9 Assuntos Para Evitar Discutir No Trabalho

Há algumas coisas que você deve evitar discutir no trabalho, pois são assuntos que podem deixar seus colegas desconfortáveis ou influenciar suas opiniões sobre você e sua capacidade de realizar seu trabalho.

Conhecer e seguir a etiqueta adequada no local de trabalho é importante para alcançar um senso de profissionalismo e manter uma empresa funcionando sem problemas.

Há certos tópicos de conversas que simplesmente não são adequados ao local de trabalho, não importa o quão aberta e casual seja a cultura da empresa. Abaixo estão alguns deles. Confira!

Religião

Embora a religião pareça ser discutida em todos os lugares, trata-se de um tópico que você deve abordar  com muito cuidado no local de trabalho.

A fé de alguém é algo bastante pessoal e muitas pessoas são sensíveis a isso. Não há necessidade de ser reservado sobre a sua religião e é perfeitamente bom mencionar as coisas que você faz para celebrá-la, mas perceba que nem todos apreciam da mesma maneira.

Não discuta suas crenças religiosas em profundidade e mantenha quaisquer opiniões negativas sobre as crenças dos outros para si mesmo.

Seus colegas de trabalho não querem ouvir que você discorda deles sobre isso ou que sua religião é a ideal para todos. Nunca, de forma alguma, tente convencer qualquer um com quem você trabalha a se converter à sua fé.

Política

Parece que a política está ao nosso redor o tempo todo. Por causa disso, é fácil conversar sobre esse assunto com seus colegas de trabalho. Mas isso pode ser ruim para seus relacionamentos e reputação.

A política é provavelmente o tópico mais volátil do que qualquer outro. Faz com que os ânimos se alterem a ponto de colocar em risco relacionamentos, mesmo entre amigos próximos e familiares.

Dada a quantidade de tempo que você passa no trabalho e a necessidade de conviver bem com seus colegas, não vale a pena conversar sobre isso.

Embora você tenha convicções muito firmes a respeito de partidos ou candidatos, não tente convencer seus colegas. Será um esforço inútil que poderá causar ressentimentos entre vocês.

Vida sexual

Às vezes você fica tão à vontade com seus colegas de trabalho que é fácil falar sobre coisas impróprias. Mas não importa o quão próximo você possa ser, falar sobre sua vida sexual não é apropriado no trabalho, então, nunca discuta detalhes sobre esse assunto. Mesmo!

Não há absolutamente nenhuma razão para alguém saber o que se passa entre você e seu parceiro ou parceiros.

Este tópico faz com que muitas pessoas se sintam desconfortáveis. Se alguém se sentir intimidado ou achar que criou um ambiente de trabalho ofensivo, poderá ter motivos para apresentar uma queixa de assédio sexual.

Quando você realmente precisar confiar em alguém que não seja seu parceiro, procure um bom amigo.

Problemas familiares

Discutir os problemas que você está tendo com os membros da família pode fazer com que os outros, incluindo sua liderança, se perguntem o quanto essas dificuldades poderão afetar o seu trabalho, mesmo que você tenha convicção de que pode lidar com isso.

E se você exerce uma função de liderança, seus colaboradores podem ver isso como um ponto fraco a ser explorado, prejudicando sua autoridade.

Além disso, expor seus problemas pessoais poderá dar margem a boatos e fará com que você se torne objeto de fofocas no local de trabalho.

Aspirações de carreira

Não há nada de errado em ver seu trabalho atual como um trampolim para coisas maiores e melhores, mas guarde esses sentimentos para si mesmo.

Falar sobre suas ambições fará com que seu líder questione sua lealdade e com que alguns colegas de trabalho fiquem ressentidos com você.

Se você está interessado em avançar dentro de sua organização atual, faça seu trabalho excepcionalmente bem e, claro, deixe seu líder saber que você quer avançar.

Problemas de saúde

Mesmo que os problemas de saúde – mentais ou físicos – não sejam nada de que se envergonhar, não os comente muito no trabalho.

Você pode optar por não falar sobre eles ou ser muito aberto, mas, independentemente de quanto ou quão pouco divulgue, evite compartilhar todos os detalhes de sua condição.

Ao decidir quanto compartilhar com seus colegas, tenha isso em mente: quando seus colegas ou liderança sabem que você está doente, podem questionar sua capacidade de fazer bem o seu trabalho, assim como as questões familiares.

Embora suas preocupações possam ser infundadas, isso colocará em dúvida em suas mentes e afetará suas percepções sobre você.

Dificuldades financeiras

A não ser que a pessoa seja um grande amigo, é uma má ideia confiar em seus colegas de trabalho sobre seus desafios financeiros. Esse não é o tipo de informação que eles precisam saber e pouco podem fazer para ajudar.

Além disso, quando você lhes fala sobre suas questões financeiras, você pode experimentar o julgamento deles quando decidirem sair para almoçar em grupo, por exemplo.

Eles ficarão na dúvida se devem ou não convidar você para não lhe deixar constrangido, ou podem pensar que, se você for, terão que pagar sua conta.

É melhor manter seus problemas financeiros para si mesmo ou contar a seus amigos longe do trabalho.

Quanto recebe

Muitas pessoas associam seu valor profissional ao tamanho de seus salários e se sentem superiores em relação a seus colegas de trabalho.

Por isso, divulgar quanto você recebe pode afetar negativamente suas relações profissionais. Por exemplo, se você ganha mais do que um colega de trabalho que está na empresa mais tempo que você, esse conhecimento poderia facilmente criar ressentimento e isso não é saudável para o ambiente de trabalho.

Vida pessoal

Sua vida pessoal não deve vazar para o local de trabalho. Não fale sobre todas as grandes coisas que você faz com seus amigos ou todos os convites que você tem para o fim de semana.

Guarde para si mesmo, a menos que alguém próximo pergunte o que você planejou. Não deixe todos entrarem em sua vida social.

Deixe um comentário

Rolar para cima