As Melhores Frases Para Dizer A Sua Equipe

A comunicação, em todos os aspectos da vida, é de vital importância. No local de trabalho ela assume um papel mais fundamental ainda, pois o que você diz, ou o que você não diz aos seus colaboradores, influencia muito a cultura corporativa, a satisfação com o trabalho, os níveis de produtividade e a lealdade à empresa.

Para a realização profissional os colaboradores precisam de um bom salário, boas condições de trabalho e trabalhar bem em equipe.

Mas o principal fator que decide se um colaborador está feliz em seu local de trabalho é seu relacionamento com a liderança imediata.

Como líder, demonstrar respeito e consideração a todos os colaboradores, independentemente da posição ou experiência, pode fazer toda a diferença em seus níveis de motivação.

Então, que palavras você pode usar para realmente causar um  impacto positivo no moral e na motivação de seus colaboradores? Conheça alguns exemplos.

“Obrigado. Eu não poderia ter feito isso sem você.”

Esta é possivelmente a mais alta forma de agradecer. Reconhecer o esforço de alguém para ir além, especialmente se isso faz com que um líder pareça bom e competente, reforça uma forte cultura de equipe. Esse simples ato de encorajamento é um reforço mental que envia ondas de confiança por toda a organização.

Expressar gratidão a seus colaboradores mostra que você considera realmente importante cada membro da equipe. Simplesmente dizer a eles que você é grato pode ser o mais significativo e motivador dos gestos.

“Como você está hoje?”

Embora o local de trabalho seja um ambiente profissional, as pessoas são seres humanos com suas vidas pessoais e possíveis problemas. Esses fatores influenciam muito o desempenho de um colaborador no trabalho.

Como líder, é importante fazer o check-in com seus funcionários para ver como eles estão indo e também para mostrar a eles que você se importa com eles.

“O que você pensa sobre isso?”

Só porque você é o líder, não significa que você sabe tudo. Perguntar a sua equipe por suas próprias opiniões não apenas expandirá conhecimentos, mas também mostrará a eles que sua opinião é importante.

As decisões não devem ser tomadas unilateralmente. Líderes que entendem a necessidade de envolver seus colaboradores no processo de tomada de decisão e ajudá-los a expressar suas opiniões, formam equipes muito mais bem-sucedidas.

Sempre que possível, peça a opinião deles antes de escolher o próximo projeto ou tarefa para mostrar que você valoriza o que eles pensam.

É importante também, que as lideranças desenvolvam seus colaboradores para terem confiança em suas habilidades e opiniões, sem medo de expressar o que têm a dizer.

Você consegue!

Seja “o maior líder de torcida” de seus colaboradores. Se você acredita nas pessoas que trabalham para você, elas aprenderão a acreditar em si mesmas.

Você pode pensar que é desnecessário dizer, mas as pessoas tendem a questionarem sua própria capacidade e, às vezes, tudo o que precisam para recuperar a autoconfiança é um pouco de incentivo de seu líder.

Certifique-se de encorajá-los a trabalhar com afinco e mostrarem para si mesmos que, se tentarem, terão sucesso.

“Eu estou aqui se você precisar de mim.”

Embora seja vantajoso desenvolver pensadores independentes, seus colaboradores também precisam saber que você estará presente e disponível, caso necessitem.

Em vez de ter uma política de portas fechadas, reúna seus colaboradores para discutir ideias e tomar decisões juntos como uma equipe.

“Você está fazendo um ótimo trabalho.”

O feedback é importante, e os líderes devem mostrar sua apreciação aos seus melhores desempenhos. Dar elogios regulares e mostrar o quanto você os aprecia irá mantê-los leais à empresa e motivá-los a atuar em níveis ainda mais altos.

“Percebo que você está com dificuldades nessa tarefa. O que posso fazer para ajudá-lo?”

Há momentos em que os colaboradores podem ter dificuldades com um determinado projeto, e esse é o momento perfeito para um líder intervir, antes que um grande erro seja cometido.

No entanto, não é suficiente apenas expressar sua preocupação. Você deve trabalhar junto com eles para desenvolver soluções eficazes e resolver o problema.

Isso não apenas alivia um pouco o estresse dos colaboradores, mas também melhora os relacionamentos entre as lideranças e a força de trabalho.

“Não há “eu” na equipe.”

Embora a concorrência saudável possa ser algo positivo no local de trabalho, é importante ter seus colaboradores na mesma sintonia.

Esta frase ressalta a importância do trabalho em equipe e permite que eles saibam que você está ciente de que nenhum indivíduo pode realizar grandes coisas sem a ajuda de seus colegas de equipe.

“Vamos falar sobre isso.”

Às vezes você terá que lidar com conflitos interpessoais. Nessas situações, um bom líder discutirá o tema com sua equipe de uma forma aberta, ou individualmente se for o caso, enfrentando a questão por mais desagradável que possa ser.

Sua equipe pode apontar falhas e problemas, mas também pode apresentar ideias e soluções.

“Não é sobre perfeição, é sobre tentar.”

Muitos colaboradores podem ficar nervosos em aprender uma nova tarefa ou experimentar uma nova ferramenta. No entanto, os líderes modernos sabem que, se não tentarem, nunca terão sucesso.

Diga aos seus colaboradores que você não espera que sejam perfeitos, mas espera que eles cresçam dentro de suas posições.

“Isso é ótimo!”

Se você estiver em uma reunião com seus colaboradores e surgirem boas ideias, demonstrar sua apreciação não apenas aumentará o moral da equipe, mas também promoverá um ambiente muito positivo e aberto.

Essa atitude irá incentivá-los cada vez mais a compartilhar suas ideias, sem receios ou constrangimentos.

“Eu sinto muito.”

Não existe um líder perfeito, o que significa que mesmo os melhores líderes cometem erros de tempos em tempos. Tudo bem se você souber como agir quando cometer um erro: admita e peça desculpas por isso. Então faça o que for preciso para repetir.

Um bom líder será rápido em reconhecer seus próprios erros, mesmo que pareça embaraçoso ou humilhante. Tentar encobri-los só leva a erros maiores.

Por outro lado, dizer “me desculpe” é a melhor maneira de começar a corrigir seu erro e seguir em frente novamente.

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