jogos fazerem tanto sucesso é o fato de que os jogadores podem conseguir mais em um mundo online do que no mundo real.
Se tornarmos o mundo real mais parecido com um jogo, essa geração de jogadores terá mais sucesso em suas práticas de trabalho.
O mundo dos jogos pode ser facilmente transferido para atividades de trabalho e é por esse motivo que a gamificação, como meio de engajamento e motivação, faz todo o sentido para praticamente qualquer organização que busca crescer e ter sucesso.
Não é apenas mais um recurso
A gamificação é uma nova abordagem para o design de produtos / serviços / processos de negócios, com base no conhecimento de disciplinas como design de jogos, psicologia, antropologia, sociologia e muito mais.
A gamificação tem tudo a ver com colocar o usuário no centro do processo de negócios para transformar cada tarefa, cada ação em uma experiência envolvente e … divertida!
Essa técnica pode ser usada internamente, para facilitar a comunicação e gestão do conhecimento ou para fomentar a colaboração.
Também pode ser direcionada para fora da empresa, para desenvolver interações com clientes, parceiros ou candidatos.
A gamificação, portanto, suporta tanto o desempenho quanto os negócios. Ela pode ser usada em um nível individual ou em equipe, a fim de obter motivação e maior envolvimento dos colaboradores.
Mais que uma tendência, um recurso genuíno
Inicialmente acusada de ser apenas mais um modismo, a gamificação atraiu um amplo interesse por cerca de uma década, e o surgimento de inúmeras histórias de sucesso em vários campos demonstrou sua relevância.
Não só a gamificação se mostrou benéfica em termos de motivação e engajamento do usuário, ela também parece estar em sintonia com as tendências atuais do mercado:
Ela atinge a nova geração – geração Z, ou nativos digitais, que estão entrando no mundo do trabalho, influenciando, assim, tanto o mercado de trabalho quanto o mercado consumidor.
Esta geração cresceu com videogames, particularmente na época de ouro dos videogames educacionais, e tende a ser receptiva ao conceito de gamificação, que usa convenções que lhes são familiares.
Na economia colaborativa de hoje, os consumidores assumiram um papel de co-criadores de valor e é crucial que as empresas promovam fortes interações bidirecionais com eles.
Nesta dinâmica, a gamificação externa pode ser usada para aumentar o envolvimento dos usuários com as empresas.
A gamificação é usada para criar experiências mais ricas do usuário em torno de um produto, serviço ou empresa, o que é um fator crítico na criação de organizações que buscam ir além de seus concorrentes.