Autocuidado – O Parceiro Ideal Do Maior Desempenho

A incorporação do autocuidado na vida profissional é um componente-chave para o bom desempenho geral e no centro do autocuidado está o seu relacionamento e conexão consigo mesmo. Isso lhe permite estar em sintonia e entender o que precisa para ser o seu eu mais construtivo, eficaz e autêntico.

A sabedoria convencional diz que o autocuidado é algo para se praticar no fim de semana ou à noite. Mas por que suspender seu bem-estar durante as mais de 40 horas que você passa no trabalho toda semana?

E sua carreira não deveria realmente promover seu bem-estar a longo prazo, em vez de prejudicá-lo?

Portanto, ao invés de definir estritamente o autocuidado como apenas saúde física, que também é uma parte importante da equação, precisamos prestar atenção a um conjunto mais amplo de critérios, incluindo cuidados com a mente, emoções, relacionamentos, ambiente, tempo, e recursos.

Aqui estão algumas maneiras de garantir que você se cuide bem durante o tempo em que está trabalhando, estendendo esses benefícios para a sua vida pessoal.

Faça uma pausa

Muitas vezes podemos ser nossos próprios críticos mais severos. Quando o peso da responsabilidade ou do perfeccionismo entrar em ação, pergunte-se: “O que eu diria a um colega ou amigo na mesma situação?”

Otimizamos o desempenho e o aprendizado em grupos quando tanto a responsabilidade quanto a psicológica segurança estão presentes. Esses princípios também podem ajudá-lo como indivíduo.

Valorize tempo, dinheiro e recursos

Durante um determinado dia de trabalho, outras pessoas frequentemente solicitam nosso tempo ou recursos, distraindo-nos das prioridades mais importantes.

É por isso que é importante reservar 15 minutos logo pela manhã para anotar as três coisas que você espera realizar naquele dia. Depois, à medida que os pedidos chegam, considere o impacto em suas prioridades, antes de oferecer um sim automático.

Cerque-se de boas pessoas

Relacionamentos saudáveis ​​e de apoio são uma parte crítica do autocuidado. Considere se sua equipe está fornecendo ampla alavancagem e suporte para atender às prioridades.

Observe quem alimenta sua energia e quem a drena. Estabeleça mais limites com os drenos. Invista naqueles que o inspiram e apoiam e que entendem o que significa dar e receber de forma saudável.

O mesmo vale para seus relacionamentos fora do trabalho. Não deixe o trabalho fazer com que você negligencie as pessoas mais importantes da sua vida.

Organize seu espaço de trabalho

Nosso ambiente e espaço de trabalho podem ter um impacto significativo na produtividade. Obtenha mais clareza mental limpando sua mesa.

Coloque fotos, trabalhos artísticos ou imagens que o inspirem ou lembrem das pessoas e coisas importantes. Seu espaço de trabalho deve parecer um reflexo do seu melhor.

Recarregue e reinicie

Fique atento aos seus níveis de energia. Para os profissionais mais ocupados, dormir oito horas todas as noites infelizmente não é uma realidade.

Mas é importante pelo menos tentar reabastecer durante a semana, portanto, designe uma noite para dormir um pouco mais. E é igualmente importante criar intervalos de restauração no seu dia de trabalho.

Observe quando você saiu do modo de autocuidado

Em tempos de estresse, o autocuidado pode ficar especialmente desequilibrado. Esteja ciente de quando você perdeu o contato com o seu eu autêntico de uma das seguintes maneiras:

  • Autonegligência

Com cargas de trabalho exigentes e excessivas, a autonegligência pode se tornar um padrão familiar para muitos de nós. Parece que estamos sempre correndo em uma roda de hamster.

À medida que aumentam os sentimentos de ansiedade e de sentir-se oprimido, fica mais difícil manter a compostura e dizer não às interrupções e exigências dos outros. Terminamos nossos dias de trabalho nos sentindo completamente esgotados.

  • Autogerenciamento

Manter uma persona profissional e competente é uma habilidade importante de liderança, mas em alguns casos, podemos levar isso muito longe.

Quando você se administra excessivamente, reprime ou nega emoções e se esforça para manter uma aparência profissional. Você acaba se sentindo exausto por manter essa postura e corre o risco de não parecer autêntico.

  • Autossabotagem

Às vezes, não alcançamos nossa missão ou nossas prioridades mais altas, porque seguimos nosso próprio caminho. Observe quando você adotou hábitos improdutivos de procrastinação ou distração para evitar a ansiedade ou o medo de concluir suas tarefas mais importantes.

  • Autopreservação

Em um mundo competitivo, é fácil sucumbir a uma mentalidade de escassez. Quando estamos excessivamente focados na falta de recursos, podemos perder o contato com o que é melhor para os negócios.

Ser excessivamente competitivo pode fazer com que outras pessoas o percebam como protegendo seu próprio território, impedindo a visão de melhores oportunidades.

Não se contente com relações superficiais de trabalho

É sempre um pouco complicado equilibrar trabalho e amizades, mas isso não é motivo para não conhecer as pessoas com quem trabalha em nível pessoal. Somos criaturas sociais, e estudos descobriram que fortes relacionamentos interpessoais são críticos para a saúde e a longevidade.

Portanto, dedique cinco minutos pela manhã para dizer “oi” aos seus colegas de trabalho. Faça uma pausa à tarde para tomar café com quem você puder. Invista algumas horas para desfrutar de um happy hour. Isso tornará seus dias muito mais gratificantes.

Equilibrar trabalho, família e vida pessoal sempre foi um desafio. Hoje é ainda mais desafiador. A jornada de trabalho é preenchida com expectativas de multitarefa e crescente ênfase na eficiência, produtividade e competitividade global.

Os colaboradores se vêem competindo não apenas contra colegas, mas também contra uma força de trabalho global. Essas pressões no local de trabalho continuam a aumentar, especialmente com os atuais desafios econômicos e políticos e incertezas.

Tais pressões podem levar à experiência de estresse acumulado e também pode comprometer a qualidade de seu desempenho em todas as áreas de suas vidas e seu bem-estar físico e emocional em geral.

Portanto, não há tempo melhor do que o AGORA para começar a cuidar de nossa saúde e bem-estar e fazer do autocuidado uma prioridade. Muitos de nós associam o autocuidado à realização de exercícios e nutrição adequados.

As práticas de autocuidado geralmente são realizadas antes ou depois do trabalho, mas não durante. Estar no trabalho, no entanto, não nega a necessidade de autocuidado contínuo.

O autocuidado não deve ficar em espera de segunda a sexta-feira. Faça um reequilíbrio com alguns cuidados e observe sua vida profissional melhorar drasticamente.

Como nossas vidas profissionais se tornam mais ocupadas, o autocuidado se tornará uma parte cada vez mais importante de ser autêntico e ter um impacto positivo sem sacrificar nossa saúde ou relacionamentos.

Ao incorporar o autocuidado em nossa vida cotidiana de trabalho, todos nós podemos nos tornar nossos egos mais construtivos, eficazes e autênticos.

Rolar para cima