As pessoas valorizam inerentemente a confiabilidade. Na verdade, todos os dias valorizamos:
- Carros confiáveis que economizam tempo e dinheiro em reparos;
- Correio confiável que entregue no prazo;
- Investimentos confiáveis que proporcionam retornos esperados;
- Serviço de telefone celular confiável para ficar conectado;
- Fornecedores confiáveis que cumprem os contratos;
- Companhias aéreas confiáveis que decolam a tempo;
- Restaurantes confiáveis que têm comida e serviço de qualidade;
- Amigos e colegas confiáveis que fazem o que dizem;
Quando essas coisas são confiáveis, elas geram relacionamentos e resultados vitoriosos. Uma empresa que fornece resultados confiáveis é uma soma de indivíduos confiáveis.
Assim, a confiabilidade do negócio começa com cada pessoa. Como a confiabilidade é tão importante para o sucesso diário, a pergunta mais importante a ser feita é “Quão confiável eu sou?”
Queremos ter pessoas confiáveis em nossas vidas. Pessoas confiáveis conseguem e mantêm amigos com mais facilidade, forjam relacionamentos mais profundos, recebem as melhores oportunidades, recebem mais autonomia no trabalho, têm mais autoconfiança, vivem com integridade e têm uma consciência limpa.
Então, para desfrutar dos benefícios de ser confiável, aqui estão algumas ações simples que você pode realizar.
Gerenciar compromissos
Ser confiável não significa dizer sim a todos. Pelo contrário, pessoas confiáveis usam discrição quando prometem aos outros.
No entanto, a maioria das pessoas tende a negligenciar seus compromissos porque superestima seu tempo livre disponível e deseja agradar as pessoas. Para gerenciar com mais segurança os compromissos, pergunte-se:
- Determinado compromisso é uma alta prioridade para você?
- Se hoje é uma prioridade baixa, o que realmente mudará para elevar a prioridade para amanhã?
Concentre-se em cronogramas
Como as pessoas tendem a pensar que uma tarefa levará menos tempo do que realmente demorará, dobre sua estimativa para garantir que ela se encaixe em seus outros compromissos. Melhor comprometer e entregar em excesso.
Pense em um compromisso
Particularmente, se você sentir pressão para agradar a outra parte, peça um dia para pensar sobre o compromisso e verificar sua programação. Compromissos relutantes ou forçados são sempre perdidos a longo prazo.
Saiba quando dizer não
Você pode até dizer sim, com limites. Evite respostas evasivas como talvez. Seja claro e direto. Redefina o termo educado, adotando a visão de longo prazo.
Você pode estar apaziguando a outra parte dizendo sim agora, mas acabará por desapontá-la (e a si mesmo) ao comprometer demais e depois não entregar.
Comunique-se proativamente
Evite surpresas. Se você fizer uma promessa que não pode cumprir por causa de circunstâncias verdadeiramente imprevistas, avise a pessoa o mais rápido possível.
Não espere até o último minuto para dizer que você não pode fazê-lo. Se você perceber que irá se atrasar, ligue para avisar a pessoa quando poderá se encontrar, em vez de deixar a pessoa se perguntando onde você está.
Responda a perguntas e e-mails dentro de 24 a 48 horas, mesmo que seja apenas para dizer “Eu recebi e voltarei até você na próxima semana”.
Quando você usa desculpas e simplesmente não deixa a outra parte saber seu status, você está basicamente dizendo: “Você não é importante para mim”.
Comece e termine
Iniciativa e fechamento são os suportes de confiabilidade e sucesso. A melhor maneira de terminar forte é começar forte.
Manter sua palavra ou simplesmente fazer a coisa certa significa deixar suas ações se elevarem acima de suas desculpas.
Crie hábitos
Implemente disciplinas diárias para aprimorar seu foco e primar pela excelência do dia a dia. A excelência não é igual à perfeição.
Você deve fazer o melhor que pode naquele momento e sempre procurar maneiras de melhorar da próxima vez. Faça algo que vale a pena, independentemente de quão recompensadora e importante ou simples ou irracional.
A pessoa que se orgulha de seu trabalho, seja qual for, segue em frente. Quem não pode confiar em coisas pequenas não será confiável em grandes coisas.
A pessoa confiável escolhe se concentrar no que pode controlar e superar, independentemente das circunstâncias.
Seja sincero
Seja cheio de verdade, conte toda a verdade. Enganar os outros não é simplesmente uma questão de mentir, trapacear e roubar. Pode ser em um olhar ou um gesto.
Podemos dizer uma mentira por omissão ou quando passamos uma fofoca adiante. Tudo o que leva as pessoas a acreditar em algo que não é verdade é desonesto.
Tudo o que você usa para se comunicar diz a verdade completa? Caso contrário, você é uma fonte de informações não confiáveis.
Respeite o tempo, o seu e o dos outros
Se você disser a alguém que pode se encontrar em um determinado momento, você fez uma promessa. Estar no horário mostra aos outros que você é uma pessoa de palavra. Quando você se atrasa, está dizendo: “Meu tempo é mais valioso do que o seu tempo”.
Aprecie seus valores
Seus valores devem ditar seu comportamento, não suas circunstâncias ou sentimentos fugazes. Ser uma pessoa confiável não significa apenas fazer o que você diz, também significa fazer o que é certo, mesmo que não seja algo muito agradável para você.
Muitas tarefas na vida e no trabalho são inerentes ao papel que você desempenha (um líder, pai, amigo, irmão, mentor), e a pessoa de confiança não precisa ser informada sobre o que fazer.
Por exemplo, se você tem um emprego, você aparece para trabalhar no horário. Se um amigo perder alguém próximo a ele, você comparecerá ao funeral, independentemente de quão desconfortável você possa se sentir. Se um colega ou membro da sua equipe parecer deprimido, você vai procurar ajudá-lo.
Como líder
Faça o seu melhor. Essa é uma maneira pessoal e poderosa de garantir que você seja confiável. Escolha sabiamente o que você quer da sua equipe.
Garanta que eles ofereçam energia, verdade e perspectiva positiva que você precisa para orquestrar suas ações. Não há melhor teste do que o tempo quando se trata de relacionamentos, então comece pequeno e construa sua melhor equipe lentamente.
A chave é se conectar com seus colaboradores, individualmente ou em grupo, de forma consistente. Dependendo do relacionamento, você pode desempenhar o papel de professor ou aluno. Em ambos os papéis, você precisa de pessoas que apoiarão seu sucesso.
Dê um pequeno passo, concentrando-se em apenas uma ação e crie um hábito. Você se tornará mais confiável a cada dia e logo será a pessoa mais confiável que você conhece.