A Arte Da Diplomacia No Trabalho

A arte da diplomacia pode ser o fator decisivo entre sentimentos feridos e uma relação positiva, tanto no local de trabalho quanto fora dele.

Embora desejemos manter a honestidade em todos os momentos, também é vital que encontremos a maneira correta de transmitir informações a nossos colegas, superiores e subordinados. É aqui que entra a diplomacia.

Tato e diplomacia incluem a capacidade de entender os sentimentos, ideias, crenças e opiniões dos outros. Esta é uma habilidade que deve ser dominada por todos os profissionais, independentemente da posição que ocupem na empresa.

A diplomacia fortalece as relações dentro do local de trabalho, diminuindo o nível de impacto emocional negativo sobre a entrega de notícias desfavoráveis ​​ou feedback. Inclusive, quando se trata de qualquer tipo de negociação, o tato e a diplomacia são inestimáveis.

A fim de desenvolver uma aptidão na diplomacia, você deve ser capaz de desenvolver as seguintes competências preliminares:

  • Escuta atenta
  • Inteligencia emocional
  • Empatia
  • Assertividade
  • Rapport
  • Polidez

Além disso, manter-se atento a alguns detalhes ao longo do dia também pode ajudar a desenvolver suas habilidades de diplomacia. Veja como você pode fazer isso:

Saiba ouvir

Ouça atentamente e respeitosamente seus colegas de trabalho, especialmente aqueles cujas ideias diferem das suas.

Faça perguntas a esses colegas para garantir que você entenda completamente e também possa articular seus pontos de vista. Essa prática ajuda a mostrar sua própria mente aberta e disposição para aceitar o conhecimento dos outros.

Critique menos

Mantenha críticas desnecessárias sob controle. Se você discordar de alguém sobre uma ideia ou decisão, não diga a ele que acha que ele está errado ou questione sua competência.

Em vez disso, expresse seu ponto de vista em termos calmos e profissionais, e ofereça razões específicas para justificar sua posição.

O objetivo é trabalhar em direção a uma solução, em vez de simplesmente preservar sua própria opinião.

Afaste-se de intrigas

Engajar-se em fofocas no local de trabalho ou outros comportamentos negativos que possam promover desentendimentos entre seus colegas também funcionarão em oposição a quaisquer avanços da diplomacia.

Fale bem dos outros. Quando os outros estão fofocando, não adicione combustível ao fogo. Você pode trabalhar em um ambiente tóxico onde os rumores são frequentemente divulgados, mas não faça parte disso, mostrando aos outros que você tem caráter e integridade.

Se você tiver um problema com alguém, discuta-o a portas fechadas em um ambiente individual.

Ofereça apoio

Também é importante manter o apoio de seus colegas. Demonstre compaixão, apoio e encorajamento aos colegas que discordam de uma estratégia ou prioridades em particular.

Faça questão de ouvir o outro lado da história, mas tenha em mente que a missão da empresa deve ser apoiada no final.

Lembre-se que os dois pontos não precisam ser mutuamente exclusivos. Criar compromisso por ser estar aberto a comentários e sugestões divididas.

No entanto, quando chegar a hora de negociar um compromisso entre diferentes pontos de vista, faça isso de uma maneira em que ambos os lados sejam vencedores.

Atenção à comunicação

Fique atento às circunstâncias em que a comunicação fica negativa e tome medidas para corrigir a situação. As conversas devem permanecer centradas na solução de problemas, não na criação de outros.

A escolha das palavras é importante, pois pode afetar as percepções. Se você tem uma posição de liderança, por exemplo, ao dar um feedback, é melhor evitar declarações agressivas como “Você tem que …” ou “Não faça isso …”

Em vez disso, opte por uma linguagem indireta como “Você pode considerar …”. Dessa forma voce faria a pessoa sentir que ainda é a melhor para fazer o trabalho e que boas ideias podem ser extraídas de seus potenciais.

Outra estratégia é colocar isso como uma pergunta: “Você já pensou em fazer isso…” Os comunicadores diplomáticos sempre pensam um pouco antes de falar em voz alta.

Na diplomacia, é importante lembrar sempre que as palavras são poderosas o suficiente para levantar ou derrubar uma pessoa.

Se chegar a um acordo for difícil, considere pedir um tempo para reflexão, evitando que as tensões se acumulem. Além disso, lembre-se do poder da linguagem corporal e da importância de manter a compostura.

Virar os olhos, franzir a testa ou parecer desinteressado, por exemplo, certamente afetará seus esforços em direção à diplomacia.

Seja responsável

O ato de encobrir seus erros é completamente incongruente com um local de trabalho diplomático. O melhor curso de ação é se desculpar sinceramente e sem demora.

Não deixe de avisar as pessoas afetadas que o erro não voltará a ocorrer e tome medidas para corrigir suas consequências.

Abordando situações difíceis

Concentre-se nos fatos da situação. Antes de uma conversa importante, considere os fatos. Você não deve iniciar uma conversa difícil confiando muito em emoção ou opinião, mas sim em razão e lógica.

Evite culpar os outros ou ficar na defensiva. Você não deve levar as coisas para o lado pessoal. Talvez seu local de trabalho esteja passando por uma reestruturação.

Em vez de dizer para sua liderança “Não gosto dessas mudanças”, você pode dizer “Acredito que essas alterações poderão interferir nos resultados do meu trabalho” e justifique sua opinião.

Relaxar e se acalmar

É importante dar um passo atrás e lidar com a situação da forma mais objetiva possível. Dominar a arte da diplomacia também significa ser hábil em parecer relaxado, mesmo quando você não está.

Diplomacia no local de trabalho pode ser cultivada. Na verdade, a diplomacia é um bom comportamento para ser praticado em qualquer lugar que você esteja.

Bom para todos

Expresse seus gostos e desgostos para criar situações benéficas para todos. Depois de falar sobre cada um dos seus objetivos, encontre maneiras de negociar.

Diplomacia geralmente envolve desistir de algumas coisas para que você possa ter outras coisas que deseja. Esteja disposto a fazer concessões em prol do compromisso e do progresso.

Colaboradores de todos os níveis devem lembrar que o local de trabalho, em essência, é uma comunidade. Confiar nesse sentido e compartilhar o crédito pelas realizações da equipe ajudará os outros a observá-lo como um trabalhador diplomático.

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