Atração de Candidatos – A Melhor Oferta de Emprego

Quando uma nova oferta de trabalho surge, os responsáveis por torná-la visível e atraente devem ter em mente que a forma como ela será exposta aos candidatos será fundamental.

Todos os esforços, no final, terão impacto em seu próprio trabalho, pois, além de obter o melhor candidato que agregue valor à empresa, estarão reduzindo consideravelmente os tempos de busca e recrutamento.

Atualmente, as organizações têm valorizado cada vez mais seus colaboradores, com a intenção de reter os talentos, tendo foco na redução de turnover.

Para tanto, é extremamente importante desenvolver um bom processo de recrutamento, que tem seu início na divulgação da oferta de emprego.

Confira as melhores práticas, fazendo com que seu anúncio atraia o candidato ideal, além de economizar tempo e esforço.

Linguagem, estilo e design

É importante que a estruturação do conteúdo seja atraente. Usando formulações criativas pode ajudar a diferenciar dos concorrentes. Portanto, é útil analisar o público-alvo que você deseja alcançar com a oferta e usar linguagem e estilo apropriados.

Uma introdução que provoque, questões retóricas ou construções para criar imagens mentais, por exemplo, contribuem para atrair o leitor e iluminar o texto. Apelar diretamente aos leitores em potencial é muitas vezes uma boa maneira de alcançar os candidatos.

Se a oferta de emprego tiver sido publicada on-line e incluir um formulário de inscrição, você terá a vantagem de poder vinculá-la e usar um apelo à ação para chamar a atenção à ela.

Além disso, é essencial manter o texto legível e de fácil entendimento. Para isso, pode ser útil evitar estruturas de frases complicadas, formulações abstratas, construções passivas ou estilos nominais.

Com linguagem clara e estrutura compreensível, os potenciais candidatos entenderão muito mais rapidamente quais qualificações são importantes para a posição e o que distingue a empresa. Também é importante usar formulações neutras que não possam ser consideradas discriminatórias de forma alguma.

O texto da oferta de trabalho deve ser destacado visualmente com a ajuda de um design apropriado. Se todas as seções forem organizadas sem diferenciação, sem espaços ou destaques tipográficos, é provável que, apesar de excelente conteúdo e linguagem apropriada, o leitor possa optar por não ler o anúncio.

Para evitar isso, apenas as informações necessárias devem ser apresentadas, enfatizando as mais importantes com negrito ou com tamanhos de fonte diferentes, especificamente o nome da posição anunciada.

Legendas e divisão de parágrafos facilitam a estruturação do anúncio de emprego. As imagens tornam o texto mais atraente e agradável.

É recomendável a utilização de fotos próprias. Ao utilizar fotos dos profissionais da equipe, do escritório ou de tudo que represente a marca da empresa, o anúncio se destacará por sua autenticidade e originalidade.

Evite usar títulos de posição muito pretensiosos

Às vezes, a tendência é colocar títulos de posição para chamar a atenção, mas esquecemos que, em uma leitura rápida do título, o candidato deve saber o que está sendo oferecido.

Evite usar este tipo de recurso. Ao ler a descrição da vaga, o candidato poderá detectar que as funções a serem executadas são realmente bastante comuns e podem ser descritas com outro título mais simples.

Evite um tom muito formal

Normalmente, a conexão com os candidatos é melhor, se usarmos um tom mais próximo e pessoal. Tente escrever da mesma forma que você falaria com o candidato através do telefone. Seja verdadeiro, direto e amigável.

Não copie a mesma descrição de oferta

O candidato pode detectar facilmente se uma vaga é repetida muitas vezes. Normalmente não é um bom sinal, pois pode significar que a empresa tem um alto grau de rotação nessa posição, o que gera desconfiança nos candidatos.

Quando você republicar uma oferta, faça uma nova análise sobre a posição e procure por itens que você pode alterar.

Promova a marca da sua empresa

As pessoas estão procurando um emprego que as motive e satisfaça. Explique aos seus candidatos por que sua empresa é o local ideal para atender às expectativas de seu trabalho.

Informe-os sobre a cultura da empresa, quais são as coisas que as pessoas valorizam melhor e por que você recomendaria trabalhar nela.

Cuidado! Não crie expectativas muito altas. Lembre-se de que, em um mundo totalmente interconectado, transparência e honestidade são fundamentais.

Enfatize os pontos fortes da posição

Explique ao candidato que aprendizado ele obterá como resultado do trabalho, quais serão os desafios e que influência ele pode ter nos objetivos gerais da empresa.

Redes sociais

Dê atenção aos perfis da empresa no Facebook, Twitter, Google +, uma vez que grande parte das pesquisas para saber mais sobre ela será realizada através dessas redes.

Coloque ênfase no LinkedIn como a principal rede social para procura ativa de emprego, redes profissionais e criação de fóruns. Uma grande parte das empresas abre seu próprio perfil, onde as diferentes ofertas de emprego segmentadas são postadas.

Portais de trabalho genéricos

Alguns portais possuem uma demanda maior na procurar de emprego, já que usam filtros que se adaptam à busca do usuário.

Segmentos de portais de busca

Se a empresa procura um perfil mais específico, é necessário ir a portais focados no perfil dos candidatos e adaptar a oferta ao site.

Perfil de requisitos

O perfil de requisitos é de grande importância para empresas e candidatos. Aqui a empresa pode indicar as condições que os candidatos devem possuir, como treinamento ou grau desejado, e assim avaliarem  se possuem as qualificações necessárias.

Também é preciso indicar se um segundo ou terceiro idioma ou habilidades de TI são necessários para o desempenho da atividade oferecida, se é preciso ter experiência profissional ou ter carteira de habilitação.

O perfil de requisitos geralmente inclui uma série de habilidades sociais que os futuros colaboradores devem ter. Para isso, é aconselhável evitar descrições como “seja flexível e forte”.

Em vez disso, é melhor usar fórmulas mais concretas: “capacidade de resolver problemas e de manter a calma mesmo em situações críticas”.

Benefícios

Nos itens anteriores ficou claro o que é esperado do futuro colaborador. Depois disso, é importante indicar o que a empresa pode oferecer. Em vez de tratar o salário, esta seção pode listar as condições e benefícios adicionais que o potencial candidato poderá ter, já que são essas condições que podem diferenciar a empresa de muitas outras dentro do mesmo setor. Entre outras coisas, podemos destacar:

  • Modelos flexíveis de horário de trabalho;
  • Plano de carreira;
  • Ofertas de treinamento;
  • Uma cantina ou refeitório.

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