Clima Organizacional | A Personalidade Das Organizações

O conceito de clima organizacional foi formalmente introduzido no final da década de 1940. Agora, tornou-se uma comparação muito útil para pensar e descrever o sistema social.

O clima organizacional também é chamado de determinantes situacionais ou determinantes ambientais que afetam o comportamento humano.

Algumas pessoas usam a cultura e o clima organizacional de forma intercambiável. Mas existem algumas diferenças básicas entre esses dois termos.

A cultura organizacional está conectada com a natureza das crenças e expectativas sobre a vida da organização, enquanto o clima é um indicador de que essas crenças e expectativas estão sendo satisfeitas ou não.

O Que É Clima Organizacional

O clima de uma organização é um pouco como a personalidade de uma pessoa. Assim como todo indivíduo tem uma personalidade que o torna único e diferente das outras pessoas, cada organização tem um clima organizacional que a distingue claramente de outras organizações.

Basicamente, o clima organizacional reflete a percepção de uma pessoa sobre a organização à qual ela pertence. É um conjunto de características únicas que são percebidas pelos colaboradores sobre suas organizações, o que serve como uma importante força para influenciar seu comportamento.

Assim, o clima organizacional, em um sentido amplo, pode ser entendido como o contexto social da organização.

Ele consiste em um conjunto de características que descrevem uma organização, que a diferenciam de outras organizações, são relativamente duradouras ao longo do tempo e influenciam o comportamento das pessoas.

Embora possa haver diferenças nos climas dentro dos departamentos, eles serão integrados até certo ponto para denotar o clima organizacional geral.

Características do Clima Organizacional

A natureza do clima organizacional será clara a partir das seguintes características:

Percepção Geral

O clima organizacional é uma expressão geral do que é a organização. É a percepção básica que as pessoas têm sobre ela. A percepção transmite as impressões das pessoas com relação ao ambiente interno em que trabalham.

Conceito abstrato e intangível

Clima organizacional é um conceito qualitativo. É muito difícil explicar os componentes do clima organizacional em unidades quantitativas ou mensuráveis.

Identidade única

O clima organizacional dá uma identidade distinta à organização. Explica como uma organização é diferente de outras organizações.

Qualidade duradoura

O clima organizacional é construído ao longo de um período de tempo. Representa uma qualidade relativamente duradoura do ambiente interno que é experimentado pelos membros da organização.

Conceito multidimensional

O clima organizacional é um conceito multidimensional. As várias dimensões do clima organizacional são autonomia individual, estrutura de autoridade, estilo de liderança, padrão de comunicação, grau de conflitos e cooperação.

Importância Do Clima De Uma Organização

O clima organizacional pode ser definido como percepções compartilhadas ou normas organizacionais predominantes para a condução de atividades no local de trabalho. Ele refere-se a comportamentos, atitudes e sentimentos que são comuns na organização.

Os fatores que podem ser observados e medidos são chamados de fatores abertos e os fatores que não são visíveis e quantificáveis ​​são chamados de fatores ocultos.

Fatores abertos

  • Hierarquia;
  • Recursos financeiros;
  • Metas;
  • Habilidades de pessoal;
  • Estado tecnológico;
  • Padrões de desempenho;
  • Medição de eficiência.

Fatores ocultos

  • Atitudes;
  • Sentimentos;
  • Valores
  • Normas;
  • Interação;
  • Suporte;
  • Satisfação.

As técnicas que são geralmente úteis para melhorar o clima da organização são um sistema de comunicação eficaz, a preocupação com as pessoas, tomada de decisão participativa, mudança nas políticas, procedimentos e regras e mudanças tecnológicas.

Um clima que favoreça a tomada de riscos incentivará os colaboradores a testar e trocar conhecimentos e ideias incomuns.

A participação é uma ferramenta muito eficaz para desenvolver um clima organizacional sólido e satisfação no trabalho.

Colaboradores mais satisfeitos possuem algumas características de personalidade que provavelmente se refletem em bom desempenho no trabalho, autoeficácia e controle.

Uma atmosfera de cooperação abre o acesso entre os membros do grupo e cria motivação individual para trocar conhecimentos, resultando em maior produtividade.

Fatores que Influenciam o Clima Organizacional

O clima de uma organização é uma manifestação das atitudes de seus integrantes em relação à ela. Mas existem muitos fatores que afetam o clima organizacional. Esses fatores podem ser:

  • Estrutura organizacional: percepções da extensão das restrições, como regras, regulamentos, burocracia;
  • Responsabilidade individual: sentimento de autonomia de ser o próprio patrão;
  • Recompensas: sentimentos relacionados a ter confiança em recompensas adequadas e apropriadas;
  • Riscos: percepções do grau de desafio e risco na situação de trabalho;
  • Calor e apoio: sentimento de companheirismo geral prevalecendo no ambiente de trabalho;
  • Tolerância e conflito: grau de confiança que o clima pode tolerar, opiniões divergentes.

Além desses fatores também podemos mencionar:

  • Práticas relacionadas ao fornecimento de um senso de direção ou propósito aos seus colaboradores, como estabelecimento de objetivos, planejamento e feedback;
  • Oportunidades para o exercício de iniciativa individual;
  • Trabalhar com uma liderança altamente competitiva e competente;
  • Trabalhar com pessoas cooperativas e agradáveis;

Impacto do Clima Organizacional

O clima organizacional influencia em grande parte o desempenho dos colaboradores, porque tem um grande impacto sobre a motivação e a satisfação no trabalho.

