Estratégias Para Subir Na Escada Corporativa

Antes de querer subir a escada corporativa, você precisa saber como obter uma promoção.

Primeiro e mais importante, as promoções não são dadas. Muitas vezes, temos a expectativa de que, se trabalharmos para uma empresa por um determinado período, seremos obrigatoriamente promovidos.

Ou assumimos que nossa inteligência ou produtividade nos leva diretamente a uma promoção. É importante perceber que você deve criar e gerenciar sua própria carreira, por meio de uma ou várias organizações.

E lembre-se de que uma promoção nem sempre é um caminho ascendente. Às vezes, especialmente no atual ambiente de negócios em constante mudança, você pode precisar fazer um movimento lateral para se posicionar para um movimento ascendente posterior.

Como você desenvolve seu plano de promoção? Conheça algumas estratégias que levarão você ao próximo degrau da escada corporativa.

Desenvolver relacionamentos de mentoreamento

Um estudo recente descobriu que, em quatro de cinco promoções, os promovidos tinham um relacionamento de mentoreamento com alguém superior na empresa que ajudava a divulgar boas informações sobre eles. A pessoa é frequentemente chamada de defensora.

Algumas empresas têm programas formais de mentoring, mas mesmo que sua empresa não tenha, ainda existem maneiras de se construir relacionamentos com pessoas em posições mais altas na empresa. Mentores também podem ser ótimas fontes de informação e orientação profissional.

Quantifique os resultados

Embora as promoções não sejam necessariamente baseadas em seu desempenho passado, você certamente pode oferecer boas razões para uma promoção mostrando informações detalhadas sobre seus sucessos anteriores. Aqueles que obtêm resultados avançam.

Mantenha um registro de tudo que você faz que aprimore os resultados financeiros da empresa. Faça uma lista de tudo que você realiza e que coloca a empresa ou seu departamento sob uma boa visão.

Lembre o seu líder das coisas que você faz que são criativas e inovadoras, e aponte os atos que destacam sua lealdade e compromisso com a organização.

Manter o controle dessas informações também ajudará você a manter seu currículo atualizado, considerando oportunidades de carreira a longo prazo.

Praticar a autopromoção

Somos ensinados por nossas famílias que a modéstia é uma virtude, mas, assim como na busca de emprego, se ninguém sabe o quanto você é bom, simplesmente não consegue progredir. Seja um colaborador conhecido.

Se você teve grandes realizações ou criou programas novos ou premiados, certifique-se de que as pessoas saibam sobre eles, especialmente as pessoas que são responsáveis pelas promoções. Deixe saberem que você está buscando uma promoção.

Estabeleça um vínculo com sua liderança

Seu líder pode ser um dos seus melhores defensores de uma promoção. Ele pode promovê-lo para sua próxima posição, ou pode bloqueá-lo de qualquer movimento dentro da empresa.

Use todas as oportunidades para transformá-lo em um defensor. Peça para orientar você e enfatize seu interesse em permanecer na empresa.

Use avaliações de desempenho não apenas para repassar suas realizações, mas para conversar com ele sobre possíveis obstáculos a uma promoção e como superar esses obstáculos.

Alguns especialistas também sugerem construir um relacionamento com seu líder direto aprendendo mais sobre seus interesses e hobbies e depois conversando sobre eles durante conferências, festas ou outras atividades informais.

Adquirir novos conhecimentos e habilidades

Não é preciso dizer que uma das melhores maneiras de obter uma promoção é expandir seus conhecimentos e conjuntos de habilidades em áreas críticas para a organização.

À medida que a tecnologia e outras forças ambientais mudam rapidamente, você precisa de um conjunto de habilidades cada vez maior para realizar seu trabalho e permanecer no mercado.

A tecnologia não é mais apenas para TI. Todos na empresa precisam estar atualizados sobre a tecnologia que influencia seu papel, então entenda as ferramentas que você usa para fazer o seu trabalho.

Os especialistas também sugerem que os colaboradores que querem se manter na frente não devem apenas se manter atualizados com as notícias e eventos do setor, mas também devem prestar atenção às tendências e eventos fora de sua área de especialização.

Crie sua rede

Quanto mais pessoas conhecerem você, seus pontos fortes e habilidades, seu valor para a organização e pelo menos algumas das suas ambições, maior será a probabilidade de seu nome ser discutido quando surgirem oportunidades.

Um benefício adicional da rede é que você aprenderá muito mais sobre a empresa se estiver em contato com pessoas de outras áreas da organização.

Além disso, se você não obtiver a promoção que está procurando, o trabalho em rede o ajudará a expandir seus horizontes.

Pedir mais responsabilidades

O voluntariado para ajudar outros departamentos ou equipes, ou simplesmente pedir mais responsabilidades, aumenta seu valor dentro da organização.

Pedir mais trabalho mostra seu interesse e desejo de ajudar seu departamento e sua empresa a serem bem-sucedidos. Isso também ajuda a colocar em evidência seu valor para a organização.

Atuar profissionalmente em todos os momentos

Este é um item muito importante. Conquiste a reputação de ser confiável, profissional e cooperativo. Aja de maneira profissional e organizada, mesmo em dias de negócios casuais.

Faça perguntas quando você não souber como fazer algo. É sempre melhor admitir que você não tem todas as respostas do que ser um sabe-tudo.

Atreva-se a ser diferente e destaque-se. Além disso, mantenha uma visão positiva das coisas, mesmo quando em situações difíceis.

Não lamente ou reclame, e nunca culpe os outros, quando as coisas não saírem do seu jeito. Faça seu nome, tanto na sua organização quanto na sua área de atuação, através de conferências que você participa ou lidera, artigos que você escreve e discursos que você dá.

Finalmente, seja um solucionador de problemas. Vá ao seu líder com problemas apenas como último recurso. Ele agradecerá se você fizer todos os esforços para resolver o problema sozinho.

Se uma situação difícil surgir, certifique-se de encontrar pelo menos uma solução antes de buscar auxílio do seu chefe para lidar com a situação.

Solucionadores de problemas são promovidos. Reclamantes que esperam que o líder resolva todas as dificuldades, não.

Seja um jogador de equipe

Como muito do trabalho agora é realizado por meio de equipes departamentais ou multifuncionais, torna-se ainda mais importante compartilhar os sucessos com sua equipe e evitar apontar o dedo quando houver falhas.

Sendo um membro ativo e colaborador, você irá construir sua reputação e aumentar seu valor para a organização.

Crie suas próprias oportunidades

Depois de estudar as necessidades e desafios das organizações, se você vir uma área que foi negligenciada e você tem habilidades-chave nessa área, apresente uma proposta para uma nova posição.

Mesmo que a empresa não lhe promova por isso, você demonstrou novamente sua iniciativa, criatividade e valor. Com certeza essas atitudes irão ajudá-lo quando ocorrer uma oportunidade de promoção.

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