A Gamificação Como Ferramenta De Produtividade E Motivação

As recompensas e o reconhecimento são os dois principais fatores que aumentam a motivação dos colaboradores e a gamificação tem o potencial de melhorar o desempenho do seu negócio.

Uma pesquisa recente descobriu que oito entre dez colaboradores se sentem estressados no trabalho. Isso significa que 80% da força de trabalho está tendo problemas para encontrar satisfação e realização profissional.

É chocante pensar que a maioria das pessoas terá se esforçado em fazer uma faculdade e seguir uma carreira para depois se sentir insatisfeita quando atingir a posição desejada.

Então, como as empresas estão lidando com o estresse dos colaboradores?

Elas estão experimentando a gamificação para motivar suas equipes.

Continue lendo e descubra o que é gamificação e como as organização estão usando esta nova estratégia para aliviar o estresse no trabalho, aumentando simultaneamente a produtividade.

O Que É Gamificação

A gamificação é o uso da mecânica de jogo e o pensamento de jogo em um contexto profissional para engajar usuários e / ou resolver problemas.

Gamificação significa envolver o uso de mecânicas para atingir determinado comportamento ou atingir um propósito.

Essa técnica se utiliza do desejo interno de uma pessoa para competir com outras pessoas no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar.

A gamificação usa sentimentos e motivações que vêm naturalmente para as pessoas, como realizações, recompensas, status, competição, auto-expressão e co-criação.

Na verdade esse conceito não é novo. Ele apenas foi aperfeiçoado e ampliado. A área de vendas já trabalha com essa estratégia há muito tempo, como por exemplo, premiando o empregado do mês ou o vendedor do ano.

Mas é apenas recentemente que a gamificação se tornou um grande negócio. É exatamente por isso que a gamificação é agora um conceito crucial em grandes organizações que realmente entendem o valor do comprometimento e da motivação dos colaboradores.

Em cada tarefa que precisa ser feita, deve haver um elemento de diversão, tornando o trabalho um jogo.

Há uma variedade de exemplos de como algumas das maiores empresas estão incorporando a gamificação em suas estratégias de negócios.

O Google, por exemplo, incorporou um jogo de despesas de viagem com foco em colaboradores que viajam muito a negócios. Eles são incentivados a controlar essas despesas. O fator motivador real é que cada centavo que economizam volta para eles adicionado aos seus salários.

A melhor parte de incorporar a gamificação é que ela é mais voltada para a psicologia do que para a tecnologia. Tem um impacto psicológico e incentiva os trabalhadores a competir e a provar o seu melhor.

Gamificação Influenciando Os Locais De Trabalho

Esse conceito é capaz de influenciar os ambientes profissionais de várias formas. Conheça algumas delas:

Cria ambientes menos estressantes

Não é surpresa que, quando as pessoas jogam, elas se divertem. Se uma empresa aplicar a dinâmica do jogo a certos aspectos de trabalho dos colaboradores irá acontecer o mesmo. Eles irão se divertir realizando suas tarefas.

Aplicativos de trabalho com gamificação terão a capacidade de motivar as pessoas a se divertirem fazendo o que estão acostumadas a fazer.

Se os colaboradores estiverem se divertindo em seu trabalho e especialmente se forem reconhecidos, o ambiente de trabalho será naturalmente menos estressante.

Cria uma atmosfera social

Os jogos naturalmente trazem um lado social para as pessoas, diferente de qualquer outra coisa. Esportes, jogos de tabuleiro, videogames nos permitem interagir com os outros apenas por diversão.

O jogo online de computador é um fenômeno notável a ser observado. É algo que as pessoas geralmente fazem sozinhas, mas em uma fração de segundo é possível se conectar a milhões de pessoas jogando o mesmo jogo.

Tudo com o único propósito de trabalhar juntos e realizar tarefas super importantes como matar zumbis. A gamificação irá naturalmente levar as pessoas a ter uma atmosfera social.

As pessoas serão motivadas a trabalhar juntas para descobrir problemas em seu local de trabalho. Imagine ter pessoas ganhando pontos e recompensas por fazer algo tão simples quanto cumprir um prazo antecipado?

Mais do que isso, ganhar reconhecimento e respeito dos colegas provou ser ainda mais motivador do que qualquer recompensa tangível.

Aumenta a motivação intrínseca para completar tarefas

Por que você continua voltando a jogar? Você se sente motivado e feliz em fazer isso. Os aplicativos gamificados criam comportamentos que levam as pessoas a se sentirem intrinsecamente motivadas para concluir tarefas.

Além de fazer o trabalho com eficiência, o benefício real para um colaborador intrinsecamente motivado para concluir tarefas é a sensação de felicidade.

Se uma pessoa está intrinsecamente motivada para trabalhar, ela não apenas oferece um trabalho de alta qualidade, mas também cria uma atmosfera menos estressante e social compartilhando as boas vibrações que está sentindo.

Elementos Principais Da Gamificação

A gamificação no local de trabalho é o conceito de integrar a mecânica de jogos no sistema de negócios atual, com o objetivo de manter os colaboradores interessados ​​e com desempenho máximo.

A gamificação no local de trabalho utiliza elementos do jogo para impulsionar o desempenho dos colaboradores. Os resultados são medidos em tempo real mostrando onde os colaboradores estão se saindo melhor, comparando com seus objetivos e realizações passadas.