O clima de uma organização determina o ambiente de trabalho no qual o colaborador se sente satisfeito ou não.

Isso pode afetar o comportamento humano, através de um impacto sobre o desempenho, satisfação e atitudes. Existem quatro mecanismos pelos quais o clima afeta o comportamento dos colaboradores. São eles:

Sistema de restrições

O clima organizacional pode funcionar como um sistema de restrições, tanto no sentido positivo quanto negativo.

Isso acontece fornecendo informações aos colaboradores sobre que tipo de comportamento será recompensado, punido ou ignorado.

Assim, o comportamento pode ser influenciado por vários graus de recompensas e punições. Tal sistema de restrição influencia o comportamento das pessoas mais interessadas naqueles valores específicos atribuídos a diferentes resultados comportamentais.

Avaliação do Eu e dos outros

Variáveis ​​organizacionais podem afetar o comportamento através da avaliação de si e dos outros. Neste processo de avaliação, as variáveis ​​fisiológicas e psicológicas estão associadas. Tal avaliação afetará o comportamento humano.

Agindo como estímulo

Fatores organizacionais podem influenciar o comportamento humano atuando como estímulo. Tais estímulos induzem o nível de excitação do indivíduo.

O nível de excitação afetará diretamente o nível de ativação e, portanto, o desempenho.

Ajudando o indivíduo a formar uma percepção

Fatores organizacionais influenciam o comportamento, ajudando o indivíduo na formação de uma percepção da organização.

A percepção então, influencia o comportamento. Assim, um bom clima organizacional é fundamental para uma maior satisfação do colaborador, melhores relações humanas e maior produtividade.

Várias pesquisas confirmam a relação positiva entre o clima organizacional e o desempenho dos colaboradores.

Dimensões do Clima Organizacional

As dimensões ou componentes importantes que representam coletivamente o clima de uma organização são os seguintes:

  • Orientação Dominante

A orientação dominante da organização é um determinante importante do clima e é a principal preocupação de seus membros.

Se a orientação dominante é aderir às regras e regulamentos estabelecidos, o clima é caracterizado pelo controle. Se a orientação é produzir excelência, o clima será caracterizado pela realização.

  • Relacionamentos interpessoais

As relações interpessoais nas organizações refletem-se no modo como os grupos informais são formados e operados.

Os grupos informais também podem beneficiar a organização, mas, em alguns casos, podem deslocar seus objetivos.

  • Gestão de conflitos

Na organização, sempre pode haver conflitos dentro dos grupos e entre grupos. O clima organizacional dependerá da eficiência com que esses conflitos são gerenciados.

Se a gestão de conflitos ocorrer de forma eficaz, haverá uma atmosfera de cooperação na organização. Se não forem administrados adequadamente, haverá uma atmosfera de desconfiança e falta de cooperação.

  • Autonomia individual

Se os colaboradores receberem liberdade suficiente para trabalhar e exercer autoridade, isso resultará em eficiência nas operações. A autonomia aliviará o fardo das lideranças de nível superior.

  • Sistema de controle organizacional

O sistema de controle da organização pode ser rígido ou flexível. O controle rígido levará a uma atmosfera impessoal ou burocrática na organização. A autoregulação não será o maior objetivo.

  • Estrutura organizacional

A estrutura organizacional serve de base às relações interpessoais entre superiores e subordinados. Ela esclarece quem é responsável por quem.

Se houver centralização de autoridade, a participação na tomada de decisões pelos subordinados será muito menor. Por outro lado, se houver descentralização, haverá uma atmosfera de tomada de decisão participativa.

  • Orientação à tarefa ou gestão orientada por relações

O estilo dominante dos líderes também afetará o clima organizacional. A abordagem orientada por tarefas significa que o estilo de liderança será autocrático.

Os colaboradores terão que mostrar resultados ou enfrentar a punição. O moral dos colaboradores será baixo no longo prazo.

Se os líderes forem orientados para as relações, o clima será solidário. Haverá espírito de equipe na organização, porque as necessidades e aspirações dos trabalhadores terão a devida importância.

  • Recompensas e punições

O sistema de recompensas e punições também é um componente importante do clima organizacional. Se o sistema de recompensas estiver diretamente relacionado ao desempenho e produtividade, haverá uma atmosfera de competição entre os colaboradores.

Todos irão gostar de trabalhar mais e ganhar recompensas na forma de promoções ou aumento de salário. Mas se houver tendenciosidade na distribuição dessas recompensas, os colaboradores mais esforçados serão desencorajados.

  • Comunicação

O sistema de comunicação da organização também afetará o clima organizacional. O fluxo de informação, sua direção, sua dispersão e seu tipo, são todos importantes.

Sistema de comunicação adequado significa que os subordinados estão em condições de expressar suas ideias, sugestões e reações, caso contrário, eles se sentirão frustrados.

  • Aceitação de riscos

A maneira como os membros respondem aos riscos é importante em qualquer organização. Se os indivíduos se sentirem à vontade para experimentar novas ideias sem medo, não hesitarão em assumir riscos. Tal ambiente será propício para ideias inovadoras.

Um bom clima organizacional é a base para o funcionamento eficiente de qualquer empresa. Contribui substancialmente para o bem-estar dos colaboradores, afeta o sentimento de pertencer e a motivação no trabalho.

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