Habilidade de improvisação é mais do que apenas fazer as pessoas rirem. É ouvir, colaborar e trabalhar para construir algo maior que a própria pessoa.
Seja no palco ou no escritório, as pessoas adoram se sentir bem trabalhando juntas. Existem habilidades, princípios e atitudes adquiridos com o aprimoramento que melhoram o trabalho e o ambiente de modo geral.
Quando as pessoas se conectam, se comunicam e criam juntas com sucesso, elas são mais produtivas e surgem ideias mais inovadoras. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais poderoso.
Cada vez mais, profissionais acreditam que a improvisação é uma habilidade valiosa para promover o empreendedorismo, nutrir a criatividade e desenvolver outras capacitações.
A improvisação pode ser sobre encontrar maneiras de transmitir sua história para colegas de uma forma que faça sentido para eles e convencer as pessoas de que esse é o melhor caminho a percorrer.
Mais amplamente, é sobre como trabalhamos com os outros, como percebemos os sentimentos de outras pessoas e nos mantemos verdadeiramente conectados.
Saiba ouvir
A habilidade mais importante necessária na improvisação é a escuta. Traduzida em um contexto de negócios, as habilidades de escuta são vitais para uma abordagem de parceria.
Somente ouvindo você pode entender as metas e objetivos das outras pessoas, e a partir daí ajudá-las a tomar melhores decisões.
Assim como em um esboço de improviso, quanto mais pudermos ligar o que dizemos ao que os outros dizem, melhor. Essa abordagem ajuda a persuadir, influenciar e construir rapport.
Por exemplo, todos os profissionais de finanças chegam a uma determinada posição onde precisam fornecer informações, contar histórias, envolver-se com as pessoas e usar seus conhecimentos técnicos para convencê-los de que “isso é o que devemos fazer”.
Ter habilidades de improvisação ajuda você a enfrentar situações para as quais você não está preparado – seja uma conversa improvisada no corredor ou uma pergunta inesperada após uma apresentação.
A prática ajuda você a estar no estado certo para lidar com o inesperado e parecer confiável, em vez de em pânico.
Técnicas de improvisação para melhorar sua comunicação
Improvisação é a arte de co-criar conversas mutuamente benéficas. Pequenos ajustes em nossas palavras têm um enorme impacto sobre como os outros reagem a nós.
Essas habilidades são essenciais para o sucesso em praticamente qualquer coisa, como criação de equipe, entrevistas e permanência de emprego, recrutamento e retenção de colaboradores. Conheça algumas técnicas que poderão lhe ajudar naqueles momentos inesperados.
Não planeje o que dizer em seguida
A improvisação é permanecer no momento e ouvir totalmente o seu parceiro. Tente não planejar sua resposta enquanto a pessoa estiver falando.
Simplesmente aceite o que a pessoa compartilha com gratidão. Então responda espontaneamente.
Você não precisa concordar com a opinião da pessoa
Se a declaração da pessoa parecer inadequada, você poderá dizer: “Sei que não foi sua intenção, mas isso me deixou desconfortável” ou “Estou confuso com o que você disse”.
Essa abordagem pode fazê-la pensar duas vezes antes de falar com você dessa maneira no futuro.
Seja grato à pessoa por se comunicar com você
Como um exercício, diga “obrigado” antes de respondermos a qualquer coisa que a pessoa acabou de dizer.
Digamos que uma pessoa irritada ligue para você com uma reclamação.
Primeiramente, agradeça-lhe por trazer a situação até você. Então você pode explorar a questão e ter certeza de entender o problema do qual ela está se referindo.
Não interrompa
Quando você interrompe alguém antes que termine de expressar sua ideia completa, é o mesmo que dizer que você não está interessado no que a pessoa está dizendo.
Substitua “sim mas” por “sim e”
Tente. Responder com “sim, mas …” praticamente encerra a ideia da outra pessoa.
Dizer “sim e …” significa que você ouviu e está disposto a explorar a ideia. Isso mostra que você está aberto a novas possibilidades.
É aí que a criatividade realmente começa a fluir e as soluções são descobertas.
Repita o que a outra pessoa disse
Uma maneira poderosa de mostrar que você está ouvindo e realmente quer entender é reafirmar o que a pessoa acabou de dizer, mas com suas próprias palavras.
Quando a pessoa termina de falar, você pode dizer algo como: “Pelo que eu entendi, você quis dizer …” e parafraseando a narrativa dela para mostrar que você realmente entendeu.
Não pense demais
Enquanto você está pensando ativamente na resposta mais apropriada e impressionante, a outra pessoa pode perceber que você se desligou.
É melhor ouvir totalmente
Tudo bem se uma resposta brilhante não sair imediatamente, pois você já ganhou alguns pontos importantes, dando à pessoa toda a sua atenção enquanto ela estavam falando.
Se você não tem certeza do que dizer em seguida, peça que a pessoa esclareça o que disse para se certificar de que você realmente entendeu.
Substitua “deveria” por “poderia”
Isso faz uma grande diferença. Quando você começa uma frase com “deveria”, é como apontar o dedo para alguém. Começar sua resposta com “poderia” parece mais colaborativo e útil, o que impedirá a pessoa de ficar na defensiva.
Não se cobre demais
Se você errar e disser algo indevido, não há problema. Reconheça, ria, aprenda e tente algo novo.
Isso cria um relacionamento porque é mais divertido falar com alguém que está relaxado e não muito obcecado em estar certo o tempo todo.
Se você esquecer de tudo, lembre-se de uma coisa simples …
Como você faz as pessoas se sentirem é mais importante do que o que você diz. Improvisação é sobre apoiar a outra pessoa e co-criar uma experiência positiva que é livre de julgamento.
Você não está na conversa para competir e provar sua superioridade. Você quer ajudar a outra pessoa a expressar-se plenamente para que ela possa se sentir mais positiva sobre a situação.