Quando um líder e um colaborador se reúnem para criar metas, a conversa normalmente gira em torno do que o colaborador fará pela organização.
O que se espera do colaborador durante um certo período de tempo e como sua produtividade impactará outros membros da equipe? Que medidas o colaborador pode adotar para contribuir no sucesso da organização?
No entanto, é igualmente importante que as lideranças invertem o roteiro no processo de criação de metas e se concentrem no que a organização pode fazer para apoiar os colaboradores a alcançar suas aspirações futuras.
As metas de desenvolvimento profissional são de vital importância para o sucesso e o engajamento dos colaboradores.
Se as habilidades e o conhecimento permanecerem estagnados, eles não irão crescer ou ficarão desmotivados a se esforçarem.
Benefícios Do Desenvolvimento Profissional
A criação de planos de desenvolvimento incentiva os colaboradores a ampliar seus horizontes e melhorar, aprimorando suas qualificações e consequentemente, toda a equipe ganha no processo.
Existem algumas formas de proporcionar o desenvolvimento. Algumas, são:
Dê uma voz aos colaboradores
Em vez de simplesmente dizer a um colaborador no que ele deve melhorar, os líderes precisam ouvir e entender como ele gostaria de crescer.
Os objetivos de desenvolvimento profissional abrem as linhas de comunicação e dão aos colaboradores uma plataforma para explicar sua visão de futuro.
Eles podem estar interessados em desenvolver habilidades adicionais, aprender como seu trabalho afeta outros departamentos ou adotar novas tecnologias que possam ajudar em seu desempenho.
Essas experiências de aprendizado beneficiam tanto o indivíduo quanto a organização e são essenciais para ter conversas de carreira eficazes.
Impulsione mudanças
Se uma pessoa realiza a mesma atividade todos os dias, ela não vai progredir. Ela manterá seu nível atual de conhecimento, mas não ficará mais ágil nem mais criativa.
Nossas mentes precisam ser estendidas em direções diferentes para continuar crescendo de maneiras novas e diferentes.
Quanto mais possibilidades e opiniões um colaborador estiver exposto, mais ideias ele poderá gerar para aumentar a produtividade e atualizar os processos obsoletos.
Crie um plano de desenvolvimento de colaboradores para ampliar sua mentalidades, encorajando novas ideias e experiências.
Mantenha-se atualizado sobre as mudanças do setor
O estado dos negócios está em constante evolução, à medida que novas técnicas, práticas e tecnologias são introduzidas.
Os colaboradores devem ter autonomia para acompanhar as últimas tendências. Incentive-os a adotar novas tecnologias, expandir sua educação e aumentar a inteligência emocional para manter seus negócios em movimento crescente.
Amplie o reconhecimento
Os colaboradores querem saber que são valorizados como pessoas, não apenas pelo que fazem no trabalho. Quando os líderes buscam saber sobre suas aspirações de desenvolvimento, isso mostra que eles estão reconhecendo o colaborador como um indivíduo.
Isso dá aos colaboradores um senso de grande valor, aumenta o engajamento e os impulsiona a crescer e trabalhar com mais eficiência.
Os lideranças devem reconhecer as habilidades individuais dos colaboradores e sugerir áreas específicas de crescimento com base nos interesses de cada um.
Também devem estar abertos e dispostos a ouvir em quais áreas o colaborador gostaria de melhorar.
Aprenda como delegar
Muitos líderes gastam tempo em tarefas que não precisavam estar fazendo. Delegando certas responsabilidades você vai ajudar o colaborador a desenvolver as habilidades e libera o seu tempo, tornando-se uma via de mão dupla.
Mas não espere que seu colaborador faça as coisas da mesma maneira que você faria. Ele pode ficar inseguro no início ou cometer erros e precisar de instruções adicionais, mas é assim que as pessoas aprendem.
Forneça opções flexíveis de aprendizado
Dizer aos colaboradores que precisam se engajar em mais atividades de aprendizado e desenvolvimento com sua carga de trabalho já pesada, muitas vezes faz com que se sintam muito pressionados e acabem desistindo.
As empresas devem responder adotando soluções sob demanda e flexíveis que tornam as oportunidades de aprendizagem mais acessíveis para o seu pessoal.