Ele é feito para impulsionar a motivação intrínseca, o senso de domínio e controle que vem quando sabemos que estamos fazendo bem o nosso trabalho.

Aqui estão cinco elementos-chave do que é realmente a gamificação da força de trabalho:

Gerenciamento de desempenho em tempo real

O gerenciamento de desempenho é definir metas e medir conquistas. O problema é que a maioria das práticas utilizadas envolve a definição de metas anuais, que logo se tornam obsoletas.

Além disso, a comunicação com os colaboradores sobre o desempenho geralmente é prejudicada pela prática de classificar os resultados, pois muitos consideram a maioria dessas classificações como ameaçadoras, conflituosas e desencorajantes.

Assim, na prática, muitas empresas estão eliminando ou reavaliando seus métodos de gerenciamento de desempenho.

A gamificação se concentra no aqui e agora, como uma dinâmica de jogo. O feedback é dado no local, mostrando indicadores de desempenho e metas personalizados dentro do aplicativo de gamificação, para que os colaboradores possam corrigir falhas em tempo real, em vez de feedback retroativo com semanas ou meses de atraso.

Avaliação objetiva e justa

Novas práticas de gestão estão se afastando da avaliação subjetiva dos colaboradores, e mais na direção do desenvolvimento objetivo e proativo.

O que isso traz é um processo positivo que se reflete tanto para as lideranças e suas equipes como para os  colaboradores individualmente que estão progredindo, monitorando quais metas estão sendo atingidas, e de forma transparente.

Pesquisas sobre gestão de desempenho mostram que os líderes muitas vezes não estão cientes do fato de que suas avaliações são subjetivas.

Medir indicadores de desempenho em tempo real pode corrigir isso. Os efeitos dessa prática atinge a cultura corporativa, pois quando a avaliação é objetiva e justa, as pessoas se sentem diferentes em relação ao trabalho sabendo que seus esforços e desempenho serão razoavelmente reconhecidos.

A gamificação também reflete insights e resultados para colaboradores e liderança, permitindo efetivamente fazer mudanças em seu desempenho no trabalho.

No caso de falta de desempenho em uma determinada área por exemplo, os colaboradores são direcionados ao micro-aprendizado para que possam corrigir sua direção e melhorar seus conhecimentos.

A medição de desempenho é transparente

Muitas empresas de tecnologia bem-sucedidas como o Google, Intel, Linkedin e outras, usam OKRs – Objetivos e Principais Resultados, para comunicar metas e objetivos aos colaboradores.

Os resultados são rastreados e as equipes podem verificar os OKRs. Este é um novo grau de transparência.

Esses índices são usados ​​por profissionais do conhecimento, como líderes de produto, desenvolvedores, líderes de comunicações, etc., e permanecem transparentes para todos, de modo que todos os colaboradores da organização possam ver o que todos os outros colegas estão trabalhando e definindo como prioridade.

Isso possibilita que o colaborador veja como está seu desempenho em comparação com seus colegas e se existe alguma área que precise ser melhorada.

Isso incute um senso de justiça e uma clareza sobre o que os colaboradores devem focar no trabalho. Também permite que as empresas definam metas individualizadas, de modo que o que se espera das equipes seja justo e viável.

Comportamento

A competição é frequentemente vista como um método de motivação positiva. Projetar sucessos de colaboradores diferentes entre si em mídias como um placar e mostrar as vendas reais, não é uma boa ideia.

É verdade que as vendas são o objetivo, mas isso não é o que deve ser motivado e sim as atividades que impulsionam as vendas.

Para gerar melhores vendas, a gamificação busca direcionar comportamentos e medi-los: mais chamadas, qualificando leads, atendendo clientes potenciais e existentes, etc.

Gamificação não é um jogo

A gamificação aplicada ao trabalho utiliza a mecânica de jogo, como instigar os colaboradores a apostarem em si mesmos, para impulsionar o comportamento e o engajamento.

A gamificação cria uma maneira de os colaboradores monitorarem seu progresso no local de trabalho e agirem a partir de um ambiente de motivação intrínseca.

Maneiras De Aplicar a Gamificação No Trabalho E Negócios

A gamificação pode trazer diversão e competição saudável para o local de trabalho, aumentando o desempenho e o engajamento na sua organização. Veja algumas maneiras de alcançar mais e melhores resultados.

Melhore as vendas

A gamificação pode ajudar a aumentar as vendas de uma empresa atraindo os clientes para comprar mais produtos ou incentivando os colaboradores a alcançar mais metas de vendas.

Vários pontos de recompensa incentivam os clientes a comprar mais. Em relação aos colaboradores, a criação de um sistema de recompensas pode motivá-los a atingir suas metas de vendas para a semana ou o mês.

Amplifique a geração de leads

A gamificação não só é benéfica em termos de clientes atuais, mas também aumenta a geração de leads. Um jogo que tem algumas recompensas depois de alguns desafios pode atrair mais clientes.

Melhore o comprometimento com mídias sociais

O uso da gamificação também ajuda uma empresa se usar a plataforma de mídia social para recompensar o cliente de alguma forma.

Por exemplo, uma empresa pode oferecer uma cesta gratuita de seus produtos entre aqueles que gostam ou compartilham sua postagem. Também aumenta a exposição para novos públicos.

 

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