Todos querem obter um aumento ou uma promoção, mas são raros aqueles colaboradores que perguntam: “O que mais posso trazer para a empresa?” O que eles não sabem é agregar valor à empresa é o primeiro passo para obter um aumento ou promoção.
Mesmo que a sua descrição de trabalho pareça uma mera lista de tarefas, essas tarefas estão lá para alcançar um resultado específico.
A maneira como você executa essas tarefas afeta o ROI (Investimento de Retorno) do seu empregador ao contratar você.
Os colaboradores que sabem como agregar valor ao seu trabalho tendem a obter salários mais altos, projetos mais empolgantes e melhores oportunidades de emprego.
As empresas valorizam todo esse talento e farão o possível para manter essa pessoa, mesmo em caso de recessão, demissão ou fusão.
Desmascarando o mito sobre agregar valor a uma empresa
Muitos colaboradores passam a vida profissional igualando os anos em que trabalharam com o valor que dão. O mundo corporativo não funciona assim.
Por exemplo, uma pessoa que exerce um cargo de liderança de escritório pode passar dois anos fazendo um bom trabalho solicitando suprimentos de materiais para que o estoque não acabe.
Ou essa mesma pessoa poderia encontrar maneiras de ajudar seu empregador negociando descontos com fornecedores, comprando em grandes quantidades para economizar mais ou criando um programa de compartilhamento entre equipes para que os suprimentos não se acumulem em uma área, ao passo que em outra sempre está faltando.
Tais estratégias podem não estar na descrição do cargo. A pessoa precisa ser proativa e criativa para ter essas ideias.
Agindo dessa forma você vai ajudar o empregador a economizar muitos reais em despesas de escritório anualmente. Isso é agregar valor a uma empresa.
Agora você pode dizer que fazer coisas semelhantes ultrapassa seus limites. Pode ou não, dependendo da cultura da sua organização e da sua própria cultura profissional.
Você está atendendo às expectativas ou requisitos mínimos para a sua posição?
Uma pesquisa revelou que quase 50% dos colaboradores não sabem o que as lideranças esperam deles. Além disso, algumas empresas têm descrições de trabalho oficiais limitadas ou inexistentes.
Depois, há papéis em que a maioria dos itens da sua descrição de trabalho está desatualizada, enquanto as tarefas pelas quais você é responsável não estão nem na lista. Pode ser confuso descobrir isso sozinho.
Se você não tem 100% de certeza sobre o que se espera de você, fale com seu líder antes de tentar adicionar mais itens a sua lista.
Peça a ele para enumerar as tarefas específicas que você precisa concluir regularmente e como todas essas tarefas afetam a empresa.
Se a sua liderança é tão confusa ou leiga sobre o seu papel, é ainda mais importante que você fale sobre as coisas.
Juntos, você pode definir os principais objetivos e as tarefas resultantes relacionadas ao seu trabalho, bem como as métricas de desempenho que você precisa atingir para poder dizer objetivamente que atingiu ou superou as expectativas.
Maneiras infalíveis de aumentar seu valor para a organização
Você conhece seu impacto final? Observe suas atividades e descubra como elas geram valor de receita – você está diretamente envolvido na venda?
Você está apoiando os resultados via marketing, operações ou suporte administrativo?
Aqui estão algumas contribuições em que você pode se concentrar para agregar mais valor a empresa onde você trabalha.
Seja parte da linha de fundo
Se você quer ser valioso para sua empresa, então você precisa ajudar a ganhar dinheiro. A empresa mede o seu ROI em você, então você deve medir o ROI em si mesmo também.
Concentre-se nas atividades que usam seu tempo, habilidades e recursos de maneira mais eficaz. Lembre-se que tempo é dinheiro. Seu bem mais valioso é o seu tempo, então gaste sabiamente.
Não invista oito horas organizando uma apresentação quando puder fornecer os mesmos resultados com menos tempo de preparação.
Fique esperto
Muitas pessoas não entendem o funcionamento básico de suas empresas. Familiarize-se com o organograma e estruturas de relatórios. Estude e entenda as finanças.
Você nunca sabe onde sua vida pode levar. Aprenda o máximo que puder ao longo do caminho, mesmo que o que você esteja aprendendo possa não parecer relevante no momento.
Seja um inovador confiante
Quando você apresentar suas ideias à liderança, esteja preparado para defender seus pontos de vista e também receber críticas.
Seu líder irá desafiá-lo simplesmente para testar seu nível de entusiasmo pela ideia e sua viabilidade. Existem muitas variáveis a serem consideradas, e ele quer saber se você pensou nelas.
Se você apoiar suas ideias com pesquisas sólidas e mostrar alguma paixão, a liderança terá mais chances de adotar seu conceito.
Mantenha as informações em segurança
Salve todos os e-mails importantes e dados eletrônicos. Se você recebeu um e-mail de alguém pedindo para confirmar algo, essa pessoa provavelmente salvou essa solicitação.
Isso não é uma coisa ruim e, em muitos casos, pode esclarecer qualquer confusão mais tarde. Mantenha sua informações seguras para respaldar você de que fez seu trabalho corretamente.
Não tenha medo de dizer não
Supondo que você esteja fazendo um ótimo trabalho, sua empresa não pode se dar ao luxo de demitir você. Se você não definir limites, você se encontrará em uma esteira para sempre.
Ouça
Se você não sabe algo, procure algum conselho experiente. Um mentor pode informá-lo sobre coisas que você nunca considerou e evitar que você seja pego de surpresa por eventos ou custos imprevistos. Por mais difícil que seja, admita a si mesmo que você não sabe tudo.
Aprenda a diferença entre comunicação eletrônica e comunicação real
Comunicar-se com as pessoas é uma oportunidade não apenas para transferir informações, mas também para construir relacionamentos com elas.
Em uma era de comunicação eletrônica, nossas conversas estão se tornando cada vez mais impessoais. Colaboradores eficazes devem ser capazes de interagir com as pessoas e resolver problemas.
Adicione vendas ao seu conjunto de habilidades
Apesar do que seu currículo diz, adicionar vendas ao seu conjunto de habilidades é uma obrigação. Sempre que você está tentando lançar uma nova ideia para sua empresa, você precisará de um discurso de vendas convincente e sólido.
Além disso, se você estiver disputando uma promoção ou aumento, precisará estar preparado para se lançar. Esteja preparado para defender suas opiniões e ter respostas para as perguntas difíceis.
Se alguém discordar de você, esteja pronto para apoiar suas ideias com pesquisa sólida e seu próprio entusiasmo. Em breve, você irá persuadir as pessoas a ver as coisas do seu jeito.