Atenda às necessidades de aprendizado das equipes remotas
Embora a maioria das organizações tenha mais pessoas trabalhando remotamente, isso exige mais reflexão e criatividade em como treinar esse segmento de sua força de trabalho.
Isso inclui tipos formais de aprendizado por meio de cursos, mas também os canais informais de orientação e coaching.
Só porque esses colaboradores estão fora do campo de visão, não significa que estarão excluídos quando o assunto for aprendizado e desenvolvimento.
Construa confiança na liderança organizacional
Um colaborador verá o valor do processo de desenvolvimento quando perceber que sua liderança atual continua a se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Ao modelar esse comportamento, os líderes criam credibilidade e a confiança necessária para incentivar os colaboradores a participar das atividades de desenvolvimento.
Eles mostram que o desenvolvimento faz parte da cultura da organização, enviando a mensagem de que é importante e esperado que todos façam parte de um processo de melhoria contínua que se desenvolve internamente.
Se os líderes querem que os colaboradores se envolvam em aprendizado e desenvolvimento, devem mostrar que também estão buscando suas próprias jornadas de aprendizado.
Combine diferentes opções de aprendizado para diferentes estilos
Com cinco gerações ativamente no mercado de trabalho, as organizações precisam reestruturar a forma como os colaboradores aprendem e as ferramentas e atividades que usam para corresponder corretamente aos diferentes estilos, preferências e expectativas.
Por exemplo, os Millennials atingiram a maioridade usando telefones celulares, computadores e consoles de videogame, por isso esperam usar essas tecnologias para apoiar suas atividades de aprendizado.
Forneça métricas de desempenho
É essencial definir métricas quantitativas específicas para ajudar um colaborador a entender onde ele precisa estar ou o que pode alcançar de forma realística.
Então, à medida que essas métricas de desempenho são atingidas, novos desafios podem ser acrescentados para que o colaborador sinta um sentimento contínuo de realização.
Medir o progresso também fornece evidências de como essas atividades estão sendo realizadas. Além disso, as métricas de desempenho ajudam a impulsionar a responsabilidade quando combinadas com uma liderança eficaz.
Forneça oportunidades fora de suas funções
As organizações de hoje tornaram-se tão compartimentadas que os colaboradores acreditam que só podem operar dentro de seu departamento ou função.
No entanto, para que os colaboradores realmente se desenvolvam e consigam atingir funções maiores na empresa, eles precisam entender como funcionam todos os aspectos da organização.
Crie oportunidades para que assumam novas responsabilidades fora de sua função. Esse treinamento cruzado aumentará sua conscientização e conhecimento da organização.
Além disso, irá ajudá-los a trabalhar de forma mais eficaz com colegas, porque terão um novo entendimento das tarefas que os outros colaboradores realizam.
A responsabilidade adicional os colocará em situações novas, adicionará desafios, ampliará conjuntos de habilidades, aumentando suas chances de sucesso em quaisquer papéis futuros que assumirem.
Remova barreiras
Muitas organizações são rígidas em sua estrutura organizacional e processos, o que pode dificultar a implementação de algum desenvolvimento multifuncional e facilitar o crescimento dinâmico e o treinamento de alto desempenho.
Cabe à liderança fazer a mediação entre colaboradores e empregadores, projetando um sistema que incentive uma abordagem clara de aprendizado e trabalho, favorecendo a permanência da força de trabalho.
A geração atual de trabalhadores não se importa de fazer constantes mudanças, se for para desfrutar de ambientes de trabalho abertos que os permitem explorar suas habilidades e crescer.
Facilite o vínculo a uma rede profissional
Ajude os colaboradores a acessarem contatos adicionais que possam ajudá-los a crescer. Apresente-os a outros profissionais que estejam dispostos a atuarem como mentores.
Você também pode inscrevê-los em associações profissionais do setor, enviá-los para cursos e workshops de treinamento, além de criar e participar de eventos de networking.
Conectá-los a uma rede oferece uma maneira de obter suporte, conselhos e informações adicionais sobre como crescer profissional e pessoalmente.
Quando você desenvolve colaboradores, eles se tornam mais inteligentes, mais produtivos e atingem um desempenho mais alto.