Benefícios Poderosos Da Diversidade No Local De Trabalho

Pode não haver melhor maneira de sua empresa ou equipe viver os valores de uma mentalidade inovadora do que através de um compromisso com a diversidade e a inclusão.

E como de costume, o que é bom para o seu pessoal também é bom para o seu negócio, pois na diversidade e inclusão como parte integrante da sua força de trabalho está o futuro de sua empresa.

Nesta era de globalização econômica, muitas empresas estão fazendo esforços para alcançar a diversidade da força de trabalho, que visa empregar trabalhadores de diferentes origens para fornecer benefícios tangíveis e intangíveis para a organização.

Entender as vantagens da diversidade da força de trabalho ajuda a estabelecer uma organização com uma vantagem competitiva. Isso pode incluir o emprego de trabalhadores com habilidades culturais e linguísticas que podem levar a um maior alcance do negócio.

Especialistas em diversidade acreditam que grupos heterogêneos podem contribuir com ideias mais criativas. A diversidade da força de trabalho pode trazer um aumento na produtividade e vantagens competitivas.

Os empregadores podem oferecer mais soluções aos clientes por causa de novas ideias e processos trazidos para a organização. A diversidade no local de trabalho aumenta o moral dos colaboradores e faz com que desejem trabalhar de forma mais eficaz e eficiente.

A diversidade na liderança dentro de uma empresa permite aos gestores trazerem novas habilidades e métodos para alcançar a união dentro de suas equipes.

Conheça alguns dos benefícios mais exclusivos e tangíveis que você pode esperar ao buscar e abraçar diferenças, de todos os tipos, dentro da sua organização ou da sua equipe.

Continue lendo e saiba mais sobre:

  • Como uma boa estratégia de retenção é a melhor estratégia de recrutamento
  • Formas de criar equipes mais rápidas, mais criativas e com melhor desempenho
  • Por que a diversidade cria melhores conexões com seus clientes?

Benefícios da Diversidade

Quando você pensa em diversidade, o que vem à mente? As primeiras coisas em que as pessoas costumam pensar são fatores como idade, gênero, raça, origem cultural, etc.

Mas há muito mais para criar um ambiente de trabalho diverso do que contratar pessoas que se encaixam em diferentes faixas etárias.

Embora possamos compartilhar coisas em comum com outros indivíduos, no final das contas, todo mundo é único e pode trazer coisas diferentes para a mesa, e é por isso que a diversidade é tão importante entre uma equipe.

Contratar pessoas com personalidades diferentes e em estágios variados de carreira, pode ajudar a estimular a criatividade e oferecer uma gama de perspectivas e ideias. Alguns dos principais benefícios, são:

Tornar o recrutamento mais fácil / reduzir a rotatividade de funcionários

Esses dois benefícios geralmente são listados separadamente, mas, na verdade, são a mesma coisa. Eles também são um excelente exemplo de por que a diversidade sem inclusão não pode existir.

Nós já sabemos que o seu sucesso nos negócios depende do seu pessoal, e hoje em dia a competição por talentos é mais feroz do que nunca.

Como muitos países ao redor do mundo continuam a se tornar cada vez mais multiculturais, é natural que mais e mais pessoas estejam listando a diversidade como um fator importante para decidir onde trabalhar.

De acordo com levantamentos, 54% das mulheres e 45% dos homens pesquisaram as políticas de D & I – Diversidade e Inclusão de uma empresa, antes de aceitar uma oferta de emprego.

Além disso, 61% das mulheres e 48% dos homens também consideraram especificamente a diversidade das equipes de liderança dessas mesmas empresas. Não é novidade que esses números aumentam ainda mais quando se fala de minorias.

Ser capaz de provar que a diversidade está inserida em sua organização claramente ajuda muito a encontrar os melhores candidatos.

Mas uma vez que esses candidatos tenham sido recrutados, é uma cultura de empresa inclusiva que permitirá que você os retenha, o que é realmente a parte que importa nessa equação.

Enquanto RH e liderança são frequentemente responsáveis ​​por essa mentalidade, são os gerentes do dia a dia que têm o poder de fazer acontecer esta realidade para os membros de sua equipe.

Verdadeiramente, esta é uma área onde as pequenas coisas são o que mais importam. Embora as iniciativas de diversidade da empresa sejam ótimas, são os líderes que defendem de maneira autêntica a equidade, criam confiança dentro de seu grupo, desenvolvem oportunidades de progresso e celebram o valor que as diferenças de cada colaborador trazem para os objetivos da equipe.

E essa vantagem é enorme. Em termos de ótica e recursos, quando você considera o custo de contratar e treinar um novo colaborador, normalmente, é de 20% ou mais do salário anual de uma pessoa.

Locais de trabalho genuinamente inclusivos criam o boca a boca interno e externo positivo para as pessoas que você pretende contratar e desenvolver.

