Influência tem inúmeros benefícios, e é um ativo particularmente lucrativo no mundo dos negócios.
Influência é poder. Não importa quem você é, onde você trabalha, o cargo que ocupa ou quais são os seus objetivos profissionais, conseguir mais influência no local de trabalho é fundamental para o sucesso.
- Ganhar influência em uma equipe pode ajudá-lo a trabalhar em conjunto com mais eficiência.
- Ganhar influência em uma posição de liderança pode torná-lo mais respeitado e apreciado.
- Ganhar influência em uma reunião pode tornar sua voz mais provável de ser ouvida e reconhecida.
Influência tem inúmeras vantagens, mas ganhar essa influência, assim como aprender uma habilidade, exige tempo e esforço. Felizmente, existem muitas estratégias que você pode usar para cultivar essa característica. Conheça algumas.
Construa confiança com seus colegas de trabalho
A influência é mais frequentemente e mais facilmente aceita através da confiança. Somente quando um colega de trabalho confiar em você ele estará aberto a sua influência.
Se você estiver em uma posição mais alta na hierarquia da empresa, é possível transmitir uma demanda ou atribuir uma tarefa que deve ser executada por seu colaborador, mas a verdadeira influência sugere um componente de livre arbítrio.
Se você atribuísse a mesma tarefa, mas não tivesse uma autoridade maior, será que esse colaborador executaria a tarefa sem questionar?
Esta hipótese pode não ser relevante para a sua situação, mas independentemente da sua posição em comparação com as posições dos seus colegas de trabalho, se você quer uma relação de trabalho saudável e influente, você terá que cultivar a confiança.
A maneira mais fácil de fazer isso é ser aberto e honesto, não importa o que aconteça. Apresente suas opiniões, divulgue suas apreensões e não guarde segredos. É simples assim.
Cultive confiabilidade através da consistência
Inconsistência é o caminho mais rápido para arruinar sua reputação. A consistência, por outro lado, é lenta, mas segura. Se você executar suas tarefas com eficiência e no prazo, dia após dia, as pessoas acabarão confiando em você.
O mesmo acontece quando você executa um estilo coerente de liderança, estabelecendo expectativas consistentes com seus colaboradores e dando recompensas efetivas por um bom trabalho.
Essa consistência é vital para construir influência. Caso contrário, você estará criando um clima de imprevisibilidade em relação a você, e as pessoas não saberão se devem confiar ou contestar suas sugestões.
Se você é constantemente motivado pelos mesmos princípios, as pessoas confiarão que suas ideias são sólidas e confiáveis como uma extensão, e isso tornará mais fácil atrair as pessoas para o seu lado.
Consistência é especialmente importante quando você não exerce nenhuma posição de liderança, uma vez que demonstra um grau de dedicação.
Seja assertivo, não agressivo
Ser assertivo é a única maneira de ter suas ideias notadas, especialmente quando você está competindo com outras pessoas por visibilidade, como em uma reunião.
No entanto, há uma diferença entre ser assertivo e ser agressivo. Você precisará apresentar seus pensamentos e ideias com um alto grau de confiança, indicando suas convicções, mas qualquer grau excessivo de confiança pode ser confundido com arrogância desnecessária, o que comprometerá sua autoridade percebida.
Aproxime-se com cuidado, especialmente quando não estiver familiarizado com seu público ou se estiver apresentando seus pensamentos em uma área fora de sua especialidade.
Essa assertividade deve se estender como uma qualidade geral a todas as suas interações, independentemente de você estar falando com colaboradores acima, abaixo ou no seu nível, e independentemente do formato da conversa.
Ser assertivo, contanto que você realmente acredite no que está dizendo, é uma maneira de cultivar uma reputação de autoridade e ganhar a capacidade de influenciar seus colegas.
Seja flexível
Flexibilidade também é importante. Embora isso possa parecer conflitante com a necessidade de ser assertivo – afinal, é difícil se afirmar plenamente se você está aberto a mudar sua opinião – ser muito rigoroso ou inflexível em suas crenças funcionará contra você.
Nesse caso, as pessoas vão vê-lo como um monólito imutável e obstinado, incapaz de acreditar em alguém que não seja você mesmo. Isso pode diminuir o respeito que as pessoas têm por você e comprometer sua influência geral.
Em vez disso, trabalhe ativamente para mostrar sua flexibilidade, mantendo firme suas crenças. Negociações e compromissos são muitas vezes as melhores maneiras de fazer isso.
Permaneça firme em suas crenças quando alguém o contradiz, mas trabalhe junto para encontrar uma solução mutuamente aceitável. Quando as pessoas acreditam que você é flexível, elas estarão mais propensas a ouvi-lo.
Seja pessoal
Se você se isolar ou tentar construir sua autoridade percebida se distanciando dos outros, isso pode servir apenas para alienar você e colocá-lo em uma posição onde você é visto com desconfiança ou mesmo ressentimento.
Em vez disso, faça de tudo para ter trocas pessoais com colaboradores ou colegas. Relacionamentos pessoais de trabalho são importantes para cultivar um senso de equipe, e se as pessoas o virem como parte integrante, elas serão mais receptivas quando você divulgar suas ideias ou opiniões. A chave aqui é parecer imperfeito, acessível e humano.
Concentre-se em ações em vez de argumento
Tentar construir influência através das palavras é inútil. Mesmo um líder com dicção perfeita e experiência em estratégia retórica não pode esperar ganhar a influência de seus pares apenas através de discursos e argumentos.
Se você quer criar influência no local de trabalho, precisará falar através de suas ações ou, no mínimo, ter a teoria e as ações para respaldar o que quer que esteja dizendo.
Parte disso entra em jogo quando você cria consistência. Demonstrar suas ideias através de exemplos reais é o próximo passo neste processo. Em vez de discutir sobre como sua estrutura funcionará em teoria, coloque-a em prática.
Ouça os outros
Por fim, lembre-se de que a influência é uma via de mão dupla. Quanto mais você acredita nas pessoas ao seu redor e incorpora suas ideias à sua visão, mais elas acreditam em suas ideias e incorporam-nas em seus hábitos de trabalho.
Se você quer construir esse tipo de relacionamento com seus colegas, primeiro precisa ouvir. Ouça a opinião de todos e incentive as pessoas a falar, especialmente se elas não costumam expressar suas opiniões.
Isso cria uma atmosfera de confiança mútua, respeito mútuo e trabalho em equipe. Se você está liderando a iniciativa de construir esse ambiente, eles vão vê-lo como um líder, e suas opiniões serão naturalmente ouvidas, reconhecidas e respeitadas como resultado.
A influência é um ativo extraordinário no mundo profissional, mas lembre-se, seu objetivo aqui deve ser tornar-se mais respeitado no local de trabalho, não aumentar a probabilidade de induzir os outros a fazerem simplesmente o que você quer.
A diferença é que, a primeira, é uma jornada respeitável para maior proeminência e produtividade, enquanto a outra é simplesmente uma viagem de poder ardiloso.