A prática de gamificar o local de trabalho faz parte do mundo dos negócios há décadas, mas como a tecnologia avançou, também aumentou o número de empresas que usam táticas de gamificação.
A gamificação é uma técnica que introduz elementos de jogo, como competição e pontuação para motivar os colaboradores.
Ela pode ser usada para definir e atingir metas, facilitando o treinamento e educando continuamente os usuários.
Ao adotar a gamificação no local de trabalho, as marcas têm maior probabilidade de ver menores taxas de rotatividade, maior produtividade e melhores avaliações on-line.
Essa técnica também pode apoiar o engajamento do usuário e melhorar padrões positivos no uso de serviços, como aumentar a atividade, interação social ou qualidade e produtividade de ações.
Benefícios da gamificação
Quando bem implementada, essa técnica gera resultados muito positivos, como:
Envolve e motiva os membros da equipe
O envolvimento dos colaboradores é um fator essencial para o desempenho econômico de uma empresa.
De acordo com estudos, 70% dos esforços de transformação de negócios falham devido à falta de engajamento. Isso ocorre porque os proprietários lutam para identificar o que realmente envolve os trabalhadores.
Eles podem oferecer determinados aumentos ou benefícios, mas podem não ser necessariamente o que os colaboradores querem de seu local de trabalho.
Com a gamificação integrada no local de trabalho, as atividades em si tornam-se uma experiência divertida e agradável.
Os membros da equipe podem competir uns com os outros para alcançar uma classificação maior de atendimento ao cliente por exemplo, o que leva a um aumento no engajamento por meio da competição amigável.
A gamificação beneficia o local de trabalho porque pode ajudar a aliviar o tédio, estimular um pouco a competição e adicionar mais diversão ao ambiente de trabalho.
Reconhece e recompensa os colaboradores
Os trabalhadores querem ser reconhecidos pelo esforço e dedicação à empresa e a gamificação é uma ótima opção para isso.
Com o reconhecimento da gamificação, você incentiva os membros da equipe a não apenas fazer o seu trabalho, mas também fazê-lo o melhor possível.
Através de vantagens ou reconhecimento, você os motiva celebrando suas realizações e, quando combinado com a concorrência, torna isso muito mais gratificante para os membros da equipe.
As plataformas podem mostrar onde os membros da equipe estão se destacando e onde estão ficando para trás em termos de qualidade de serviço.
Com essa visibilidade, as lideranças podem incentivar a competição dos colaboradores dentro das equipes e entre equipes, mantendo os membros concentrados na qualidade do serviço.
Fornecer reconhecimento e recompensa não apenas mostra que você valoriza a dedicação de seus colaboradores, mas também aumenta a qualidade do trabalho que eles produzem.
Melhora a eficiência no local de trabalho
A gamificação desafia os membros de sua equipe e mostra onde melhorias são necessárias, sendo possível visualizar em tempo real o seu desempenho.
As pontuações de feedback mantêm sua equipe de linha de frente ciente do desempenho principal da métrica operacional, levando-a a resolver problemas e melhorar o desempenho.
Além da conscientização dos membros da equipe, também é possível acessar painéis de relatórios móveis, relatórios gráficos e placares montados para gerar percepções, melhorar a qualidade do serviço e obter operações mais eficientes.
As taxas de adoção da gamificação estão crescendo à medida que seu sucesso é comprovado. A previsão é que, até 2020, o uso da gamificação será generalizado, o que significa que mais e mais empresas procurarão ampliar o capital no local de trabalho.
A fim de ver taxas mais baixas de rotatividade, maior produtividade e melhores avaliações on-line, a gamificação é definitivamente uma prática que você deve considerar.
Transparência e cooperação
Quando os colaboradores podem ganhar pontos, recompensas ou reconhecimento público, é fácil ver o envolvimento da maioria em escalas de produtividade e resultados.
Com ferramentas de gamificação, todo mundo tem a chance de ser reconhecido por seus esforços.
Uma equipe pode ver o que outra está fazendo. Essa abertura pode fazer com que os membros, novos ou em dificuldades, estejam mais dispostos a pedir ajuda, e os mais experientes mais dispostos a ajudar.
Quando alguém atinge consistentemente um resultado positivo, os outros naturalmente querem saber como ele conseguiu.
O objetivo das ferramentas de gamificação não será encorajar a competição predatória, mas melhorar o espírito de equipe, o moral e a cooperação.
Esteja atento
Para maximizar sua estratégia de gamificação, defina regras. Todo jogo tem regras. Maximizar os benefícios da gamificação significa que os colaboradores ainda precisam entender que é apenas um jogo.
Embora você possa se beneficiar de alguma competição amigável, você precisará garantir que o jogo não se torne uma fonte de bullying ou constrangimento.
O ser humano é competitivo por natureza, mas você certifique-se de que a gamificação não seja levada muito a sério. Você certamente não quer que colaboradores promissores saiam da empresa porque não ganharam pontos suficientes para receber um prêmio.
Você deve tentar monitorar as métricas que podem fazer as pessoas parecerem ruins, prestar atenção aos sentimentos que as pessoas expressam sobre alguns resultados e oferecer orientação individual para colaboradores novos e com dificuldades.
Por outro lado, se você usar seu aplicativo de gamificação para monitorar o esforço e o desempenho, descobrirá que a maioria tem uma chance justa de ganhar alguns prêmios que ajudarão a reforçar o bom comportamento.
Depois de definir objetivos de negócios claros e alinhar a atividade da equipe aos seus objetivos, você estará pronto para a gamificação.
É um simples ato de medir performances e compartilhar essas informações com todos os envolvidos no processo.