Você ganha o benefício de evitar a rotatividade, o que, por si só, fornece uma mensagem poderosa sobre sua cultura, ao mesmo tempo em que afirma a verdade de que uma boa estratégia de retenção é realmente a melhor estratégia de recrutamento que você pode oferecer.

Dicas para as lideranças

  • Não fale só de trabalho! Conheça seus colaboradores em nível pessoal. Inicie as reuniões com uma rápida mesa-redonda sobre o que as pessoas fizeram no fim de semana para ajudá-las a se conectarem umas com as outras também;
  • Mostre que respeito e aceitação são valores essenciais da equipe, vivendo-os em todos os momentos. Crie um ambiente no qual os outros sempre façam o mesmo e facilite conversas para garantir que todos tenham uma participação igual na voz.
  • Entenda as diversas necessidades de seus colaboradores, com base na idade, cultura, religião, deficiência, etc. e certifique-se de acomodá-los o máximo possível.

Construir equipes mais rápidas, mais criativas e de maior desempenho

Agora que você construiu sua marca de empregador e montou uma equipe diversificada, o que você, como gestor, pode esperar deles?

Contanto que você crie um ambiente para eles prosperarem, você verá alguns resultados surpreendentes.

Embora possa parecer que uma variedade de origens étnicas e culturais automaticamente traria diferentes perspectivas criativas para sua equipe, existem alguns estudos que exploram mais diretamente os vínculos entre diversidade e criatividade.

O resultado desses estudos comprovou que pessoas com maior exposição intercultural e relações interculturais mais profundas se tornam mais criativas.

Essa criatividade deriva da flexibilidade mental que as interações regulares e significativas com alguém de uma cultura diferente geralmente exigem.

A chave para obter esses resultados, no entanto, é a profundidade desses relacionamentos dentro de sua equipe.

Relacionamentos superficiais provavelmente não terão os mesmos benefícios, e isso é apenas mais um motivo pelo qual cultivar inclusão, pertencimento e conexões colaborativas genuínas é tão importante para os gestores em um nível de equipe.

Tendo assegurado um nível adequado de diversidade cultural para interações interculturais, o segundo passo para as organizações é cultivar relacionamentos próximos entre colaboradores de diferentes culturas.

Solução de problemas de forma mais rápida

Nem toda diversidade é tão fácil de identificar quanto gênero, etnia ou idade. Diversidade de pensamento, ou diversidade cognitiva, é obter o máximo de diferentes perspectivas ou estilos de processamento de informações.

Isto é incrivelmente valioso em termos de velocidade e proficiência em que sua equipe trabalha.

A verdade é que, embora você possa ter uma equipe diversificada na superfície, se todos eles forem treinados para pensar da mesma forma quando se trata de lidar com situações novas, incertas e complexas, pode não haver soluções rápidas ou inovadoras aguardando o processo.

Mas a diversidade cognitiva tem que ser ativamente procurada, encorajada e preservada. Evite o habitual, nem sempre contratando adaptações culturais para sua organização, mas sim acréscimos culturais.

Entenda também que a diversidade cognitiva pode ser rapidamente sufocada pela pressão para se encaixar.

Assim, promover a segurança psicológica em cada equipe é vital se você espera que as pessoas tenham confiança para serem elas mesmas, tragam perspectivas únicas e descubram o ângulo que ninguém mais pode ver.

Melhores conexões para seus clientes

Da mesma forma que é importante para uma força de trabalho diversificada se ver representada e falada no grupo de liderança de sua empresa, é tão importante que seus clientes se sintam compreendidos, atendidos e representados por sua marca sempre que lidarem com você.

Não importa o seu produto ou serviço, a diversidade existe em sua base de consumidores, quer exista em sua organização ou não.

Em outras palavras, quando se trata de seus clientes, uma abordagem de tamanho único é coisa do passado.

Nós vivemos na economia global digital, onde pessoas de todas as culturas podem encontrar e interagir com o seu negócio a partir de qualquer canto do mundo.

É preciso ter pensamentos e origens diversificados para compreender de maneira autêntica os diferentes segmentos de seu próprio mercado, ao mesmo tempo em que tem o potencial de abrir novos, e não há melhor maneira de fazer isso do que garantir que esses segmentos tenham voz em todos os níveis.

Tudo isso volta a se conectar com seu cliente. Quanto mais seus clientes tiverem a oportunidade de se ver autenticamente representados pelas marcas com as quais eles entram em contato, mais eles poderão se relacionar com essas marcas, gerando uma conexão significativa e melhores resultados de negócios.

Tão importante quanto isso, eles também verão caminhos mais claros para si mesmos profissionalmente, criando um grupo mais diversificado de candidatos e facilitando o recrutamento para as empresas no futuro.

 

Deixe um comentário

Rolar para cima