Tempo – uma daquelas coisas que os trabalhadores em geral nunca têm o suficiente. Seja você um novato ou um veterano, você geralmente precisa de mais tempo para realizar as tarefas da sua lista.
Habilidades de gerenciamento de tempo, como outras habilidades sociais e organizacionais, estão em alta demanda.
Os empregadores avaliarão sua capacidade de gerenciar seu tempo e a eficácia de sua equipe para atingir os objetivos do departamento.
Os colaboradores que gerenciam bem o seu tempo são mais produtivos, mais eficientes e mais propensos a cumprir prazos.
Concentram-se nas tarefas mais importantes e sensíveis ao tempo e limitam a quantidade de tempo desperdiçado em tarefas não essenciais.
Mas o que é gerenciamento de tempo?
O gerenciamento do tempo é o processo de planejar e exercitar o controle consciente do tempo gasto em atividades específicas para trabalhar de maneira mais inteligente do que mais difícil.
É um conjunto de métodos que ajudam a aumentar a eficiência e a obter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Melhorar a sua gestão do tempo no trabalho permite-lhe melhorar o seu desempenho e atingir os seus objetivos desejados com menos esforço e estratégias mais eficazes.
No entanto, não conseguir administrar tempo ou habilidades de gerenciamento de tempo ruim no trabalho pode resultar em:
- Prazos e compromissos perdidos;
- Procrastinação e falta de foco;
- Falta de profissionalismo;
- Fluxo de trabalho ineficiente e baixa qualidade de trabalho;
- Estresse indesejado;
- Baixa reputação profissional;
- Dificuldades nos relacionamentos profissionais;
- Penalidades financeiras;
- Desequilíbrio entre trabalho e vida.
O tempo é um bem insubstituível. É mais valioso do que dinheiro, especialmente no mundo empresarial acelerado e competitivo de hoje.
Você pode ganhar cada vez mais dinheiro, mas não pode ganhar mais tempo. Certifique-se de que você gasta seu tempo onde é mais importante para você.
Benefícios do gerenciamento do tempo no trabalho
Há muitas vantagens que acompanham a boa gestão do tempo. Na sua vida profissional, o gerenciamento do tempo pode beneficiá-lo das seguintes maneiras:
Entregar projetos no prazo
A alocação de um período de tempo limitado às tarefas ajuda você a concluí-las no prazo. Também ajuda você a gerenciar sua carga de trabalho da maneira mais eficaz.
Quando você tem tarefas com tempo determinado, seu cérebro é reconectado para seguir a estrutura e realizar essas atividades dentro do prazo desejado.
Assim, você pode facilmente entregar o trabalho no prazo, se você tiver administrado bem o seu tempo.
Proporcionar uma melhor qualidade de trabalho
Como colaborador dedicado, espera-se que você forneça trabalho de determinada qualidade e padrões. Com a utilização adequada do tempo e a priorização das atividades, pode-se facilmente fornecer uma melhor qualidade de trabalho.
A priorização ajuda você a se concentrar em tarefas importantes, mantendo-as na mais alta prioridade, o que permite que você trabalhe nelas com total atenção e foco. Assim, a qualidade do trabalho é melhorada.
Mais produtividade e eficiência
Não é segredo que habilidades efetivas de gerenciamento de tempo o tornam mais produtivo e eficiente. Essas habilidades são úteis para ajudá-lo a concluir as tarefas o mais cedo possível, sem comprometer a qualidade.
A produtividade geral costuma ser mais difícil quando você trabalha em tarefas sem importância, mas as habilidades eficazes de gerenciamento de tempo permitem que você marque as tarefas que são importantes e urgentes no prazo.
Muito menos procrastinação
“Eu vou fazer isso mais tarde” – Esta é uma desculpa que todos nós fizemos em algum momento. O objetivo do gerenciamento do tempo não é apenas fazer mais em menos tempo, mas também reduzir o desejo de atrasar e adiar tarefas importantes.
A aplicação da gestão do tempo permite que você, como empregador, líder ou colaborador, trabalhe de maneira mais inteligente, em vez de mais difícil.
Ele elimina instantaneamente a procrastinação, garantindo que você esteja familiarizado com as tarefas adicionadas à sua lista e quando elas precisam ser concluídas.
Menos estresse e ansiedade
Há momentos em que os colaboradores se sentem sobrecarregados devido a excesso de trabalho. Isso não só pode prejudicar sua produtividade, mas também prejudicar sua saúde geral.
Estresse excessivo e hipertensão podem levar a doenças cardíacas, depressão, obesidade e muito mais. Sabendo como trabalhar melhor, podemos reduzir o estresse e as tensões desnecessárias.
Melhor qualidade de vida
Habilidades eficazes de gerenciamento de tempo não apenas beneficiam sua vida profissional, mas também podem melhorar sua vida fora da empresa.
Se você mantiver as coisas sob controle no trabalho, terá mais tempo para se concentrar em sua vida pessoal e relacionamentos.
Saber que suas atividades profissionais estão bem encaminhadas trará uma sensação de calma e conforto. À medida que você se sente mais calmo e menos estressado, sua qualidade de vida melhora automaticamente.
Mais oportunidades e crescimento na carreira
Ser pontual com o seu trabalho não só aumentará a sua eficácia, mas também ajudará a ganhar uma boa reputação no trabalho.
Quando as lideranças sabem que você sempre conclui suas tarefas no prazo, isso pode abrir caminho para mais oportunidades de promoção e crescimento.
Mais tempo para lazer e hobbies
Quando foi a última vez que você teve tempo para fazer coisas de que realmente gosta?
Felizmente, com um bom gerenciamento, você ganha mais tempo livre no seu dia para fazer as atividades de lazer e hobbies que fazem você feliz.
Em última análise, isso ajuda você a criar o equilíbrio perfeito, trabalhando com inteligência o dia todo e tendo uma recompensa de sua escolha em troca.
Planejamento
O planejamento desempenha um papel importante no gerenciamento do tempo. Você não precisa necessariamente seguir uma rotina rígida, mas sim tomar decisões mais inteligentes de saber o momento certo para realizar uma tarefa ou uma atividade.
A ideia por trás da gestão do tempo é trabalhar de forma adequada, lhe proporcionando condições para fazer outras coisas que você tanto gosta.
Então, planeje suas tarefas diárias. Muitos trabalhadores começam o dia com atividades sem importância ou algo que pode ser feito facilmente depois.
A priorização ajuda você a perceber que nem tudo que você faz é importante. Concentre-se em suas prioridades, verificando quais tarefas são mais importantes e quais são urgentes.
Essa categorização ajudará você a se concentrar no que realmente precisa ser feito. Você pode usar várias ferramentas de gerenciamento de projetos que ajudam você a definir suas prioridades desde o início.