A Motivação É Uma Prioridade Para Você?

A motivação é a chave para acordar todas as manhãs com energia. É o impulso que precisamos para ir trabalhar, querendo realizar nossas atividades cada vez melhor.

Existem dois tipos de motivação: motivação intrínseca, que é a que nos leva a fazer algo porque é gratificante, como assistir a uma série; e motivação extrínseca, que ocorre quando nosso comportamento é impulsionado por uma recompensa ou evita uma consequência indesejada.

A motivação é essencial no dia a dia e, é claro, no trabalho. Conheça algumas dicas que irão manter você e sua equipe motivados diariamente.

Cultura organizacional

Sentir-se identificado com a cultura da organização é a base para que tenhamos um dia bom ou ruim. O trabalho é, pelo menos, agradável.

Finalidade

Ter um propósito ou trabalhar com vocação pode transformar nosso trabalho em algo emocionante. No entanto, se esquecermos ou não tivermos em mente o que nos excita em nosso trabalho, podemos cair no automatismo.

Devemos sempre ter em mente por que fazemos o que fazemos. Talvez seja porque amamos nosso trabalho ou porque temos que pagar o aluguel, mas seja qual for o motivo, é muito valioso para nossa motivação.

Feedback

O feedback pode ser positivo ou negativo. Ambos são igualmente eficazes, dependendo das circunstâncias. O feedback positivo melhora o comprometimento e a confiança e é muito eficaz com os membros que acabaram de ingressar ou com os que estão passando por uma crise.

Por outro lado, o feedback negativo pode ser eficaz para as pessoas da organização que já estão envolvidas e que precisam apenas de um esforço para renovar as forças e alcançar seus objetivos.

Conseguir uma comunicação honesta e aberta gera confiança entre colaboradores e lideranças é uma das melhores ferramentas de motivação e produtividade.

Objetivos

Para aumentar a motivação intrínseca e, portanto, o desempenho, precisamos definir metas de curto ou médio prazo. Quanto mais próximo estivermos do objetivo, mais ele nos motivará a alcançá-lo.

Mas se é irremediável que certas metas sejam de longo prazo, um truque que podemos usar é dividi-las em metas menores. Dessa forma, em vez de ver a tarefa dentro de um período de, por exemplo, dois meses, podemos vê-la em pequenos objetivos semanais.

Treinamento

Ter a oportunidade de aprender e melhorar constantemente motiva e melhora o desempenho. Mas se cada colaborador também for um mentor, então é sucesso garantido!

Ajudar outras pessoas a desenvolver habilidades motiva o aluno, que adquire novos conhecimentos, e o mentor, que consolida suas habilidades.

Reconhecimento

Todos os colaboradores precisam ter seu desempenho reconhecido. Embora as recompensas monetárias funcionem a curto prazo, os membros de sua equipe também apreciarão que você os elogie pessoalmente.

Outra ideia é mostrar o quanto o trabalho deles contribui para o sucesso de toda a empresa.

Irradie positividade

Sorria antes de entrar no seu local de trabalho, contagiando a todos de manhã cedo. O entusiasmo se espalhará rapidamente e ajudará a cultura organizacional. Ouça música, brinque e converse com eles. Há momento e tempo para tudo!

Desconectar do trabalho

Quando você não estiver trabalhando, desconecte completamente. Quando você voltar ao local de trabalho, sentirá suas energias renovadas. Para muitos não é fácil, mas você pode trabalhar sua mente da seguinte forma: “este é o momento de trabalhar”, “este é o momento de estar com a família”, “este é o momento de estar com os amigos”… e assim por diante.

Determine seus objetivos

Muitas vezes podemos nos sentir desmotivados por não entender bem aonde queremos ir. As seguintes perguntas podem ajudá-lo:

  • Você sabe o motivo de fazer o que tem feito até agora diariamente?
  • O que você deseja alcançar com as iniciativas que toma no seu dia a dia?
  • Por que você deseja alcançar esses objetivos?

 

Parar e questionar-se sobre seus desejos é uma maneira de se conhecer melhor. E ter objetivos bem definidos é uma forma de automotivação, pois quando sabemos bem onde queremos chegar, é muito mais fácil adotar as atitudes necessárias para alcançar nossos objetivos.

Mas tome cuidado para não estabelecer metas que vão além de sua capacidade. A desmotivação pode ser o resultado de definir metas que vão além de nossas forças.

Quando não temos consciência da magnitude de qualquer situação, criamos estresse desnecessário em nossas vidas. Portanto, escolha seus objetivos cientes de seus pontos fortes e dos recursos que você pode usar.

Conheça sua equipe

Se você é um líder, não esqueça que, para dar a melhor motivação à sua equipe, você precisará conhecer cada um de seus membros, de uma forma mais aprofundada, como seus pontos fortes, áreas de melhoria, seu potencial ou seus interesses.

Converse com cada um, pergunte a eles o que mais gostam de fazer e o que menos gostam, compartilhe os objetivos da empresa e verifique se eles sabem que você está à disposição.

Elabore com eles os objetivos e planos de carreira, permitindo que sintam-se participantes da organização.

Mude o foco

Uma das maneiras de aprender a se motivar é mudar o foco de seus pensamentos. Você já percebeu como estamos constantemente pensando no que os outros acreditam? Ou até assumimos o que as outras pessoas imaginam?

Há muitas medidas que tomamos não porque gostamos, mas porque acreditamos que são importantes para alguém. E essa pode ser uma das grandes razões para a falta de motivação.

Então, desvie seu foco dos outros e entenda como se sente em primeiro lugar. Não tente fazer o seu melhor pensando apenas nos motivos fora de você.

Claro que você precisa ter em mente as pessoas ao seu redor. Mas tente fazer as coisas entendendo como se sente diante de tudo ao seu redor e, se perceber que não é o que você gosta, não tenha medo de mudar.

Faça novas escolhas sempre que necessário

Às vezes, basta algumas mudanças para nos encorajar mais. O novo e o desconhecido sempre geram um pouco de desconfiança e até medo. Mas se você não tentar, nunca saberá se poderia ter funcionado.

Não é porque você passou muito tempo se qualificando para uma determinada tarefa que você precisa passar o resto da vida fazendo isso.

Por exemplo, muitas pessoas optam por trabalhar em nichos que acreditam serem os que mais gostam. Assim, elas se dedicam constantemente a aprender mais sobre o público e a área de atuação.

Mas, assim como mudamos ao longo da vida, essa pessoa pode mudar de ideia sobre o nicho escolhido anteriormente e é aí que que as dúvidas começam.

Como passaram muito tempo estudando e fazendo o melhor possível em determinada área, muitos não têm coragem de mudar, porque acreditam que tentar algo novo do zero seria insucesso. Elas não conseguem perceber que insistir em algo que não gostam mais só irá aumentar suas frustrações.

É necessário perceber que o fato de ter começado em uma área de atividade não significa que tenha de permanecer nela para sempre. A vida é feita de escolhas, e você sempre tem a opção de mudar para algo que mais gosta.

Deixe um comentário

Rolar para cima