Um lugar que muitos de nós querem melhorar é o local de trabalho. Os líderes, em particular, querem dar a sua equipe as ferramentas e o impulso para melhorar e criar um ambiente de constante aprimoramento.
Você já viu esses reality shows onde um participante passa por um processo de transformação para melhorar a si mesmo?
Esses tipos de auto-aperfeiçoamento extremo mostram o desejo humano de querer melhorar. No entanto, essa transformação de conto de fadas que aparentemente acontece da noite para o dia é impossível para nós sem uma equipe de TV, e essa abordagem definitivamente não é sustentável.
A maioria de nós percebe isso, quando refletimos sobre projetos fracassados ou grandes resoluções de ano novo há muito esquecidas. No entanto, o desejo de autoaperfeiçoamento ainda permanece.
O autoaperfeiçoamento real e de longo prazo é mais comparável à jornada de um atleta para o sucesso. Profissionais de esportes fazem pequenas melhorias o tempo todo para sua nutrição e treinamento.
Pequenas mudanças os levam a melhorias contínuas e sucesso em alcançar seus objetivos de longo prazo.
O que é melhoria contínua?
A melhoria contínua é um esforço incessante para melhorar alguma coisa. Os esforços, em um primeiro momento, podem parecer pequenos, mas com o tempo essas pequenas mudanças geram um grande impacto.
Melhoria contínua é baseada na ideia de que, mesmo que você esteja bem, você não vai parar de melhorar, buscando sempre a excelência, na vida e nos negócios.
No caso das organizações, instituir uma cultura de melhorias pequenas e incrementais no local de trabalho, faz com que estejam constantemente buscando novos progressos.
Construindo uma cultura de melhoria contínua
As empresas de hoje vivem em um mundo de fluxo contínuo de informações, concorrência global e interrupção tecnológica.
Somados, estes elementos apontam para o aumento da competição e novas formas de ser produtivo. Como resultado, as melhores empresas se esforçam para introduzir uma cultura de melhoria contínua no local de trabalho.
As organizações dedicadas à melhoria contínua reconhecem a importância dessas ações para fortalecer a qualidade de um produto, melhorar a satisfação do cliente e melhorar a eficiência, a produtividade e os lucros.
Melhoria contínua deve ser um modo de vida
Conforme W. Edwards Deming, especialista em qualidade, as lideranças e as organizações devem ter uma consistência de propósito e uma dedicação profunda e duradoura à constante melhoria contínua, a fim de satisfazer os clientes, vencer a concorrência e reter empregos.
O foco de Deming era garantir que a melhoria contínua fosse introduzida na cultura, não algo que fosse momentâneo ou ocasional.
Ele incentivou as lideranças de seu tempo a investir no longo prazo, concentrando-se em medidas significativas de melhoria contínua.
As organizações que se destacam na melhoria contínua incorporam-na em seus valores e a refletem em sua contratação e treinamento.
Elas também incorporam isso em seu sistema de avaliação e compensação de colaboradores. Se você visitar uma empresa que se destaca neste trabalho, os sinais de melhoria contínua são visíveis em todos os aspectos da cultura. A melhoria contínua deve ser um modo de vida, não uma moda passageira ou uma correção de curto prazo.
Métodos para criar um ambiente de melhoria contínua
Empresas bem administradas se esforçam para implementar melhorias contínuas no local de trabalho e nunca estão satisfeitas com o status quo.
Elas constantemente estão de olho na próxima inovação, o próximo nível de desempenho. Elas sabem da importância da melhoria contínua em todas as áreas do negócio.
Elas estão encontrando maneiras de trabalhar de forma mais inteligente – não mais difícil – para serem mais eficientes e lucrativas.
As empresas mais bem-sucedidas estão sempre inovando e desenvolvendo novas maneiras de entregar qualidade de ponta aos seus clientes e valorizar sua força de trabalho.
Conheça algumas estratégias de melhoria contínua que podem ser aplicadas na sua empresa.
Escolha pequenas melhorias gerenciáveis
Grandes metas não são grandes motivadores. Em vez disso, os grandes objetivos podem produzir um efeito contrário quando você logo percebe que é preciso muito tempo e trabalho para chegar onde você quer.
Em vez disso, ao definir metas dentro de sua equipe, divida a meta final em metas menores que possam ser mais facilmente alcançadas e que ajudem a contribuir para a meta geral.
Isso será mais motivador para sua equipe, pois eles poderão alcançar os marcos mais rapidamente e ver as melhorias por si mesmos.
Por exemplo, se seu objetivo é criar um ambiente de trabalho positivo, não apenas estabeleça uma meta como “tornar o ambiente mais positivo”, em vez disso, crie metas menores, como “cumprimente todos na equipe quando chegar ao local” pela manhã.
Essas melhorias menores ajudarão você a atingir sua meta geral no final e sua equipe verá as mudanças imediatamente.
Sempre peça feedback
Pedir feedback é uma maneira incrivelmente importante de melhorar. Desta forma, você pode ouvir o que os outros pensam.
O feedback pode realmente ajudar você a dar o próximo passo na melhoria. Crie um ambiente em que dar feedback é a norma, organizando sessões de feedback estruturadas.
Seja aberto e receptivo ao feedback
No entanto, pedir feedback sozinho não é suficiente. Você, como indivíduo que quer melhorar, deve ser aberto e receptivo quando se trata de ouvir feedback.
Ouça ativamente o que os outros têm a dizer, faça anotações sobre e dê uma olhada em como você pode transformar esse feedback em pontos de ação que o ajudarão a melhorar.
Realizar autoavaliações
Às vezes, nem sempre é possível coletar feedback de outras pessoas, portanto, a autoavaliação pode ser muito útil na busca de melhorias constantes.
Trabalhe como uma equipe
Se o seu objetivo é melhorar como grupo, é importante ter certeza de que você está trabalhando em equipe. Ao embarcar em uma jornada de melhoria contínua, você deve se concentrar em alguns exercícios de construção de equipe ou até mesmo realizar algum tipo de atividade social para ajudar sua equipe a se conhecer.
Dependendo do tamanho da empresa e do grau em que a melhoria contínua é implementada, é possível obter vários resultados positivos, como:
- Melhor qualidade do produto;
- Maior eficiência e produtividade;
- Custo diminuído;
- Redução de desperdício;
- Satisfação do colaborador individual e em equipe;
- Satisfação do cliente.